A convite do vereador do pelouro do desporto, a professora Paula Oliveira iniciou a modalidade de Ginástica em 2015. Realizada no Pavilhão do Município de Lousada, aos sábados de manhã, no projeto “On The Move” cofinanciado pela Câmara Municipal de Lousada e pelos Programas da União Europeia: Erasmus e On The Move.
Este projeto durou 2 anos, tendo como objetivo dar às crianças do 1º ciclo das Escolas de Lousada o prazer pela prática gímnica, bem como promover um bom estado de saúde.
Mais tarde, a 16 de março de 2017 e no seguimento deste projeto, foi lançado o desafio a esta mentora da fundação Academia de Ginástica de Lousada – Cooperativa, CRL – designada por AGL. A “promessa” da entidade camarária era que, a partir desse momento, se iriam encetar esforços no sentido da construção de um espaço inteiramente dedicado para a prática desta modalidade desportiva.
Principiar um projeto destes no meio de uma crise económico-social, passando por uma crise pandémica não tem sido fácil, mas é mantida a esperança de um dia vir a ser erguido o tão esperado pavilhão, sendo mantido o seu projeto/planta em lista de espera numa gaveta camarária.
Mas nem tudo é espinhoso, graças à direção da Escola Básica e Secundária de Nogueira, a AGL tem mantido no pavilhão gimnodesportivo dessa escola um núcleo de Ginástica Artística Feminina. Diz-se ser um espaço acolhedor, mas muito diminuto. Logo, não possibilita a abertura a novas inscrições de atletas e a expansão da modalidade.

A AGL conta com 30 ginastas inscritas na Federação de Ginástica de Portugal e que participam no calendário competitivo anual desta Federação. Nesta época, a AGL conseguiu já o apuramento de uma ginasta sénior, Carolina Cunha, para o Campeonato Nacional de Ginástica Artística Base. Esta atleta apresentou um excelente desempenho e viu assim o seu trabalho e dedicação serem reconhecidos.

Não querendo ficar por uma só categoria da Ginástica, a AGL aumentou o leque de escolhas à comunidade lousadense e experimentou, pela primeira vez, a modalidade de Ginástica Rítmica. Daqui resultou a participação dos seus atletas num evento distrital da Associação de Ginástica do Norte, obtendo com a sua atleta juvenil, Sâmile Cruz, o 1º lugar no Torneio de Rítmica Base.
A AGL organizou também o I e II Encontros Lousada Special Gym, que decorreram durante dois anos seguidos. Espera agora poder reativar este evento que foi considerado um sucesso a nível nacional e que possibilitou a vinda de atletas portadores de deficiência que usufruíram de um salutar convívio na vila de Lousada.
A ginástica é uma modalidade onde as crianças e jovens, de um modo divertido e devidamente enquadradas, desenvolvem um conjunto de competências transversais e essenciais: flexibilidade, força, equilíbrio, controlo da orientação espacial, ritmo e agilidade, entre outras. Posto isto, a diretora da Academia, considera que esta é uma modalidade de referência que pode, junto da comunidade lousadense, marcar um papel ativo e importante no crescimento da população e, por isso, desde sempre colabora e participa em todos os eventos desportivos e educacionais para o qual é solicitada pela CML.
Paula Oliveira não deixa de encetar elogios à forma como foi acolhida no concelho, nomeadamente pelo vereador do Pelouro do Desporto, Dr. António Augusto, e toda a sua equipa de trabalho. “Sem eles já tínhamos desistido”, afirma.
Artur Romão, um dos sócios fundadores, desde sempre uma referência nesta modalidade, sublinha que a AGL é uma Academia com muitas dificuldades, no passado e no presente, mas muito resiliente e, por isso, com uma grande ambição para o futuro.
“E o futuro está estampado na alegria que as ginastas deixam transparecer durante os seus treinos. A ginástica privilegia o bem estar, com dinâmicas de cooperação entre os seus pares e as treinadoras, através dos jogos e exercícios executados, compreendendo e aplicando as regras técnicas da modalidade, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação entre todos, tendo assim as atletas a possibilidade de serem pessoas felizes e bem formadas. O meu apreço é centrado nas ginastas e suas treinadora, Ana Oliveira, Girlande Moura e a monitora Verónica Dulina, que apesar da falta de condições que a AGL apresenta para a prática desta modalidade, se mantem firmes e com a vontade de continuar”, declara Paula Oliveira.
Esta época gímnica terminou com a atividade “A Alegria na Ginástica” onde as ginastas, juntamente com outro clube do Vale de Sousa, nos dias 22 e 23 de julho, desfrutaram de aprendizagens juntos dos biólogos da Mata de Vilar, com uma sessão diurna e outra noturna, observando a maravilhosa natureza existente neste concelho. De seguida, visionaram um filme e dormiram no ginásio do CBP, com toque de alvorada rumo à quinta de Lourosa onde gozaram de atividades lúdicas, cedido gratuitamente pelos seus donos.

A AGL tem como objetivos, para a próxima época, dar continuidade aos treinos das modalidades de Ginástica Artística e Rítmica, reativar o encontro SpecialGym e trazer para Lousada outro evento nacional, este agora para as camadas mais jovens de benjamins e iniciados. No entanto, alerta que para isso “necessitamos da ajuda incondicional da Câmara de Lousada com a concessão de um espaço próprio e condigno para a modalidade, da ajuda outras entidades nomeadamente a Federação e Associação Distrital de Ginástica e as empresas concelhias através de patrocínio, este ano tivemos a Quinta de Lourosa e a Misericórdia de Lousada, bem como a continuidade de cedência do espaço pelo Agrupamento de escolas Dr. Mário Fonseca”.
A AGL espera a visita ao seu site https://academiaginasticalousada.webnode.pt/.

Comentários