Tribunal decreta a providência cautelar requerida pelo Município de Lousada contra a RIMA e a APA

Comunicado do Presidente da CM de Lousada

Após a publicação do DL n.º 22/2020, de 16 de maio, que aditou o artigo 35.º-J ao DL n.º 10-A/2020, de 13 de março, pelo qual foram suspensos os efeitos das autorizações de importação de resíduos, verificou-se que a RIMA continuou a deposição em aterro de resíduos provenientes de Itália, em manifesto incumprimento daquele normativo legal.

Assim, perante a inoperância das entidades competentes em matéria de fiscalização e licenciamento, a Câmara Municipal de Lousada avançou com uma nova Providência Cautelar que deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel no passado dia 5 de junho. Com extrema celeridade, o Tribunal já decidiu e deu provimento ao requerido por esta autarquia, intimando a RIMA “a abster-se, de imediato, de desenvolver qualquer atividade relativa ao transporte para território nacional e deposição em aterro de todos os resíduos, com exceção dos originados no território nacional.” Mais decretou o Tribunal a intimação da APA “a proibir, de imediato, a requerida Rima de desenvolver qualquer atividade relativa à transferência de resíduos provenientes de Itália”.

A Câmara Municipal de Lousada congratula-se com esta decisão, embora lamente a necessidade de recurso ao poder judicial para travar uma grosseira violação da legalidade que, de outro modo, ameaçava continuar ante o desrespeito da RIMA e a inação das entidades licenciadoras e fiscalizadoras.

A autarquia continuará a acompanhar o caso e a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para acautelar o superior interesse da população de Lousada e a qualidade ambiental do nosso território.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Ter uma casa tornou-se um dos maiores desafios de uma geração. Jovens que trabalham, que poupam,...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, por Ernesto Gonçalves O MORCEGO — O velho amigo Óscar e os injustiçados monstros da noite

Passou o Halloween e, com ele, desapareceram as abóboras iluminadas, as bruxas, os fantasmas e os...

Lousada Cuida em destaque na RTP no dia dedicado ao Cuidador Informal

O projeto Lousada Cuida, promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lousada em parceria com a...

Paula Teles lança “Herança” (e traz uma versão dos GNR)

"Herança", o novo single da cantora e compositora lousadense Paula Teles, acaba de ser lançado...

Freguesias de Lousada aderem à Greve Nacional

Tal como as restantes freguesias e uniões, também a União de Freguesias de Silvares, Pias,...

O PSD Lousada congratula-se com o avanço dos trabalhos na E.M. 564-2, mas alerta para problemas por resolver

NOTA DE IMPRENSA do PSD Lousada O PSD Lousada congratula-se com o (agora) andamento acelerado dos...

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES – A ROMÃ: Um fruto, mil sementes e histórias por contar

Lembro-me de, em criança, jogar ao famoso jogo do Stop com as minhas primas, no café do meu pai! À...

Stark: O percussionista de Lousada que conquistou os Globos de Ouro com os Duques do Precariado

José Afonso, amplamente conhecido nos palcos como Stark, é o homem do momento na percussão...

RANCHO FOLCLÓRICO DE NOGUEIRA A tradicional desfolhada de uma coletividade que não pára de crescer

A tradição é uma constante no Rancho Folclórico de Nogueira, uma das coletividades do género mais...

JSD Lousada lança plataforma digital para facilitar o acesso à informação sobre transportes públicos no concelho

A iniciativa pretende dar resposta às dificuldades de mobilidade sentidaspelos lousadenses e...

Siga-nos nas redes sociais