Armando Jorge Mota Moreira, de 59 anos, é natural de Nevogilde, mas quase toda a sua vida está ligada a Lodares, para onde se mudou com apenas dois anos de idade e onde reside. É também nesta freguesia que há três décadas tem desempenhado funções na Junta, primeiro como secretário, durante 24 anos, e atualmente como presidente, estando no seu segundo mandato.
Para além da atividade autárquica, Armando Moreira sempre mostrou grande vitalidade, particularmente no que diz respeito ao associativismo, sendo sócio fundador da Associação Desportiva e Cultural de Lodares, onde exerceu o cargo de secretário da Direção durante doze anos. Esta associação está a passar por uma crise diretiva. Atento à situação, crê que “brevemente a situação estará resolvida”. “Aproveito, no entanto, para felicitar todos os elementos que exerceram cargos diretivos ao longo destes 40 anos de existência, a dedicação e disponibilidade que sempre tiveram para com a Associação”, refere.
O autarca não esquece também a Associação de Santa Marinha de Lodares, pela divulgação da freguesia através da atuação do seu grupo.
Localização e acessibilidades são mais-valias para a freguesia
Afeiçoado à terra que o viu crescer, descreve-a como uma freguesia de “gente solidária, de trabalho e hospitaleira”. “Como autarca também tenho contribuído com total dedicação para o desenvolvimento desta freguesia”, afirma, acrescentando que a localização e as acessibilidades a tornam um local ótimo para residir.

A experiência adquirida ao longo de mais de duas décadas como secretário da Junta de Freguesia e o apelo de Pedro Machado, presidente da Câmara, e do amigo Antero Leal, anterior presidente da Junta, foram determinantes para aceitar o desafio de assumir a liderança da Junta.
Consciente de que nem tudo está realizado, Armando Moreira faz, no entanto, um balanço positivo da sua gestão e destaca as obras que mais o marcaram: “A construção de raiz da Casa Mortuária, a nova entrada para o cemitério paroquial de Lodares, a repavimentação de diversas ruas e a construção de centro escolar de Lodares. Obras estas só foram possíveis com a colaboração da Câmara Municipal de Lousada, superiormente dirigida pelo Dr. Pedro Machado”, refere.
A área social, particularmente o apoio aos idosos e às famílias mais carenciadas, era um dos assuntos em destaque no programa eleitoral do autarca, que refere o esforço feito na aquisição de equipamentos, nomeadamente camas articuladas e acessórios para empréstimo às famílias com mais dificuldades económicas.
Armando Moreira destaca também as atividades desportivas, em particular as aulas de dança, que decorrem à sexta-feira no edifício da Junta de Freguesia de Lodares, estando previstas para breve o início de novas atividades.
Relativamente às obras mais prementes, o presidente salienta a necessidade de intervenção em várias ruas, devido à instalação da rede saneamento e água ao domicílio: “Estão previstas obras de melhoramento na Rua de Silvosa, Travessa da Rua do Sol, Travessa da Rua da Juía 2, Travessa da Rua de Sequeiros 3, Rua de Taloeiras, Rua de Pousada, entre outras”, revela.
Unidade hoteleira quase pronta
Sem querer anunciar obras de “vulto”, por estas dependerem de outras entidades, considera, no entanto, que a freguesia “oferece condições para investimentos”, como a unidade hoteleira, que ficará pronta brevemente, e a zona industrial. “É com satisfação que vejo esses investimentos na freguesia, pois contribuem para o seu desenvolvimento e a criação de novos postos de trabalho”, salienta e garante que continuará a “dar o melhor para o desenvolvimento da freguesia”.
Parabens a todos !
Fiz parte sa comunidade !
Tem gente mt boa e outra menos !
Mas o mundo e assim composto !