por | 2 Ago, 2022 | Desporto

A Academia de Ginástica de Lousada é uma “filha” lousadense bastante orgulhosa da comunidade onde se insere

A convite do vereador do pelouro do desporto, a professora Paula Oliveira iniciou a modalidade de Ginástica em 2015. Realizada no Pavilhão do Município de Lousada, aos sábados de manhã, no projeto “On The Move” cofinanciado pela Câmara Municipal de Lousada e pelos Programas da União Europeia: Erasmus e On The Move.   

Este projeto durou 2 anos, tendo como objetivo dar às crianças do 1º ciclo das Escolas de Lousada o prazer pela prática gímnica, bem como promover um bom estado de saúde.

Mais tarde, a 16 de março de 2017 e no seguimento deste projeto, foi lançado o desafio a esta mentora da fundação Academia de Ginástica de Lousada – Cooperativa, CRL – designada por AGL. A “promessa” da entidade camarária era que, a partir desse momento, se iriam encetar esforços no sentido da construção de um espaço inteiramente dedicado para a prática desta modalidade desportiva.

Principiar um projeto destes no meio de uma crise económico-social, passando por uma crise pandémica não tem sido fácil, mas é mantida a esperança de um dia vir a ser erguido o tão esperado pavilhão, sendo mantido o seu projeto/planta em lista de espera numa gaveta camarária.

Mas nem tudo é espinhoso, graças à direção da Escola Básica e Secundária de Nogueira, a AGL tem mantido no pavilhão gimnodesportivo dessa escola um núcleo de Ginástica Artística Feminina. Diz-se ser um espaço acolhedor, mas muito diminuto. Logo, não possibilita a abertura a novas inscrições de atletas e a expansão da modalidade.

Pavilhão Gimnodesportivo

A AGL conta com 30 ginastas inscritas na Federação de Ginástica de Portugal e que participam no calendário competitivo anual desta Federação. Nesta época, a AGL conseguiu já o apuramento de uma ginasta sénior, Carolina Cunha, para o Campeonato Nacional de Ginástica Artística Base. Esta atleta apresentou um excelente desempenho e viu assim o seu trabalho e dedicação serem reconhecidos.

Carolina Cunha

Não querendo ficar por uma só categoria da Ginástica, a AGL aumentou o leque de escolhas à comunidade lousadense e experimentou, pela primeira vez, a modalidade de Ginástica Rítmica. Daqui resultou a participação dos seus atletas num evento distrital da Associação de Ginástica do Norte, obtendo com a sua atleta juvenil, Sâmile Cruz, o 1º lugar no Torneio de Rítmica Base.

A AGL organizou também o I e II Encontros Lousada Special Gym, que decorreram durante dois anos seguidos. Espera agora poder reativar este evento que foi considerado um sucesso a nível nacional e que possibilitou a vinda de atletas portadores de deficiência que usufruíram de um salutar convívio na vila de Lousada.

A ginástica é uma modalidade onde as crianças e jovens, de um modo divertido e devidamente enquadradas, desenvolvem um conjunto de competências transversais e essenciais: flexibilidade, força, equilíbrio, controlo da orientação espacial, ritmo e agilidade, entre outras. Posto isto, a diretora da Academia, considera que esta é uma modalidade de referência que pode, junto da comunidade lousadense, marcar um papel ativo e importante no crescimento da população e, por isso, desde sempre colabora e participa em todos os eventos desportivos e educacionais para o qual é solicitada pela CML.

Paula Oliveira não deixa de encetar elogios à forma como foi acolhida no concelho, nomeadamente pelo vereador do Pelouro do Desporto, Dr. António Augusto, e toda a sua equipa de trabalho. “Sem eles já tínhamos desistido”, afirma.

Artur Romão, um dos sócios fundadores, desde sempre uma referência nesta modalidade, sublinha que a AGL é uma Academia com muitas dificuldades, no passado e no presente, mas muito resiliente e, por isso, com uma grande ambição para o futuro.

“E o futuro está estampado na alegria que as ginastas deixam transparecer durante os seus treinos. A ginástica privilegia o bem estar, com dinâmicas de cooperação entre os seus pares e as treinadoras, através dos jogos e exercícios executados, compreendendo e aplicando as regras técnicas da modalidade, bem como os princípios de cordialidade e respeito na relação entre todos, tendo assim as atletas a possibilidade de serem pessoas felizes e bem formadas. O meu apreço é centrado nas ginastas e suas treinadora, Ana Oliveira, Girlande Moura e a monitora Verónica Dulina, que apesar da falta de condições que a AGL apresenta para a prática desta modalidade, se mantem firmes e com a vontade de continuar”, declara Paula Oliveira.

Esta época gímnica terminou com a atividade “A Alegria na Ginástica” onde as ginastas, juntamente com outro clube do Vale de Sousa, nos dias 22 e 23 de julho, desfrutaram de aprendizagens juntos dos biólogos da Mata de Vilar, com uma sessão diurna e outra noturna, observando a maravilhosa natureza existente neste concelho. De seguida, visionaram um filme e dormiram no ginásio do CBP, com toque de alvorada rumo à quinta de Lourosa onde gozaram de atividades lúdicas, cedido gratuitamente pelos seus donos.

Alegria na Ginástica

A AGL tem como objetivos, para a próxima época, dar continuidade aos treinos das modalidades de Ginástica Artística e Rítmica, reativar o encontro SpecialGym e trazer para Lousada outro evento nacional, este agora para as camadas mais jovens de benjamins e iniciados. No entanto, alerta que para isso “necessitamos da ajuda incondicional da Câmara de Lousada com a concessão de um espaço próprio e condigno para a modalidade, da ajuda outras entidades nomeadamente a Federação e Associação Distrital de Ginástica e as empresas concelhias através de patrocínio, este ano tivemos a Quinta de Lourosa e a Misericórdia de Lousada, bem como a continuidade de cedência do espaço pelo Agrupamento de escolas Dr. Mário Fonseca”.  

A AGL espera a visita ao seu site https://academiaginasticalousada.webnode.pt/.  

AGL

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais

Vai realizar-se amanhã, 20 de setembro, a conferência sobre Inovação em Paisagens Rurais. O evento...

Siga-nos nas redes sociais