por | 30 Set, 2019 | Saber(or) Saudável

O papel da Nutrição na performance laboral

O mundo laboral está cada vez mais exigente, trabalha-se mais horas e sob mais pressão, de forma a dar resposta a estas instâncias laborais, importa aumentar a satisfação dos colaboradores por forma a reter talento na/para a empresa, aumentar a produtividade e a satisfação que se revê em ganhos para a entidade empresarial.

Uma empresa que se preocupa com a saúde dos seus colaboradores é uma empresa que tem ganhos em produtividade e diminuição do absentismo.
Assim sendo, as consultas de medicina no trabalho são essenciais para os colaboradores, para as empresas e para a sociedade, objetivando promover a saúde, o bem-estar e a produtividade, salvaguardando o direito ao trabalho com saúde. Por outro lado, a entidade patronal garante a saúde dos colaboradores e do seu valor enquanto membros ativos.

Impõe-se assim o debate debruçado em questões como: As consultas de medicina no trabalho não deveriam incorporar a Nutrição? Quando se pretende vigiar a saúde de todos os colaboradores, não será crucial e determinante a vertente Nutricional? Quais os benefícios da Nutrição no setor empresarial, quer para a entidade patronal, quer para os colaboradores? Estarão as nossas entidades patronais dispostas a investir para mais saúde dos seus colaboradores? A entidade patronal analisa os custos e os benefícios de tal?

Para efetivamente a Nutrição ganhar posição neste campo, incube-lhe um trabalho árduo de mudar mentalidades, fazer jus à sua importância, levando a que se pondere na alteração do enquadramento das consultas de medicina no trabalho de modo a incorporar a Nutrição, por forma, a que as empresas priorizem de maneira mais ajustada as exigências físicas e mentais em reporte às suas funções, pelo contributo da adequada alimentação. Para tal, é necessário uma comunicação mais eficaz num mundo empresarial procurando mostrar o custo/ benefício, cabendo à empresa priorizar no futuro.

Será que quando é feito o balanço anual da empresa se analisa as origens das taxas de absentismo e da baixa produtividade? Face a tal, urge a necessidade de perceber e fazer perceber o impacto do papel da Nutrição no mundo laboral. A Nutrição ostenta um papel relevante na melhoria da produtividade/desempenho dos colaboradores e na redução do absentismo dos mesmos. Despoleta assim, a importância que os programas de saúde podem representar na gestão de saúde dos colaboradores, sendo ferramentas cruciais na melhoria de estilos de vida, no bem-estar físico e cognitivo dos colaboradores, em prol da performance laboral. Deste modo, ao melhorar os indicadores de performance estarão a contribuir para atrair e reter talento, devido à atenção atribuída à melhoria da qualidade de vida.
De ressalvar, empresas como, a Google e a Microsoft, que reconhecem a importância de um nutricionista na promoção da melhoria da produtividade, da criatividade e do bem-estar dos colaboradores, disponibilizando programas de educação alimentar na organização e demais.

Assim, o apoio personalizado de um nutricionista através de programas de educação alimentar focados na melhoria da saúde e da performance cognitiva, contribui para a manutenção dos níveis de energia durante o período de trabalho e ajuda a manter a concentração/produtividade dos colaboradores.

Tal é possível, pela intervenção nutricional/alimentar conduzindo a um ambiente corporativo salutar, manifestando-se em ganhos em saúde para os colaboradores, e económicos para as organizações e para os sistemas de saúde.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Conferência do PSD Lousada debateu estratégias e financiamento para o Desenvolvimento Local

Na noite de 18 de julho, o Auditório da COPAGRI em Lousada foi palco da conferência...

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Associação dos Voluntários de Caíde de Rei Celebra 34.º Aniversário com Evento Memorável

A Associação dos Voluntários de Caíde de Rei comemorou, ontem, o seu 34.º aniversário com uma...

Queixas ambientais morrem num emaranhado de burocracias e “procedimentos duvidosos”

A (DES)ORDEM NO RIO MESIO (PARTE 2) Esta é a segunda parte da reportagem d'O Louzadense sobre um...

AD Lousada não se vai coligar com SAD Lank

FEDERAÇÃO NÃO AUTORIZA O “CASAMENTO” Estava tudo bem encaminhado entre as partes para que a junção...

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Siga-nos nas redes sociais