por | 27 Nov, 2020 | Opinião

Os jogos tradicionais populares (III)

Opinião de Altino Magalhães

JOGO DA MALHA

Este jogo pode ser jogado por dois pares de jogadores, um par contra o outro, ou individualmente, um jogador contra o outro. Neste caso, têm de atirar as duas malhas, uma de cada vez, alternadamente de um lado para o outro.

São precisas quatro malhas, normalmente redondas, de ferro ou madeira, marcadas duas a duas por um ponto ou dois pontos (para serem identificadas por cada jogador); dois mecos (pinos de madeira) cilíndricos ou paralelepipédicos com cerca de 15 a 20 cm de altura. Cada malha pesa entre 500 a 600 gramas.

Os mecos são colocados a distância considerável, nunca menos de 20 metros, e, de mútuo acordo entre os jogadores. Então inicia-se o jogo. Os jogadores colocam-se lado a lado, junto de um meco e lançam alternadamente uma malha em direção ao outro meco, tentando acertar-lhe e derrubá-lo (um dos pés terá de ficar ao lado do meco não podendo ultrapassar o comprimento de um passo no lançamento da malha).

Se derrubar o meco ficará com 2 pontos (terras há em que o derrube equivale a 3 pontos e mais). A malha ou malhas que ficarem mais perto do meco, vale à equipa correspondente mais 1 ponto ou 2 pontos (1 por cada malha).

Quando a primeira equipa chegar aos 15 pontos a outra que tem menos pontuação, caso pretenda, pode mudar o sítio do meco. O jogo termina quando uma das equipas chegar aos 30 pontos e ganhará o jogo.

JOGO AO EIXO

O primeiro jogador depois de ter sido escolhido através de “lenga-lengas”, amocha (dobra o corpo e a cabeça para a frente e para baixo) ficando curvado com cabeça virada para o chão e as mãos apoiadas nos joelhos. Depois de uma ligeira corrida, os outros jogadores em fila, um de cada vez, saltam por cima dele com as pernas abertas e pousando as duas mãos sobre as costas do colega.

À medida que vão saltando, vão-se colocando, também, na posição do primeiro, a cerca de 2 metros à sua frente. Se não conseguir saltar ou cair é eliminado. O primeiro salta no fim por cima dos outros todos e assim sucessivamente…

O jogo termina quando todos saltam e conseguem ganhar sem perder uma única vez. O primeiro a perder é o que amocha no próximo jogo!….

JOGO DO “TRINTA ESPADA” (lá vai alho!….)

É um jogo do tipo do jogo ao eixo. São formadas duas equipas. A que sair em “azar” forma um “burro”: – Colocam-se na posição de eixo (amochar), encaixados uns aos outros e formando uma estrutura forte, onde um dos elementos suporta o seu peso, encostado à parede, de frente para o “burro”.

A outra Equipa prepara-se para saltar para cima do “burro”, com as pernas abertas e mãos nas costas do adversário. Um de cada vez, salta para cima, dizendo bem alto: – “Trinta espada!…” (Terras há em que dizem: – “Lá vai alho!…”).

Depois de estar em cima do 1º jogador amochado (Terras há em que lhe dão o nome de “alho”), tem que se deslocar até à cabeça do “burro” (junto do que está encostado à parede), sem cair.

Quando estiverem todos em cima do “burro” vão tentar destrui-lo, mexendo-se e empurrando… Não podem cair abaixo, pois se caírem serão eliminados e passam a amochar…

Ganha a equipa que conseguir destruir o “burro”, ou a equipa que conseguir deitar todos os elementos ao chão. Basta pôr um pé no chão para perder o jogo.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Lousada tem 4.3 milhões para construir e requalificar Centros de Saúde

O Dr. Nelson Oliveira, Vereador da Saúde da Câmara Municipal de Lousada anunciou hoje, na reunião...

Escola: um espelho do Antigo Regime

ABRIL LOUZADENSE (IV) O ensino escolar tinha como regra sagrada “obedecer, obedecer, obedecer”....

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

Siga-nos nas redes sociais