No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens, iniciativa da Assembleia da República, a Escola Secundária de Lousada participa com 10 deputados, constituindo, assim, a Lista A.


O tema em debate é Fake News (notícias falsas) e os deputados, em conjunto, terão de elaborar projetos de leis para que, com as suas sugestões inovadoras, se consiga travar, ou mesmo combater, esta questão.
O projeto Parlamento de Jovens é desenvolvido ao nivel nacional, com várias parcerias. Para além da Assembleia da República, envolve, ainda, o Ministério da Educação, que promove esta iniciativa, contando com a participação das escolas e com a envolvência de alunos do terceiro ciclo e secundário.
Assim, tem como principais objetivos educar os jovens para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses; estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias, com respeito pelos valores da tolerância e da formação da vontade da maioria; entre outros.
Numa primeira fase, os alunos passaram pela eleição dos deputados para a constituição da lista. Posteriormente, irão ser realizadas Sessões Distritais/Regionais, nos dias 21 e 22 de março, onde se reunirão os deputados que representam as escolas de cada distrito ou região autónoma, para aprovar os Projetos de Recomendação a submeter à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens e eleger os deputados que os vão representar nesta Sessão.
Numa fase final, haverá a realização da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, onde se reunirão os deputados jovens, ao nível nacional, representando cada distrito ou região autónoma, na qual será aprovada, após debate em Comissões e em Plenário, a Recomendação final sobre o tema Fake News.

Cristiana Barbosa, n°8, 12°F
Comentários