Torrão: o lugar que se tornou Vila de Lousada!

Reviver Lousada por Pedro Magalhães

Foi a 13 de maio de 1842 que a povoação do Torrão, que genericamente se circunscrevia à rua que hoje se designa por Rua de Santo António, foi elevada à categoria de Vila de Lousada. O processo iniciou-se uns meses antes, a 22 de janeiro, coma a representação que o executivo camarário, na altura sob a presidência de José Manuel da Silva Teles, fez à rainha D. Maria II.

Já desde meados do século XVIII que a povoação do Torrão era considerada a cabeça de concelho, desenhando-se em torno da «estrada do Porto», servindo de entreposto estratégico na ligação entre a Invicta e as terras de Basto. Esta realidade motivou a criação, sempre crescente, de muitos estabelecimentos comerciais (tabernas e estalagens, lojas de ferradores, alquilarias e recovagens) de apoio aos viajantes, promovendo a fixação e o crescimento populacional. Além disso, a assunção urbanística do Torrão impulsionou e foi impulsionada com a criação de uma feira quinzenal e com a fixação da sede da Câmara neste lugar.

Desenho da vista parcial do lugar do Torrão em 1887, atualmente a rua de Santo António. Fonte: O Minho Pittoresco (gravura de João de Almeida).

No limiar do século XIX, o Torrão era, portanto, uma povoação com um forte dinamismo político, económico e social que se traduziu em momentos significativos para o município, como a restauração do Concelho em maio de 1838, a criação da Comarca Judicial de Lousada em 1840 e a elevação da povoação à categoria de Vila em 1842.

Desde então, o dia 13 de maio tornou-se uma data significativa para Lousada sendo várias vezes evocada ao longo dos anos. Já após a Implantação da República, tornou-se no primeiro feriado municipal, uma decisão aprovada pelo executivo camarário em sessão do dia 14 de julho de 1911, sob proposta do seu presidente, Dr. Porfírio de Magalhães. Como nesse já não era possível a sua comemoração, cumpriu-se o feriado municipal a 24 de julho.

Bibliografia: CARDOSO, Cristiano – “Lousada – 170 Anos de Vila”. In Revista Municipal. Suplemento do Património. Lousada: Câmara Municipal de Lousada, Ano 13, N.º 99; MAGALHÃES, Pedro – “A Proclamação da República em Lousada: controvérsia na tomada de posse da primeira comissão administrativa”. In Oppidum: Revista de História, Arqueologia e Património. Lousada. Câmara Municipal de Lousada. N.º 5, Ano 6º, 2011.

1 Comment

  1. Vasco Abrunhosa

    PORTARIA, 13 DE MAIO DE 1842
    Ano 1842 05 13 Portaria para a Câmara de Lousada solicitar o Diploma de mercê da povoação do Torrão ser elevada a categoria de Vila
    SEM ENTIDADE, Livro 1842
    Pág. 187 [200] D. do G. n.º 113, 14MAI1842. Negócios do Reino
    ACHANDO-SE deferida a Representação que a Câmara Municipal de Lousada dirigiu a Presença de Sua Majestade a RAINHA, pedindo que a Povoação do Torrão , Cabeça daquele Concelho, fosse elevada à categoria de Vila com a denominação de Vila de Lousada: Manda a Mesma Augusta Senhora, pela Secretaria de Estado dos Negócios do Reino, que o Governador Civil do Distrito do Porto assim o faça constar à sobredita Câmara, a fim de que ela solicite da referida Secretaria de Estado, por seu bastante Procurador, a expedição do necessário Diploma, o qual lhe será entregue com prévio pagamento dos respetivos Direitas de Mercê e mais despesas legais.
    Palácio das Necessidades, em 13 de Maio de 1842. =
    António Bernardo da Costa Cabral

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais