por | 16 Nov, 2022 | Política, Sociedade

Junta de Freguesia de Lodares

Armando Jorge Mota Moreira, de 63 anos, é o presidente da Junta de Freguesia de Lodares e encontra-se no seu último mandato. Desde 1989, serve a população lodarense seja na qualidade de secretário como na de presidente. Posto isto, há 33 anos que cumpre funções sendo um dos autarcas com mais tempo ao serviço de uma freguesia. Conheça a sua longa carreira marcada por obras de importância. 

Armando Moreira é encarregado de manutenção das Piscinas Municipais de Lousada. Com apenas 2 anos, ainda criança, mudou-se para Lodares. “Fui sempre uma pessoa ligada à freguesia”, inicia. Este é um dos sócios fundadores da Associação Desportiva e Cultural de Lodares, tendo servido o clube enquanto secretário durante 14 anos.  

Entretanto, após esta criação, recebeu um convite do Sr. Antero Leal que resolveu recandidatar-se à Junta de Freguesia de Lodares. “Veio ter comigo e convenceu-me”, conta. Na época o Dr. Jorge Magalhães era o líder do órgão executivo do Município e aceitou o desafio, embora sem grandes expectativas. Contudo, o Partido Socialista ganhou. 

Desde então, 1989, desempenhou em seis mandatos o cargo de secretário. E, após estes, concorreu como presidente e ganhou. Atualmente, possui 33 anos de serviço à freguesia e no final deste seu último mandato cumprirá ao todo 36 anos. “Sou um dos autarcas com mais tempo ao serviço da freguesia”, reforça. 

Desde o início que faz tudo com muito gosto pois sempre primou pela ajuda e proximidade com as pessoas. Aliás, antes de servir a freguesia já gostava de o fazer. 

Relativamente às obras, o autarca considera que estas acabam por motivá-lo e quando uma acaba já está a pensar na próxima. “Felizmente, fizeram-se obras de grande relevância capital para a freguesia”, sublinha. Neste sentido, realça a construção de raiz da casa mortuária por se tratar de uma propriedade em falta. Esta foi possível graças à colaboração do falecido Padre Maia que graciosamente cedeu o terreno. Além disso, foi também feita uma nova entrada para o cemitério e a própria sede da junta pois não havia local para atender a população. Esta última foi feita na qualidade de membro do executivo, porém as restantes na qualidade de presidente. 

Construção de raiz da Casa Mortuária

Em termos sociais, a Junta de Freguesia de Lodares adquiriu uma nova carrinha de transporte. Atualmente, alberga duas e no início do 1º trimestre de 2023 vai adquirir outra. Estas são imprescindíveis devido ao garante de transporte a todas as crianças, dentro e fora da freguesia, que frequentam o Centro Escolar. Para mais, possui uma carrinha comercial destinada ao funcionário efetivo. “Estou muito contente com ele pois é um empregado habilidoso, disponível, prestável e atento”, afirma acerca deste. 

Nova entrada para o cemitério

Outra valência que merece realce é a dispensa de camas articuladas. A junta adquiriu e cede-as às famílias que necessitam, ou seja, estas dirigem-se à sede e depois é feita a respetiva entrega. “Temos camas, colchões e cadeiras de rodas que são pertença da junta, mas estão distribuídos pelas pessoas que precisam”, salienta. Isto denota a disponibilidade e ajuda da freguesia perante a sua população. 

No que concede a pavimentação, a junta realizou uma série delas pois havia sítios onde não passava um carro. Neste seguimento, o autarca afirma que Lodares é das melhores freguesias a nível de acessibilidades. “Além da situação geográfica porque estamos situados num centro estratégico, temos duas entradas para a A4. Para mais, a quantidade de alargamentos e pavimentações que foram feitas permite que o trânsito flua melhor”, explica. 

Posto isto, a freguesia é bastante procurada para habitação e são vários os telefonemas que o autarca recebe para questionar acerca de terrenos ou casas disponíveis. “Lodares é apetecível para residir”, declara satisfeito pois é sinal que o trabalho está à vista de todos. 

A nível cultural, acederam ao Movimento Sênior que possui uma aderência fora de série. Apresentado uma série de obras, bens e atividades, Armando agradece à Câmara Municipal de Lousada por toda a colaboração que possibilitou que a freguesia adquirisse valências fundamentais. “Sem estas ajudas a maioria das obras não eram exequíveis, na medida em que as juntas não possuem capacidade econômica”, reconhece. 

De acordo com próprio, as construções são o motivo dos habitantes darem-lhe maioria absoluta. “As pessoas, hoje em dia, não olham para partidos”, realça. Neste momento, encontra-se a lutar por um complexo desportivo com sintético num terreno. Esta obra é primordial dada ao número elevado de crianças na Associação Desportiva e Cultural de Lodares.  Posto isto, deseja que esta seja cumprida ainda no seu mandato para terminar em beleza. 

Daqui a três anos não se encontrará mais em cargos políticos, porém, fora do papel de presidente estará igualmente disposto a ajudar no que for possível. Neste seguimento, expressa a sua opinião acerca da limitação de mandatos. 

“Tenho uma equipa muito boa”, declara sobre os membros do executivo. O Secretário, Carlos Manuel da Rocha Leal Ribeiro, e a tesoureira Patrícia Manuela Alves Carvalho, são pessoas dedicadas e dotadas de saberes importantes para o desenvolvimento da freguesia. Contudo, todos os membros da assembleia de freguesia são também realçados por serem colaborativos. 

O autarca, de grosso modo, encontra-se bastante satisfeito com todo o trabalho realizado e não tem dúvidas que muito deste deve-se à população hospitaleira e solidária. “Em cada Lodarense tenho um amigo”, finaliza Armando Moreira. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Da prestigiada Fazenda Pública à decadência da Repartição de Finanças

O ESTADO DOS SERVIÇOS DO ESTADO EM LOUSADA (PARTE 1) O Louzadense inicia nesta edição a...

Avenida Dr. José Paulino Freitas Neto

JOSÉ PAULINO FARIA DE FREITAS NETO, nasceu a 16 de junho de 1929, em Silvares, Lousada. Era filho...

Associação Letras 100 Cessar

César Castro, de 53 anos, e Ricardo Moreira, de 43 anos, concederam uma entrevista onde abordaram...

VENCEDORES – VII LER LOUSADA

No VII Concurso Literário LER LOUSADA participaram 7 turmas de 4.º ano do 1.º...

Mercado Histórico revive século XVIII

Nos dias 2, 3 e 4 deste mês, a Avenida do Senhor dos Aflitos recua no tempo e os visitantes vão...

A Casa Nobre no seu contexto histórico XXI: Freguesia de S. Salvador de Aveleda

A Estrutura Arquitetónica de Lousada, segundo as Memórias Paroquiais de 1758: Os Efeitos do...

Paulo Rocha: Lousadense comanda posto da GNR

O sargento-chefe António Paulo Magalhães da Rocha, de Nogueira, é o segundo lousadense a comandar...

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

Siga-nos nas redes sociais