Brigada de Sapadores Florestais do Tâmega e Sousa reforçada com maquinaria pesada

A Brigada de Sapadores Florestais do Tâmega e Sousa vai ser dotada de maquinaria pesada para utilização em operações de prevenção e de defesa da floresta contra incêndios.

A atribuição de um veículo pesado – um trator pneumático – e dos respetivos equipamentos mecânicos resulta de um contrato de comodato celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A nova maquinaria, que irá reforçar os equipamentos de corte de que esta Brigada já dispõe, vai permitir aumentar a área de limpeza de mancha florestal, bem como possibilitar uma maior eficácia e eficiência nas operações de instalação de redes de defesa da floresta contra incêndios.

Recorde-se que a Brigada de Sapadores Florestais do Tâmega e Sousa foi criada em março, sendo constituída por 14 sapadores e um engenheiro florestal, que lidera a equipa. Os primeiros três meses foram de formação, ministrada pelo ICNF, tendo as ações efetivas no terreno arrancado no final de maio. Volvidos cerca de quatro meses, foram já intervencionados mais de 40 hectares de mancha florestal da região, um importante contributo na prevenção da ocorrência de incêndios.

Sediada na antiga escola primária do Gôve, em Baião, a sua área de atuação estende-se aos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, tendo por função intervir prioritariamente no âmbito da instalação e manutenção da rede primária de defesa da floresta contra incêndios, nas ações de consolidação de rescaldo, nas ações de estabilização de emergência para evitar fenómenos de erosão pós fogo, e na execução de faixas de gestão de combustíveis definidas nos respetivos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, promovendo, assim, uma atuação em consonância com os objetivos definidos na Estratégia Nacional para as Florestas e no Plano Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

A constituição desta Brigada resulta de uma candidatura apresentada pela CIM do Tâmega e Sousa ao ICNF, sendo cofinanciada pelo Fundo Florestal Permanente.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Entrevista Exclusiva com Fabien Pailler: “Ganhar em Lousada seria uma enorme surpresa, mas o futuro promete”

O Campeonato da Europa de Rallycross vai ter todos os focos apontados a Lousada no próximo fim de...

João Silvestre: “Temos um grupo que pode surpreender neste campeonato”

O novo treinador da AD Lousada, em entrevista exclusiva ao Louzadense, antevê o arranque da...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES

A POUPA — A ave com uma crista de guitarrista punk-rock Há aves que até podem passar...

Segurança de cosmética: a conta que polícias e cidadãos estão a pagar

Durante décadas, a política de segurança pública em Portugal foi marcada por uma progressiva...

Entrevista: Cafi Sousa, do Inferno das Febras e a estrela americana Chris Lembrach

Esta é uma breve entrevista centrada na componente política, que está fortemente presente nos...

Paula Teles prepara álbum que mistura Rock e Fado

A vocalista Paula Teles, a artista lousadense com maior atividade no panorama rock e metal do...

Artista Leonor Afonso expõe na Contextile 2026

Uma jovem artista de Lousada apresenta em Guimarães uma obra inspirada no stress e na ansiedade...

Vindimas 2026: Adega Cooperativa de Lousada já definiu calendário para entrega de uvas

Campanha arranca a 1 de setembro e prolonga-se, previsivelmente, até 25 de setembro, com a receção...

Casais e o Seu Lado Lunar

Há lugares que se descrevem pela geografia. Outros, pela história. Casais, porém, pertence ao raro...

IL LANÇA “DADOS ABERTOS LOUSADA”

NOTA DE IMPRENSA DA Iniciativa Liberal Lousada de 17 de agosto de 2026A Iniciativa Liberal de...

Siga-nos nas redes sociais