Dando continuidade a este tema, recolhemos mais 3 tipos de Jogos Tradicionais Populares muito característicos de Lousada:
JOGO DO BATALHO E DA BILHARDA:
O batalho é uma tábua de madeira, normalmente arredondada, parecida com uma raquete de “ping-pong”. A bilharda é um pau pequeno, aguçado nas duas extremidades.
Podem jogar 2, 4 ou 6 jogadores ao mesmo tempo.
Num terreno bastante espaçoso, faz-se no chão uma “nicha” (buraco) e desenha-se uma linha a cerca de 5 metros, local aonde vai ser atirada a bilharda.
Para se definir qual o primeiro jogador a jogar atira-se a bilharda, impelida pelo batalho, um de cada vez, e marca-se o sítio onde ficou a bilharda. O que conseguir deixá-la dentro da “nicha” ou mais perto é o que inicia o jogo.
O 1º jogador junto da nicha, atira a bilharda ao ar e com o batalho bate nesta com violência para o mais longe possível. No espaço onde previsivelmente vai cair a bilharda, estão os outros jogadores que procuram apanhar a bilharda no ar, “matando” aí a jogada. O que a apanhar, ganha o jogo.
Se ninguém conseguir apanhá-la no ar, o jogador vai até ao local onde ela caiu e bate com o batalho num dos bicos da bilharda, fazendo-a saltar e através do batalho, sem a deixar pousar no chão, atira a bilharda para perto das nichas onde já acabaram de chegar os adversário que procuram, impelida pelo seu batalho, voltar a atirá-la para longe. Caso ela caia dentro da “nicha” o jogador ganha automaticamente esse jogo. Iniciando-se novo jogo por ordem do jogador seguinte.
Caso não consiga à primeira meter a bilharda na nicha, contam-se as pancadas que cada um dá para levar a bilharda até a meter na “nicha”, sempre com os outros a tentarem levá-la para o mais longe possível. No final fazem-se contas e ganha quem a conseguir levar até à nicha com menos pancadas.
JOGO DO BERLINDE:
O berlinde é normalmente uma esfera de vidro ou metal de pequeno tamanho. Cada jogador terá o seu.
Fazem-se três covas separadas em linha reta. A 4 ou 5 metros de distância das covas desenha-se uma linha para se colocarem os jogadores para atirarem um berlinde e acertar em cada uma das covas.
Para se determinar quem é o primeiro a jogar, todos os jogadores lançam um berlinde para um dos buracos e inicia o jogo aquele cujo berlinde tiver ficado dentro do buraco ou mais próximo deste.
O berlinde tem de ficar dentro duma cova caso contrário jogará o seguinte.
A certo ponto poderá acertar nos berlindes alheios e se os atirar para fora da cova pode ficar com eles na sua posse, ou trocar por outro que o adversário tenha no bolso e elimina esse jogador. Ganha aquele que conseguir manter-se em jogo quando todos os outros estivessem já eliminados.
JOGO DO PAU DE SEBO (subida ao mastro):
Jogo executado só por homens, pois antigamente as mulheres não usavam calças e seria de todo, um escândalo subir-se pelo pau acima e deixar-se ver o saiote. E não faltava quem “olhasse para cima”!….
Arranjava-se um pau de pinheiro ou eucalipto descascado, o mais liso possível, com cerca de 6 metros de altura e era bem ensebado (com gordura de animal ou óleo). Pendurava-se lá bem no alto um salpicão, um bacalhau ou um presunto.
Cada concorrente, por sorteio, tentava subir ao mastro. Para cada prova era estabelecido um certo período de tempo, geralmente 5 minutos. O Júri quando visse que o pau estava a ficar sem sebo, pois as calças dos jogadores o limpavam, chegavam mais gordura ao pau através de uma escada de “passais” de madeira.
O jogador que conseguisse chegar ao cume retiraria o prémio lá colocado e levava-o para casa.
Os concorrentes tinham de tentar subir descalços e que a roupa não fosse demasiadamente grossa que facilitasse a subida.
Era motivo de maior satisfação para o vencedor, quando o jogo era efetuado na aldeia ou localidade fora da sua, pois era recebido como um herói na sua terra natal.