Juntos… Pela despoluição do Rio Sousa

“Pela despoluição do Rio Sousa” é o título do manifesto que assinala o compromisso de defesa do rio Sousa, apela às entidades públicas e privadas que adotem comportamentos que promovam a despoluição do rio e exige às entidades públicas a fiscalização adequada com vista à dissuasão de comportamentos infratores. O manifesto tem como primeiros subscritores os presidentes de junta das freguesias que confinam com o rio Sousa e foi assinado no dia 16 de agosto.

De acordo com Fausto Oliveira, presidente da União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, de quem partiu a ideia, “este é um compromisso que é assumido por todos e parte da necessidade de parar o flagelo que é a poluição no Rio Sousa”. Ciente de que é apenas um primeiro passo nessa caminhada, o autarca realça que “pretende afirmar um conjunto de valores e atitudes que aqui assumimos e que queremos que a população de Lousada partilhe as mesmas preocupações, assinando este manifesto”.

A intenção é fazer chegar as assinaturas às entidades competentes. “Em simultâneo, serão programadas outras atividades que chamem a atenção para este problema e contribuam para a sua resolução”, acrescenta.

MANIFESTO PELA DESPOLUIÇÃO DO RIO SOUSA

O Rio Sousa é no concelho de Lousada um dos elementos identificadores da paisagem e um bem inegável, quer ao nível da água, da fauna, da flora, da história e da cultura que floresceram e florescem ao longo do seu curso.
A história dos povos é uma simbiose com os elementos naturais do seu território. Se bem tratados, estimados e valorizados esses elementos são fonte fecunda de uma vida mais rica e mais harmoniosa.
O esquecimento, a incúria, o desrespeito e todo o tipo de atropelos a tão grande riqueza que é o rio, às suas margens, à sua flora e fauna e ao património edificado é um crime geracional que as futuras gerações nos imputarão se não atuarmos já.

O Rio é de todos, não é de ninguém. Todo e qualquer tipo de acção na sua defesa deverá pautar-se pela sua preservação, atentos os enquadramentos legais.

Pese embora os esforços e ações efetivas que tem vindo a ser realizadas pelo Município de Lousada, pelas Juntas de Freguesia, por Associações, Escolas e grupos informais de voluntários (Proposta de Criação da Paisagem Protegida do Sousa Superior; Lousada Guarda Rios; Ações Judiciais contra infratores; ações de fiscalização; ações de limpeza do rio e das margens; renaturalização das margens do rio; criação e manutenção de praias fluviais e parques de lazer; Festa do Rio; aquisição de terrenos para preservação ambiental; ações de restauro de ribeiros e afluentes; campanhas de sensibilização ambiental; etc..) para a despoluição e valorização do Rio Sousa, é necessário um maior envolvimento de todos, assinando este Manifesto, que faremos chegar às entidades competentes e será o primeiro passo para a realização de ações concretas de pressão cívica e popular que acelerem o fim das descargas poluentes no Rio Sousa.

É que, de entre os atentados à vida do Rio Sousa, aquele que mais afeta a vida das pessoas, a fauna e flora do rio, é a POLUIÇÃO resultante de descargas ilegais e poluentes que quase diariamente toldam o rio e lhe retiram a beleza e pureza das suas águas cristalinas.

É por isso criado este Movimento inter-freguesias do Sousa Superior, do Concelho de Lousada, que agrupa as seguintes Juntas de Freguesia: Junta de Freguesia e Aveleda; Junta de Freguesia de Caíde de Rei; União de Freguesias de Cernadelo, Lousada São Miguel e Lousada Santa Margarida; Junta de Freguesia de Macieira; Junta de Freguesia de Meinedo; União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga; Junta de Freguesia do Torno; Junta de Freguesia de Vilar do Torno e Alentém; que em conjunto são os primeiros subscritores deste manifesto cívico que pretende reunir o maior número de assinaturas das populações destas 8 freguesias, de todo o concelho de Lousada e de quantos se quiserem associar na defesa da despoluição do Rio Sousa, na preservação da sua biodiversidade e na devolução do rio às populações.

Neste sentido,
COMPROMETEMO-NOS A VIGIAR, DENUNCIAR E IMPEDIR por todas as formas legais as descargas poluentes no Rio Sousa ou em qualquer um dos seus afluentes ou canais de ligação.

APELAMOS a todas as entidades, públicas e privadas que, por iniciativa própria, se abstenham de fazer descargas poluentes no rio Sousa e assim promovam a sua despoluição imediata.

EXIGIMOS que as entidades públicas oficiais, com competências na área, exerçam a fiscalização adequada e apliquem com celeridade todos os mecanismos legais de dissuasão, junto dos infratores.
JUNTOS… PELA DESPOLUICÃO DO RIO SOUSA

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Aldear em Meinedo no domingo

No próximo domingo, 28 de maio, Meinedo acolhe mais um encontro desta edição do Aldear, promovido...

Adelaide Pacheco: A Cidadã do Ensino

“Lousada foi o lugar que escolhi para viver e trabalhar” Maria Adelaide Pereira de Lemos Pacheco,...

Apoteose em Lousada

SORDO BRILHA PERANTE OS MILHARES DE LOUSADA A tradicional Super Especial do Rally de Portugal no...

Editorial da edição 97º de 18 de maio de 2023

Serviços públicos Os serviços públicos em Lousada já tiveram melhores dias. Para além das questões...

Unidade de Saúde Familiar São Tiago (Lustosa)

A USF São Tiago é uma unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária realiza-se no próximo sábado, dia 20 de maio, na Praça das...

Siga-nos nas redes sociais