por | 30 Set, 2019 | Saber(or) Saudável

O papel da Nutrição na performance laboral

O mundo laboral está cada vez mais exigente, trabalha-se mais horas e sob mais pressão, de forma a dar resposta a estas instâncias laborais, importa aumentar a satisfação dos colaboradores por forma a reter talento na/para a empresa, aumentar a produtividade e a satisfação que se revê em ganhos para a entidade empresarial.

Uma empresa que se preocupa com a saúde dos seus colaboradores é uma empresa que tem ganhos em produtividade e diminuição do absentismo.
Assim sendo, as consultas de medicina no trabalho são essenciais para os colaboradores, para as empresas e para a sociedade, objetivando promover a saúde, o bem-estar e a produtividade, salvaguardando o direito ao trabalho com saúde. Por outro lado, a entidade patronal garante a saúde dos colaboradores e do seu valor enquanto membros ativos.

Impõe-se assim o debate debruçado em questões como: As consultas de medicina no trabalho não deveriam incorporar a Nutrição? Quando se pretende vigiar a saúde de todos os colaboradores, não será crucial e determinante a vertente Nutricional? Quais os benefícios da Nutrição no setor empresarial, quer para a entidade patronal, quer para os colaboradores? Estarão as nossas entidades patronais dispostas a investir para mais saúde dos seus colaboradores? A entidade patronal analisa os custos e os benefícios de tal?

Para efetivamente a Nutrição ganhar posição neste campo, incube-lhe um trabalho árduo de mudar mentalidades, fazer jus à sua importância, levando a que se pondere na alteração do enquadramento das consultas de medicina no trabalho de modo a incorporar a Nutrição, por forma, a que as empresas priorizem de maneira mais ajustada as exigências físicas e mentais em reporte às suas funções, pelo contributo da adequada alimentação. Para tal, é necessário uma comunicação mais eficaz num mundo empresarial procurando mostrar o custo/ benefício, cabendo à empresa priorizar no futuro.

Será que quando é feito o balanço anual da empresa se analisa as origens das taxas de absentismo e da baixa produtividade? Face a tal, urge a necessidade de perceber e fazer perceber o impacto do papel da Nutrição no mundo laboral. A Nutrição ostenta um papel relevante na melhoria da produtividade/desempenho dos colaboradores e na redução do absentismo dos mesmos. Despoleta assim, a importância que os programas de saúde podem representar na gestão de saúde dos colaboradores, sendo ferramentas cruciais na melhoria de estilos de vida, no bem-estar físico e cognitivo dos colaboradores, em prol da performance laboral. Deste modo, ao melhorar os indicadores de performance estarão a contribuir para atrair e reter talento, devido à atenção atribuída à melhoria da qualidade de vida.
De ressalvar, empresas como, a Google e a Microsoft, que reconhecem a importância de um nutricionista na promoção da melhoria da produtividade, da criatividade e do bem-estar dos colaboradores, disponibilizando programas de educação alimentar na organização e demais.

Assim, o apoio personalizado de um nutricionista através de programas de educação alimentar focados na melhoria da saúde e da performance cognitiva, contribui para a manutenção dos níveis de energia durante o período de trabalho e ajuda a manter a concentração/produtividade dos colaboradores.

Tal é possível, pela intervenção nutricional/alimentar conduzindo a um ambiente corporativo salutar, manifestando-se em ganhos em saúde para os colaboradores, e económicos para as organizações e para os sistemas de saúde.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Conseguir um espaço próprio é objetivo

ACADEMIA DE GINÁSTICA DE LOUSADA A ginástica em Lousada tem na professora Paula Oliveira uma...

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Siga-nos nas redes sociais