Lousada Festival Tradicional promoveu produtos locais

A Avenida Senhor dos Aflitos recebeu entre os dias 18 e 21 de o Lousada Festival Tradicional, que juntou produtos de cestaria, linho e bordadas, croché, artigos em madeira, em pele entre outros e contou ainda com quatro espaços de restauração.  

A animação musical esteve também presente em vários momentos deste evento, com a atuação do Grupo de Cavaquinhos da Associação Desportiva e Cultural de Lodares, do Grupo de Cantares de Cantares Populares de Meinedo, as Concertinas na Noite, “7 Saias”, Grupo de Cavaquinhos da USALOU e os “Os Amigos da Viola”. Marcaram presença também o Grupo Folclórico da Associação Cultural e Recreativa Senhora Aparecida e o Grupo Folclórico e Cultural As Lavradeiras do Vale do Sousa – Meinedo, a que se juntaram o Grupo Folclórico “As Ceifeirinhas do Vale Mesio”, Rancho Folclórico S. Pedro Caíde de Rei e o Rancho Folclórico de Nogueira. Um dos momentos altos deste evento foi a Recriação do Ciclo do Linho.

III Concurso de Melhor Broa Regional do Vale do Sousa

No domingo, último dia de Festival Tradicional, realizou-se o III Concurso de Melhor Broa Regional do Vale do Sousa e teve lugar o I Encontro de Confrarias de Lousada, mais concretamente do Bazulaque e do Sarrabulho Doce, a quem foi entregue uma lembrança para assinalar o momento. 

O primeiro prémio, que distinguiu a Melhor Broa, foi atribuído a Maria Pinto, de Lousada, seguindo-se Rosa Oliveira, de Penafiel, e Paulo Duarte, de Paredes.

O júri teve em consideração diversos pontos aquando da decisão, nomeadamente aspeto, cor, odor, textura, coesão e sal. Fizeram parte dos jurados o Eng. Rocha Fernandes, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, o Dr. Pedro Moreira, da Escola Superior Agrária de Coimbra, o Eng. Eduardo Taveira Copagri, e José Babo Magalhães, produtor local. 

A iniciativa é fruto de uma organização conjunta da Copagri, Câmara Municipal de Lousada e da Ader-Sousa.

A Vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, Dra. Cristina Moreira, destacou que “o balanço deste evento é positivo devido a inúmeros fatores, nomeadamente ao I Encontro de Confrarias de Lousada, em que juntou a Confraria do Bazulaque e Confraria do Sarrabulho Doce. Também a parte destinada à gastronomia permitiu uma dinâmica interessante, permitindo que os visitantes tivessem oportunidade de lanchar ou até mesmo jantar no mesmo espaço”.

A Dra. Cristina Moreira elenca ainda “a participação dos ranchos folclóricos que permitiram um enquadramento perfeito com a filosofia do evento, a música local que animou as noites e a participação dos seniores como elementos fundamenais deste evento”.  

Este é um evento que envolve pessoas de idades muito variadas e pode ver-se que os mais novos estão a participar e ajudar os pais que são produtores. “Esta é a segunda geração do Lousada Festival Tradicional”, como lhes chama a Vereadora do Desenvolvimento Económico e Social.

Para uma próxima edição fica a sugestão para “promover um concurso de vinhos e espumantes da região, mas também a criação da Confraria da Broa de Milho, que é um produto simples e que está presente nas mesas das famílias do Vale o Sousa e de várias regiões do país”. 

Nota Informativa CM Lousada

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Identidade e Memória

Identidade é tudo aquilo que nos define, tudo aquilo que nos transporta ao início de tudo, fugaz...

Fim de pena: Preparar os reclusos para um futuro bem-sucedido

A reintegração de reclusos na sociedade é um desafio crucial. Programas de preparação para a vida...

Vamos cruzar os braços?

O descrédito, a impunidade e a falta de vergonha dos políticos que elegemos deixam-nos revoltados,...

APOIOS AO ASSOCIATIVISMO E TRANSPARÊNCIA

Constatamos uma reconhecida importância das entidades do sector não lucrativo (ESNL). Para além da...
Andreia Moreira

Todos a uma só voz!

Em Portugal são várias e em defesa de diferentes interesses as associações existentes: associações...

O Organista de Lídia Jorge: Uma fábula musical sobre a criação do universo.

O Organista de Lídia Jorge, livro publicado em 2014, é uma fábula sobre a criação do universo. Na...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - II Planta – 1ª parte. Desconhece-se se a casa nobre obedeceu a um plano previamente...

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Siga-nos nas redes sociais