Opinião de Altino Magalhães
JOGO DA MALHA
Este jogo pode ser jogado por dois pares de jogadores, um par contra o outro, ou individualmente, um jogador contra o outro. Neste caso, têm de atirar as duas malhas, uma de cada vez, alternadamente de um lado para o outro.
São precisas quatro malhas, normalmente redondas, de ferro ou madeira, marcadas duas a duas por um ponto ou dois pontos (para serem identificadas por cada jogador); dois mecos (pinos de madeira) cilíndricos ou paralelepipédicos com cerca de 15 a 20 cm de altura. Cada malha pesa entre 500 a 600 gramas.
Os mecos são colocados a distância considerável, nunca menos de 20 metros, e, de mútuo acordo entre os jogadores. Então inicia-se o jogo. Os jogadores colocam-se lado a lado, junto de um meco e lançam alternadamente uma malha em direção ao outro meco, tentando acertar-lhe e derrubá-lo (um dos pés terá de ficar ao lado do meco não podendo ultrapassar o comprimento de um passo no lançamento da malha).
Se derrubar o meco ficará com 2 pontos (terras há em que o derrube equivale a 3 pontos e mais). A malha ou malhas que ficarem mais perto do meco, vale à equipa correspondente mais 1 ponto ou 2 pontos (1 por cada malha).
Quando a primeira equipa chegar aos 15 pontos a outra que tem menos pontuação, caso pretenda, pode mudar o sítio do meco. O jogo termina quando uma das equipas chegar aos 30 pontos e ganhará o jogo.
JOGO AO EIXO
O primeiro jogador depois de ter sido escolhido através de “lenga-lengas”, amocha (dobra o corpo e a cabeça para a frente e para baixo) ficando curvado com cabeça virada para o chão e as mãos apoiadas nos joelhos. Depois de uma ligeira corrida, os outros jogadores em fila, um de cada vez, saltam por cima dele com as pernas abertas e pousando as duas mãos sobre as costas do colega.
À medida que vão saltando, vão-se colocando, também, na posição do primeiro, a cerca de 2 metros à sua frente. Se não conseguir saltar ou cair é eliminado. O primeiro salta no fim por cima dos outros todos e assim sucessivamente…
O jogo termina quando todos saltam e conseguem ganhar sem perder uma única vez. O primeiro a perder é o que amocha no próximo jogo!….
JOGO DO “TRINTA ESPADA” (lá vai alho!….)
É um jogo do tipo do jogo ao eixo. São formadas duas equipas. A que sair em “azar” forma um “burro”: – Colocam-se na posição de eixo (amochar), encaixados uns aos outros e formando uma estrutura forte, onde um dos elementos suporta o seu peso, encostado à parede, de frente para o “burro”.
A outra Equipa prepara-se para saltar para cima do “burro”, com as pernas abertas e mãos nas costas do adversário. Um de cada vez, salta para cima, dizendo bem alto: – “Trinta espada!…” (Terras há em que dizem: – “Lá vai alho!…”).
Depois de estar em cima do 1º jogador amochado (Terras há em que lhe dão o nome de “alho”), tem que se deslocar até à cabeça do “burro” (junto do que está encostado à parede), sem cair.
Quando estiverem todos em cima do “burro” vão tentar destrui-lo, mexendo-se e empurrando… Não podem cair abaixo, pois se caírem serão eliminados e passam a amochar…
Ganha a equipa que conseguir destruir o “burro”, ou a equipa que conseguir deitar todos os elementos ao chão. Basta pôr um pé no chão para perder o jogo.
Comentários