As Festas Grandes do concelho de Lousada em honra do Sr. Dos Aflitos terminaram. É hora de balanço. “O Louzadense” foi conhecer a opinião do presidente da comissão de festas, Saulo Costa.
Que balanço faz das festas Grandes de Lousada?
O balanço é bastante positivo, com as alterações introduzidas a resultar em pleno.
Para si, quais foram os pontos mais positivos?
Os pontos positivos foram o facto de não existir violência, de termos uma procissão, iluminação, marchas alegóricas grandes e bons concertos, com bastante adesão. Notou-se mais alegria e uma maior interação da população.
E o que correu menos bem na sua opinião?
O que correu menos bem foi o facto de ter chovido em 2 dias, o que fez com que a festa acabasse mais cedo, ou seja, o tempo não ajudou em nada. E assumo publicamente que as marchas ficaram um pouco aquém do esperado, pois eram gigantes e foi bastante difícil gerir tudo.
O que sentiu ao longo das festas?
Os sentimentos foram vários: ansiedade, alegria, frustração, mas, acima de tudo, o sentimento de dever cumprido.
A nível financeiro, a comissão conseguiu cumprir com todas as suas obrigações?
A nível financeiro, ainda não está tudo fechado, mas presumimos que iremos cumprir.
Quais são para si as maiores dificuldades na concretização deste evento?
Sem sombra de dúvidas a angariação de fundos. E, claro, colocar a máquina a trabalhar para que no primeiro dia de festa não haja surpresas desagradáveis.
Na terça-feira não foi anunciada nenhuma comissão para as festas do ano de 2020, embora exista uma lista. Qual é a sua opinião sobre este assunto?
Para já, refiro que não me lembra de nenhuma comissão ser anunciada em palco à terça-feira, sendo isso prática nas freguesias. Por isso, nunca iria fazê-lo. Em segundo, não fui abordado por ninguém para anunciar oficialmente a referida lista. Em terceiro, como é hábito, aqui em Lousada, cada comissão tem direito a fazer o evento por dois anos. Ora, para já, a minha comissão ainda não cessou atividade, estando para já apenas focada em fechar as contas e apresentar um relatório ao Sr. Padre ao Sr. Presidente da Câmara e também à comunicação social, pois não temos nada a esconder. Quanto ao futuro, apenas digo que estou inteiramente disponível para fazer o evento, desde que não existam segundas intenções. Pois a única que para mim deve estar presente é única e exclusivamente a produção deste grande evento que são as Festas Grandes em Honra do Sr. dos Aflitos.
Deixe uma mensagem final.
Agradeço a todos os que nos apoiaram, Lousadenses, empresas do concelho e não só, autarquia, pessoas que nos ajudaram nos peditórios porta a porta, Socorama e Central de Cervejas e aos nossos patrocinadores oficiais, como também a todos aqueles que convidamos para abrilhantar estas grandes festividades. Sem eles, nada disto seria possível.
Um grande abraço a todos os membros da comissão de festas e um abraço às suas famílias. Muito obrigado.
E, por fim, agradeço a todos os que estiveram nas Festas Grandes em Honra do Sr. dos Aflitos, pois foi tudo elaborado para todos.
Comentários