Carta Aberta do PS Meinedo para o Presidente da Junta
Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Meinedo:
Vivemos tempos complexos. Ninguém esperava vivenciar uma Pandemia. Têm sido dias difíceis, meses de longa batalha em que todos vimos as nossas vidas completamente alteradas.
As rotinas foram reinventadas, o “sentir na pele” a ausência de liberdade plena para circular, a ausência de um abraço junto de quem mais gostamos e uma série de adjetivos e palavras carregadas de sensibilidade, que já todos certamente usamos.
Esta Pandemia, é completamente bipolar! Se por um lado, é prejudicial à nossa saúde, por outro, veio despertar no ser humano uma consciência social bonita de se observar e que já por várias vezes foi realçada em páginas de jornais.
Temos assistido às mais diversas ações, protagonizadas pelas instituições, por associações, por empresários e por pessoas individuais. Todas essas ações, quando praticadas de uma forma clara, desprendida e sem deturpar o espírito solidário, têm o nosso apoio e certamente o apoio e aprovação de todos os cidadãos.
Recentemente e através de uma nota de imprensa, foi divulgado que oito Juntas/Uniões de Freguesia, incluindo a Junta de Freguesia de Meinedo, no decorrer das orientações da DGS, que aconselha a utilização de máscaras sociais, estabeleceram um acordo com vista à aquisição conjunta de máscaras reutilizáveis/laváveis, que iriam distribuir gratuitamente à população.
Temos vindo a assistir que essas Juntas/Uniões de Freguesia e as restante do concelho, de uma forma segura, solidária e, tendo como único objetivo, apenas e só a consciencialização e proteção dos seus habitantes, deixaram nas caixas de correio, as máscaras destinadas à população.
Em Meinedo, a Junta de Freguesia, por algum motivo que desconhecemos, optou por recorrer a uma associação, cuja experiência é de cariz recreativo, para efetuar a distribuição das máscaras, tendo-se constatado o recorrente incumprindo das orientações emanadas pela DGS, visto que têm privilegiado o contacto pessoal, promovendo o agrupar de pessoas, expondo-as em fotografias e nelas espelhar a fragilidade humana, em detrimento de se optar por formas mais seguras.
Enquanto membros da Assembleia de Freguesia de Meinedo, apoiamos a iniciativa da Junta na aquisição das máscaras, como forma de ajuda aos mais necessitados, bem como de consciencialização e sensibilização da população.
Atendendo à impossibilidade da realização da Assembleia de Freguesia, devido à situação pandémica existente e após questionados por inúmeros Magnetenses, enquanto membros da Assembleia de Freguesia e, no âmbito das competências que nos foram confiadas, nomeadamente de acompanhamento e fiscalização da atividade da Junta, colocam-se ao Sr. Presidente as seguintes questões:
– Tendo sido a Junta de Freguesia a adquirir as máscaras, porque é que não foi o Sr. Presidente, o executivo ou os habituais colaboradores da Junta a efetuar a distribuição?
– Porque é que foram pessoas alheias à Junta de Freguesia a efetuar a distribuição, usando os meios disponibilizados da Junta e qual o critério da sua escolha?
– Porque é que foram promovidos e expostos os contactos pessoais com a população, não cumprindo as recomendações da DGS, em vez de deixarem as máscaras na caixa de correio?
Por fim, reafirmamos, para que não haja o distorcer da realidade, que apoiamos firmente todas as ações solidárias (ou outras), da iniciativa da Junta de Freguesia, que se revelem benéficas para a população.
Naturalmente, apenas pretendemos que as mesmas sejam claras, feitas com transparência e com um único (apenas um) propósito: beneficiar todos os Magnetenses.
Contamos com o Sr. Presidente da Junta para ver esclarecidas as questões colocadas, bem como, para assegurar o apoio à população, de forma verdadeiramente solidária, durante esta Pandemia que veio perturbar a vida de todos nós.
Com os melhores cumprimentos,
Os Membros da Assembleia de Freguesia eleitos pelo PS
Nuno Ferreira
Fernando Pinto
Vera Neves
Paulo Silva
Comentários