por | 23 Ago, 2021 | Sociedade

Projeto “ParTilhado” vai iniciar em setembro

Foi assinado na passada sexta-feira, dia 20, o contrato de subarrendamento entre o Município de Lousada e a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) “Ao Encontro das Raízes”, de modo a que fiquem disponíveis dois apartamentos T4 para albergar um novo projeto habitacional para cidadãos isolados.

As frações foram cedidas pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) e, com a colaboração da associação “Ao Encontro das Raízes” vai ter início, em setembro uma solução pioneira em Lousada. Uma residência masculina para quatro pessoas e outra residência feminina, para outras tantas pessoas, onde os seus moradores são previamente analisados e comprovada a sua situação social.

O Projeto de Residências Partilhadas denominado “ParTilhado” vai ser implementado no Bairro Dr. Abílio Alves Moreira. De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, “esta nova solução vai permitir uma resposta adequada, acompanhada por técnicos sociais e com total respeito por todos”.

Parceria do Município e da associação “Ao Encontro das Raízes”

Este projeto tem como destinatárias pessoas de baixos rendimentos que vivam isoladas e consiste na concessão de direito ao uso de um quarto individual e ao usufruto das partes comuns, numa habitação partilhada com pessoas em circunstâncias sociais semelhantes.

Pedro Machado teve oportunidade de salientar, aquando da assinatura do protocolo com o IHRU em junho passado, que “este projeto acontece após o Município ter lançado o desafio aos responsáveis da instituição governamental, de modo a converter algumas das frações em residências partilhadas”.

Ainda de acordo com o autarca “o número de pessoas que procura habitação é grande e, muitas delas vivem isoladas. Por isso, a primeira dificuldade passa por ter disponíveis habitações T0 ou T1. Acresce ainda o isolamento social e, por isso, as residências partilhadas comportam imensas vantagens”.

“Todo este processo é possível por que o IHRU disponibilizou duas residências e a associação “Ao Encontro das Raízes” aceitou o desafio de fazer a gestão do projeto, merecendo, desde já, um agradecimento público” – afirmou Pedro Machado.

Reconhecendo a importância da modalidade alternativa ao alojamento convencional, a autarquia promoveu esta iniciativa junto de uma associação local, com um modelo inovador que permite conferir privacidade aos seus residentes, bem como um melhor funcionamento das dinâmicas de convivência diária. Vão ser beneficiadas as famílias unipessoais de modo a dar resposta adequada aos desafios e realidades do presente.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais