O mundo laboral está cada vez mais exigente, trabalha-se mais horas e sob mais pressão, de forma a dar resposta a estas instâncias laborais, importa aumentar a satisfação dos colaboradores por forma a reter talento na/para a empresa, aumentar a produtividade e a satisfação que se revê em ganhos para a entidade empresarial.
Uma empresa que se preocupa com a saúde dos seus colaboradores é uma empresa que tem ganhos em produtividade e diminuição do absentismo.
Assim sendo, as consultas de medicina no trabalho são essenciais para os colaboradores, para as empresas e para a sociedade, objetivando promover a saúde, o bem-estar e a produtividade, salvaguardando o direito ao trabalho com saúde. Por outro lado, a entidade patronal garante a saúde dos colaboradores e do seu valor enquanto membros ativos.
Impõe-se assim o debate debruçado em questões como: As consultas de medicina no trabalho não deveriam incorporar a Nutrição? Quando se pretende vigiar a saúde de todos os colaboradores, não será crucial e determinante a vertente Nutricional? Quais os benefícios da Nutrição no setor empresarial, quer para a entidade patronal, quer para os colaboradores? Estarão as nossas entidades patronais dispostas a investir para mais saúde dos seus colaboradores? A entidade patronal analisa os custos e os benefícios de tal?
Para efetivamente a Nutrição ganhar posição neste campo, incube-lhe um trabalho árduo de mudar mentalidades, fazer jus à sua importância, levando a que se pondere na alteração do enquadramento das consultas de medicina no trabalho de modo a incorporar a Nutrição, por forma, a que as empresas priorizem de maneira mais ajustada as exigências físicas e mentais em reporte às suas funções, pelo contributo da adequada alimentação. Para tal, é necessário uma comunicação mais eficaz num mundo empresarial procurando mostrar o custo/ benefício, cabendo à empresa priorizar no futuro.
Será que quando é feito o balanço anual da empresa se analisa as origens das taxas de absentismo e da baixa produtividade? Face a tal, urge a necessidade de perceber e fazer perceber o impacto do papel da Nutrição no mundo laboral. A Nutrição ostenta um papel relevante na melhoria da produtividade/desempenho dos colaboradores e na redução do absentismo dos mesmos. Despoleta assim, a importância que os programas de saúde podem representar na gestão de saúde dos colaboradores, sendo ferramentas cruciais na melhoria de estilos de vida, no bem-estar físico e cognitivo dos colaboradores, em prol da performance laboral. Deste modo, ao melhorar os indicadores de performance estarão a contribuir para atrair e reter talento, devido à atenção atribuída à melhoria da qualidade de vida.
De ressalvar, empresas como, a Google e a Microsoft, que reconhecem a importância de um nutricionista na promoção da melhoria da produtividade, da criatividade e do bem-estar dos colaboradores, disponibilizando programas de educação alimentar na organização e demais.
Assim, o apoio personalizado de um nutricionista através de programas de educação alimentar focados na melhoria da saúde e da performance cognitiva, contribui para a manutenção dos níveis de energia durante o período de trabalho e ajuda a manter a concentração/produtividade dos colaboradores.
Tal é possível, pela intervenção nutricional/alimentar conduzindo a um ambiente corporativo salutar, manifestando-se em ganhos em saúde para os colaboradores, e económicos para as organizações e para os sistemas de saúde.
Comentários