A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lousada (AHBVL) é uma das Instituições mais antigas e importantes do concelho de Lousada. O seu papel na ajuda e salvaguarda de pessoas e bens é inegável e deve-se, não apenas a pessoas altamente comprometidas, corajosas e empenhadas mas, também, ao apoio que os associados e toda a população em geral sempre deram a esta casa e às nossas causas.
É incrivelmente fácil propalar, no hodierno, as mais incríveis e falsas histórias pelas redes sociais. E, em consequência dessa facilidade e da falta de bom senso de quem o faz e/ou partilha, Instituições como a nossa, são confrontadas com a necessidade de reposição da verdade.
Assim, relativamente ao caso que nos últimos dias tem feito correr muita tinta nas redes sociais, a AHBVL apenas tem que repor a verdade nos seguintes termos:
a) Decorreram mais de 4 anos desde que a AHBVL alertou pela primeira vez para o facto de a situação de um bombeiro ter de carregar uma pessoa tetraplégica ao colo, duas vezes ao dia, através de escadas estreitas e sem qualquer outro apoio, não ser uma situação comportável no médio/longo prazo;
b) Ao longo desse período, a AHBVL alertou a pessoa, a família e os serviços competentes para a inviabilidade dessa situação e a necessidade de a pessoa, em virtude das suas necessidades, dever residir num imóvel no rés-do-chão. Ou, até, de ser instalado nas escadas um sistema que permitisse a subida através de escada elevatória;
c) Durante este tempo, a AHBVL teve bombeiros que sofreram acidentes de trabalho por causa desta situação, motivo que levou a que o seguro de acidentes de trabalho fosse ativado por diversas vezes. Esta situação levou a que a AHBVL fosse alertada pela companhia de seguros que, se a situação não se alterasse, a apólice seria anulada e comunicado ao sistema que a AHBVL não respeitava as condições saúde no trabalho decorrente daquela situação em específico.
d) Isto dito e sob pena de, por causa de uma situação concreta, todos os bombeiros ficarem sem seguro de acidentes de trabalho, após mais de 4 anos de esforço e dedicação da AHBVL mas inoperância das pessoas responsáveis e familiares em resolver a questão, teve de ser tomada uma decisão que é difícil mas apenas foi tomada para salvaguardar a operacionalidade de TODO o corpo de bombeiros e permitir que se consiga ajudar TODAS as pessoas que de nós precisam.
A Direção.
Comentários