por | 23 Jul, 2021 | Cultura

A brilhante Festa Grande de 1965 “deu” na RTP

Por José Carlos Carvalheiras

“E o sol que os trouxera à Festa ainda viu muitos a ir da Festa”

Foi de arromba a Festa Grande de Lousada em 1965. A RTP enviou uma equipa de reportagem para filmar as festividades que “atingiram invulgar brilhantismo”, frase que é título na primeira página do Jornal de Lousada de 31 de Julho desse ano, que era administrado por Manuel Afonso da Silva e dirigido por Jaime Amador e Pinho, da Casa da Bouça, de Nogueira. No artigo, da autoria do escritor José Dinis, de Vila Nova de Gaia, lê-se:

“A manhã de sábado mostrou-se prazenteira, e a alegria do sol que nasceu radioso espalhava-se no rosto dos primeiros forasteiros. De perto e de longe, lá chegavam eles. A pé ou nos mais variados meios de transporte. Farnel recendendo da sacola recheada, ou carteira bem provida, na perspetiva de um abundante repasto. Que as diversas pensões da Vila primavam em suplantar a habitual franqueza de bem receber e bem trabalhar.

No domingo, a Vila foi tomando aspeto buliçoso e aos poucos se foi enchendo até ficar como um ovo. Por todo o dia era vê-los felizes e contentes, limpando no seu fato novo, garbosos daquela galhardia, que o povo simples sabe ostentar nestas ocasiões.

À noite, um ondulante mar de gente bem disposta, indo e vindo, enchia por completo de vida, bulício e animação todas as ruas e recantos. Duas Bandas de Música afamadas atiravam ao ar as belas peças de seu reportório.

Divertimentos, barracas de comes e bebes, tudo era invadido, a espaços, por ondas sequiosas de folia e bom trato. Pela noite fora, longe de diminuir, a animação cresceu, e o sol que os trouxera à Festa ainda viu muitos a ir da Festa.

Mas ninguém se cansou e no dia 26 a Vila novamente se encheu. De mistura com o estrondo dos foguetes animavam ainda a Festa os Ranchos Folclóricos com danças e descantes.

Enfim, uma alegre cornucópia de folguedos e diversões que deleitaram estas gentes e deixaram em todos, forasteiros e Lousadenses, a mais grata impressão”.

Poderá ver o vídeo aqui.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousadense Marco Silva é campeão pelo FC Porto

O jovem futebolista lousadense Marco Silva conquistou hoje o título de Campeão Nacional de...

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Crédito Agrícola perde em tribunal

O Supremo Tribunal condenou a Caixa Agrícola a pagar e reintegrar Susana Faria, mantendo a decisão...

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Os maiores inimigos da liberdade, ironicamente, são, precisamente, aqueles que dizem ser os seus...

Editorial 163 | Pseudo Abrilistas

São 52 anos de Abril, 50 anos da Constituição da República e, muito em breve, 50 anos do Poder...

Siga-nos nas redes sociais