Sousela precisa de muito mais!”, Diogo Aires

Diogo Aires está no seu primeiro mandato enquanto presidente da Junta de Freguesia de Sousela. Esta é uma das maiores freguesias de Lousada, com 7,08 km² de área e 1 797 habitantes (Censos de 2011). Estivemos à conversa com o autarca que nos deu a conhecer o atual momento da sua governação:

Como tem corrido este seu primeiro mandato?

Tem sido uma experiência boa, com muito trabalho, mas estou a gostar. Nota-se o que estamos a fazer. Temos uma freguesia muito bonita, que nos exige bastante trabalho, como as limpezas, restauros de património, como o fontanário e os tanques em frente à GACER, e resolução de várias situações Estamos muito presentes. Sinto que as pessoas estão a gostar do trabalho que nós estamos a fazer.

Quais têm sido as prioridades?

Recebemos a junta bem, mas a minha prioridade foi comprar meios para conseguirmos trabalhar. Tivermos de comprar carrinhas e um dumper. No fundo, procurar fazer as obras por administração direta sem recursos externos, o que antigamente se fazia, pois não tínhamos esses equipamentos. Com isso, demos prioridade ao alargamento de ruas. Já fizemos seis a sete alargamentos. Realço a rua de Secos, o caminho do Pego, a rua de Outeiro de Cima, além de outras em que interviemos.

E a nível de serviços?

A única coisa que conseguimos realizar foi a colocação da caixa multibanco, que era uma das ambições que a população tinha. A nível de serviços, temos o serviço Sousela Saúde, com uma enfermeira e uma terapeuta disponível um sábado por mês para população.
O Parque de Lazer tem sido também uma das suas prioridades.
É muito importante que este parque tenha movimento. São muitas as pessoas de fora que vêm a este parque cada vez mais. É raro o domingo que tem menos de cinquenta pessoas. E por isso temos melhorado as condições: plantamos dezenas de árvores, colocamos telheiros com mesas, melhoramos a praia fluvial, que tem mais 50 cm de altura, interviemos a nível de sombras, estética de limpeza de muita coisa. Realço que temos o único parque do concelho com WIFI livre.
É importante que a autarquia divulgue mais estes parques das freguesias, pois ficam um pouco esquecidos. Seria importante envolvê-los em mais iniciativas e com isso eles teriam uma maior visibilidade e mais utilizadores. Sousela é uma terra bonita, com boa gente e é preciso chamar pessoas de fora para conhecer a freguesia.

Qual é a obra que o marca na sua governação?

Qualquer obra é muito importante, mas o que me dá gozo é fazer as obras com muito pouco. Lutamos daqui e dali, arranjamos amigos de um lado e do outro e conseguimos fazer muito com pouco, ao não pagar tanta mão de obra. Dou este exemplo: um professor queixou-se de umas paredes de duas salas que precisavam de pintura. Eu hoje estive até às duas horas a pintar as duas salas com pessoas amigas. Eu disse-lhe que iria ver o que podia fazer. Fomos para lá e mostramos que tudo se consegue. As pessoas têm-me ajudado. Quero deixar uma marca positiva.

▲Alargamento de rua na freguesia

Como caracteriza a sua freguesia?

Esta é uma freguesia muito humilde, acolhedora, temos muitas associações… É criativa, acho eu. Tem uma dinâmica cultural muito interessante. Para mim, é um sonho que se tornou realidade servir a minha terra. Tenho vontade de trabalhar e sei do que sou capaz.

É uma freguesia com algumas associações e dinamismo. De que forma a Junta tem colaborado com elas?

Eu tento ajudar em tudo o que podemos. Infelizmente, o futebol a nível sénior vai desistir aqui na CRACS. Na GACER vão suspender o futsal, mas continuamos a ajudar o rancho e o grupo de teatro. É pena a nível desportivo… Não é por falta de vontade, reconheço mérito nos dirigentes, que se esforçam, mas não é fácil trazer os miúdos para o desporto, pois eles preferem os telemóveis.

Dentro do meu programa eleitoral, está a ficar um bocadinho concluído, mas a necessidade maior mesmo é o cemitério. Temos apenas seis campas disponíveis, é é muito permente esta obra. Já há projeto, tivemos uma vistoria para verificar se se pode alargar, é uma obra que chava na mão custaria ali 150000 euros, para quem tem um orlamento anual de 20000, para obras e melhoramenteos. Vamos arranquar mas por fases, pois de outra forma não é possível. Essa é a prioridade, e para o ano todos os meios e todos os fundos é para dar andamento à obra do cemitério.

▲Requalificação de Fontanário

Recentemente, houve aqui neste rio poluição. O que aconteceu com a sua queixa?

Já recebemos a informação da GNR do auto que aplicaram à Ambisousa, e isso vem comprovar que foram eles a poluir o rio. Está mais que provado que sim. Felizmente, após esse episódio, a poluição acabou. Também vi que andaram em obras, se calhar já resolveram o problema. Tinha de acabar e valeu a pena. É uma nova vida para o rio. Os próprios miúdos agora estão mais seguros, podem ir para a água. Já é uma praia que mete 30 a 40 pessoas ali na água. Nós aumentamos a levada para ter mais água e ficou mito bem.

Chegou a referir a construção de passadiços…

Atualmente, não é uma prioridade. O próprio município disse logo que não seria possível. Sinto que estão mais preocupados com o rio Sousa, e julgo que o Rio Mesio está um pouco esquecido. Li uma noticia há dias segundo a qual onze homens estavam aqui a limpar os rios Sousa e Mesio e questionei alguém da Câmara. O que me disseram é que era comunicação social, pois a limpeza seria só no rio Sousa. Na minha opinião, têm esquecido um bocadinho este rio.

Como caracteriza o seu relacionamento com a Câmara?

Eles têm-me ajudado. Só em duas situações é que não tive o apoio da autarquia: refiro-me à areia para um campo de futebol de areia e aos passadiços. No resto, têm contribuído com material.

Sousela é uma freguesia diferente. Temos de a ter muito limpa, por isso há preocupação sempre com as limpezas e os acessos. Não podemos estar a dizer que vamos fazer mil e uma coisa, pois sabemos que isso não é possível. Recebemos da Câmara 24000 euros para obras. Se dividirmos esse valor por doze meses, fica muito pouco.

Qual a opinião sobre a descentralização de competências para as freguesias?

É importante essa mudança, mas com um envelope financeiro capaz de tornar possível assumir essas responsabilidades. Estamos mais próximos da população e essa mudança seria muito positiva.

As ambulâncias já entram em todas as ruas da freguesia?

Havia duas ruas, que eram o Outeiro de Cima e das Fontainhas, com o problema. Já fiz o alargamento. Por isso, já entram em todas as ruas. Esse objetivo está conseguido, mas falta muito mais. Sousela precisa de muito mais.

As festas da freguesia estão para breve. Como vive as festividades da Terra?

São umas festas baseadas em arraial, na típica festa tradicional, uma festa de convívio e acolhimento. Nós colaboramos com as comissões de festas e o próprio bar.
Tentamos ajudar quem quer organizar os eventos e, felizmente, temos tido aqui muitas iniciativas. Eu, por exemplo, na atividade “Dormir com as estrelas”, dormi num colchão de colmo. Foi espetacular. As coisas têm corrido muito bem.

1 Comment

  1. Joaquim

    Parabéns nosso presidente enquanto tal e também enquanto ser humano! É um homem que luta incondicionalmente para bem de todos!

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Família de pilotos vencedores

A SAGA DE PEDRO (PAI), GUILHERME E TOMÁS (FILHOS) Pai e filhos começaram no karting e revelaram-se...

Diogo Vieira sagra-se Campeão Nacional de Hard Enduro

Campeonato Nacional de Hard Enduro Motoxtreme 2023 O Campeonato Nacional de Hard Enduro Motoxtreme...

SENTIMENTO ECONÓMICO: OPTIMISMO OU REALISMO

Estamos a chegar ao final do ano e, urge efectuar uma aferição do mesmo e perspectivar o futuro. O...

Editorial 110 | A velhice [não] é um posto!

O aumento da esperança de vida representa uma conquista notável da sociedade moderna, indicando...

DUAS SEMANAS DE TÉNIS DE ALTO NÍVEL

LOUSADA INDOOR OPEN Foram duas semanas de muito e bom ténis nos courts cobertos do Complexo...

Lousada juntou mentes brilhantes para debater a cibersegurança

A Biblioteca Municipal de Lousada recebeu, no passado dia 30 de novembro, nova edição da...

Férias de Natal na Rota do Românico

Nas férias escolares de Natal, entre 19 e 22 de dezembro, a Rota do Românico dinamiza o programa...

Mercado de Natal, de 7 a 10 de dezembro

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Encontro para falar de Pais Digitais

Realiza-se hoje, dia 7 de dezembro, uma nova sessão da iniciativa “Encontro de pais”. Desta vez, o...

Siga-nos nas redes sociais