Associação Desportiva e Cultural de Lodares

A Associação Desportiva e Cultural de Lodares nasceu em junho de 1979 da vontade de 19 fundadores em promover o espírito coletivo no âmbito da cultura e o desporto na freguesia, objetivo que continua a nortear os dirigentes, associados e simpatizantes.

José Emanuel Lopes Moreira é presidente da Comissão Administrativa, assegurando, assim, um período de transição, até que nova direção assuma funções. Leia esta curta entrevista e fique a conhecer melhor esta Associação.

Fale-nos do seu percurso na vida da Associação.

Resumidamente, toda a minha vida fiz parte desta associação. Desde criança que sou sócio. O meu percurso mais ativo começou no ano 2002 como vogal do presidente Fernando Silvestre até ao fim desse mandato. Posteriormente, em 2016, iniciei funções como presidente da Assembleia Geral e agora presidente da Comissão Administrativa.

Caracterize o atual momento da associação.

Atualmente, a Associação Desportiva e Cultural de Lodares continua com a promoção da cultura e do desporto e procura desenvolver as suas capacidades enquanto entidade coletiva através da superação dos desafios que lhe surgem diariamente.

Quais foram as causas para este vazio diretivo?

Não creio que se trate de um vazio diretivo. Será mais correto chamar-lhe uma transição, até porque neste momento a Associação Desportiva e Cultural de Lodares está devidamente representada e prepara as suas atividades futuras com grande ambição.

Como está a associação a nível de meios físicos?

Neste momento, a Associação Desportiva e Cultural de Lodares dispõe de instalações próprias, nas quais se destacam o Parque Desportivo, o Salão Nobre e o bar, que está aberto aos sócios todos os dias. Realçamos ainda que nesta fase estão a decorrer obras de requalificação das instalações da ADCL, para nos permitir chegar aso nossos associados com as melhores condições possíveis.

Quais são as principais atividades da Associação?

A Associação Desportiva e Cultural de Lodares promove a formação de jovens com a sua Academia de Formação de Futebol. Tem ainda uma equipa de futebol sénior, que esteve a disputar competições na AFAL na época transata. Temos também a promoção da cultura a cargo do nosso Grupo de Cavaquinhos, que conta já com trinta e dois anos de vida e que tem levado a todo o Portugal e, em algumas ocasiões, ao estrangeiro as tradições e os acordes da música tradicional portuguesa.

Quais são as maiores dificuldades?

Penso que os maiores desafios são comuns a todas as associações do género e prendem-se essencialmente com ter uma solidez financeira sustentável e contar com o apoio dos seus associados no desenvolvimento das suas atividades, quer estas sejam de cariz recreativo ou de cariz institucional.

Como vê o futuro da coletividade?

A nossa Associação Desportiva e Cultural de Lodares completou no passado dia um de Junho quarenta anos de vida e, neste momento, pretendemos que continue a escrever páginas de história com muitos triunfos e sucessos. Essa é a nossa marca de água.

A Associação tem tido o apoio da comunidade local e das entidades públicas e privadas?

É algo de que nos orgulhamos. Podemos dizer que temos contado com o apoio da comunidade local, das entidades públicas e de algumas entidades privadas. Esperamos que todos os nossos apoios possam ser renovados e multiplicados para que possamos continuar a seguir o nosso caminho com sucesso.

Para finalizar, que mensagem gostaria de deixar aos sócios e simpatizantes?

A mensagem que queremos passar é que a Associação Desportiva e Cultural de Lodares é um organismo de interesse público e, como tal, está ao serviço da comunidade para satisfazer as necessidades desportivas e culturais dos Lodarenses. Por essa razão, rogamos que não se abstenham de participar nas nossas atividades e de a apoiarem da forma que puderem, para que seja possível existir um lugar onde, a par destas atividades, todos se possam ver e conviver de forma salutar. Viva a Associação Desportiva e Cultural de Lodares!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Rezar por mais saúde e menos guerras

A PROCISSÃO DE VELAS É UM SINAL DOS TEMPOS Em maio realizam-se as procissões de velas. Os...

LADEC Celebra 14.º Aniversário com Jantar Convívio

No passado dia 18, a LADEC - Lousada Associação de Eventos Culturais comemorou o seu 14.º...

Hugo Regadas Vence a Internacional XCO Super Cup

No passado domingo, em Vila do Conde, o lousadense Hugo Regadas, a competir pela equipa Rompe...

Editorial 121 | Lousada é Grande

Lousada, terra de história e tradição, ostenta com orgulho a sua grandeza. O nosso Torrão, que há...

Lousada Junior Cup: Título da primeira prova ficou em casa

O português João Dinis Silva conquistou a primeira prova da Lousada Junior Cup, depois de derrotar...

Lousada ao rubro na Super Especial do Rally de Portugal

A 57º edição do Rally de Portugal trouxe a Lousada os pilotos do Campeonato do Mundo de Ralis...

DIALLEY – Agência de Marketing em Lousada

O nome foi inspirado na Diagon Alley, um local emblemático da saga Harry Potter, da qual Sofia...

Apresentação da trilogia “As Aventuras da Maria” encanta público

No passado dia 11, a Assembleia Louzadense acolheu a apresentação da trilogia "As Aventuras da...

Luís Santos é mandatário da candidatura da Aliança Democrática em Lousada

A candidatura da Aliança Democrática (AD) em Lousada terá como mandatário Luís Santos, Coordenador...

USALOU é um berço de cultura sénior

CAVAQUINHOS E TUNA SÃO DOIS EXPOENTES O principal objetivo da Universidade Sénior do Autodidata de...

Siga-nos nas redes sociais