por | 10 Mar, 2022 | Editorial

Editorial da edição 69º de 10 de março de 2022

Neste dia que se escreve estas singelas linhas deste editorial, comemora-se o dia internacional da Mulher. 

A data foi instituída em 1975 pelas Nações Unidas, mas a sua origem encontra-se bem antes disso, pois a ideia de criar o dia das mulheres surgiu entre o final do século XIX e o início do século XX, no contexto das lutas feministas por melhores condições de vida e trabalho e pelo direito de voto. Em 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas em Copenhaga, a líder alemã Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

Se analisarmos estas razões dos dois séculos anteriores, notamos como essas lutas são contemporâneas em muitos países e até mesmo no nosso. A luta pela verdadeira igualdade de tratamento no emprego, na sociedade e mesmo na família, continua a ser um dos grandes desafios que as mulheres enfrentam. A sua superação perante as diversas dificuldades e os estereótipos que a sociedade lhes coloca, têm-lhes conferido conquistas que nos engrandecem a todos, que apesar de já serem visíveis, são ainda insuficientes perante a comparação com o que o sexo masculino tem ao seu dispor.

Hoje, embora às vezes enfraquecido por um carácter festivo e comercial, o 8 de Março apresenta-se como um dia de reflexão sobre as conquistas e os desafios sociais, políticos e económicos das mulheres e a luta por igualdade de género. Ser mulher é compatibilizar resistência e sensibilidade, é superar, reinventar, não temer desafios e vislumbrar as belezas e subtilezas da vida de forma a conquistar o seu espaço ao lado do homem e não atrás.

Artur Teixeira é o nosso “Grande Louzadense”! Homem simples, bem-disposto, amigo do seu amigo, tem sido um grande empreendedor de Lousada e um ótimo piloto de rallycross. Lousadense de “gema”, tem um enorme orgulho na sua terra. Cidadão ativo em diferentes organizações, não nega apoio a quem lhe solicita.

José Joaquim Cunha foi um bom lousadense. Homem afável e bem-disposto teve sempre uma grande disponibilidade para as causas sociais. Desde dos voluntários de Caíde, passando pelos bombeiros voluntários de Lousada até à AD Lousada, José Cunha foi um cidadão disponível para colaborar e promover as respetivas instituições. Tivemos a oportunidade de trabalhar com ele e podemos assegurar que era um homem que não tinha receio de arriscar para fazer mais e melhor. Foi também um grande empreendedor em diversas atividades empresariais.

O nosso relevo desta semana na rubrica “Cidadania” é Elisabete Ribeiro. Além de ser uma mulher combativa e com capacidade empreendedora, é também uma voluntária ativa no desporto, nomeadamente no hóquei em campo.

Nesta edição destacamos os 50 anos de inauguração do Palácio da Justiça (tribunal). Um edifício que foi algo muito revolucionário para a época e que se mantém com uma arquitetura muito contemporânea e com muitas histórias para contar. Ouvimos alguns dos seus primeiros funcionários que nos relatam circunstâncias muito peculiares.

Lourenço Rocha é um jovem piloto de karting em ascensão e que releva a vila de Lousada em todas as entrevistas que dá. O orgulho onde nasceu e habita é evidente quando releva isso em todas as suas conquistas sempre que sobe aos palcos nacionais.

Nos “Segredos da Bola” ouvimos as histórias de uma família de guarda-redes de futebol. A família Ribeiro é sobejamente conhecida pela sua dedicação ao futebol e com feitos muito relevantes para Lousada.

Continuem a seguir-nos!

Boa leitura!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais