por | 27 Abr, 2026 | Editorial, Editorial

Editorial 163 | Pseudo Abrilistas

São 52 anos de Abril, 50 anos da Constituição da República e, muito em breve, 50 anos do Poder Local livre e decidido pelo Povo. Concordo plenamente que datas importantes devem ser lembradas, para que se preserve na memória coletiva a necessidade de preservar os valores da Liberdade para o futuro, afastando sempre o passado opressivo do Estado Novo.

No entanto, diria que são precisos mais uns bons pares de anos para que se cumpra verdadeiramente Abril! Não, não considero que seja difícil cumprir, considero é que tem surgido um conjunto de pessoas, filhos e netos de Abril, que têm emperrado o cumprimento do mesmo.

Dividia-os em dois tipos: os que são saudosistas pelo regime passado, mesmo sem nele terem vivido, e os que empunham cravos vermelhos e batem no peito pelos valores da Liberdade, mas não a cumprem verdadeiramente.

Os primeiros, repletos de discursos populistas e demagógicos, querem fazer querer que os primordiais anos depois de Abril foram ainda piores que todos os anos do Estado Novo, tentando incutir que isto só lá iria com alguns sestros do tempo da outra senhora, não se recordando que, se vivêssemos esses mesmos tempos, talvez eles próprios não poderiam estar a dizer e sugerir o que estão.

Aos segundos, caiu-lhes Abril e a Liberdade no colo de mão beijada, e apesar de colocarem na lapela um dos símbolos da independência, não conseguem sentir o peso da emancipação do Povo Português. São sempre favoráveis à “boa liberdade”, àquela que não os questiona, que os protege e lhes dá boa publicidade, tentando controlar tudo o que à sua volta os questione, inquiete ou age com espírito crítico.

E o que têm ambos em comum? 

Quando confrontados com esta verdade, vitimizam-se, apontam a quem os confronta, tentam mostrar-se como Abrilistas convictos, defensores das liberdades, tentando comprovar coincidências incomprováveis. E quando têm algum poder? Diria que ainda se comportam de forma pior, tentando secar à sua volta tudo o que mexe e que seja menos bajulador da sua personalidade.

Enfim, talvez personalidade aqui não seja um termo bem usado, até porque a hipocrisia na ação revela isso mesmo: pouca personalidade. Os outros, lá vão tentando cumprir Abril de 1974 plenamente, tendo que ir suportando estes Pseudo Abrilistas da nossa comunidade. Mas diria que talvez, só assim, a luta por um mundo melhor, mais livre e justo, faça realmente sentido.

E, já agora, parabéns ao Jornal O Louzadense, que cumpre neste próximo dia 25 de abril o seu 7º Aniversário! 7 anos de imparcialidade, rigor, competência, qualidade e independência. 7 anos de Liberdade!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES – A ROMÃ: Um fruto, mil sementes e histórias por contar

Lembro-me de, em criança, jogar ao famoso jogo do Stop com as minhas primas, no café do meu pai! À...

Stark: O percussionista de Lousada que conquistou os Globos de Ouro com os Duques do Precariado

José Afonso, amplamente conhecido nos palcos como Stark, é o homem do momento na percussão...

RANCHO FOLCLÓRICO DE NOGUEIRA A tradicional desfolhada de uma coletividade que não pára de crescer

A tradição é uma constante no Rancho Folclórico de Nogueira, uma das coletividades do género mais...

JSD Lousada lança plataforma digital para facilitar o acesso à informação sobre transportes públicos no concelho

A iniciativa pretende dar resposta às dificuldades de mobilidade sentidaspelos lousadenses e...

Casa da Juventude de Lousada inaugura exposição de fotografia e anuncia programa artístico gratuito

Ciclo CTRL+ARTE inclui masterclasses de hip hop e teatro de improviso, um workshop de música...

Intervenção de Leonel Vieira na reunião de hoje do Executivo da Câmara Municipal de Lousada

Senhor Presidente da Câmara Municipal,Senhoras e Senhores Vereadores, Chega hoje ao fim o meu...

Habitação: direito que o mercado usurpou

por Luís Cunha Neste fim de semana assistimos a algo que não pensava vir a assistir no nosso país,...

Núcleo de Imprensa de Lousada – Balanço de seis anos

O Núcleo de Imprensa de Lousada (NIL) completou seis anos de atividade regular, consolidando-se...

Antero Correia aponta divergências sobre gestão financeira nos Bombeiros de Lousada

Depois do anúncio da sua demissão, que surpreendeu a sociedade lousadense, Antero Correia falou a...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES: OURIÇO-CACHEIRO — Um pequeno vizinho que ajuda mais do que incomoda. Façamos as pazes.

Há animais que, só por aparecerem no nosso jardim ou na nossa horta, são imediatamente vistos como...

Siga-nos nas redes sociais