O Município estabeleceu um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lousada e com a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) no intuito de proceder à criação da 2.ª Equipa de Intervenção Permanente (EIP) no concelho.
Em 2018, foi efetuado um protocolo para o funcionamento da 1.ª EIP, com uma comparticipação de 50%, no encargo anual da autarquia de 36 mil euros.
Este novo protocolo surge na sequência do aumento do número de ocorrências e solicitações, que têm sobrecarregado os Bombeiros Voluntários de Lousada, que são o único corpo de bombeiros no concelho.
Cada EIP é composta por cinco elementos e visa assegurar, em permanência, o socorro às populações em todos os dias úteis. Estão abrangidos os combates a incêndios, socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes, também o socorro complementar, nomeadamente o desencarceramento ou apoio a sinistrados no âmbito da urgência pré-hospitalar e a colaboração em atividades de proteção civil.
Neste protocolo tripartido, que tem a duração prevista de três anos, o Município vai ter um encargo financeiro de, aproximadamente, 110 mil euros, que duplica se forem consideradas as duas equipas.
O Município tem desenvolvido um conjunto de apoios aos Bombeiros Voluntários de Lousada, onde se destaca o subsídio anual de 54 mil euros para o plano de atividades.
A autarquia assume o pagamento dos seguros de acidentes pessoais e seguros de saúde aos elementos do quadro ativo no valor de 24 mil euros (despesas com consultas, exames e internamentos). O corpo ativo usufrui do Tarifário Social da Água e Resíduos com redução acentuada do custo mensal da Água e Resíduos e ainda isenção na utilização das Piscinas Municipais (ginásio e natação).
Para além do que está protocolado, a autarquia dá apoios pontuais, destinados por exemplo à aquisição de viaturas.
A autarquia tem demonstrado disponibilidade total para colaborar com a AHBVL na concretização do objetivo da construção de um novo quartel.
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