por | 12 Mar, 2023 | Sociedade

Cartórios e Solicitadores de Lousada: quem são, o que fazem, onde estão

A relevância dos atos praticados pelos Solicitadores em vários ramos são dúvidas frequentes da população. Com clareza e esclarecimento, vários Solicitadores com escritório no concelho de Lousada foram abordados com diferentes e diversas questões acerca da atividade profissional que exercem. Para mais, o Cartório Notarial pertencente a Ana Ferreira prestou declarações. 

Leonel Vieira

Escritórios na Vila de Lousada na Cidade de Vizela

O solicitador, de 54 anos, optou por esta via profissional devido à influência do seu pai. Exerce esta profissão há 30 anos. 

Louzadense: Para si, o que é ser solicitador?

Leonel: O Solicitador é um jurista. É um profissional habilitado essencialmente para tramitar processos de índole judicial, predial, comercial, fiscal e na elaboração de contratos. A sua experiência é muitas vezes crucial para a boa resolução de assuntos jurídicos, bem como para evitar e resolver conflitos.

Leonel Vieira

Paula Costa

Escritório na rua Eduarda de Lencastre n.º1658, Soutelo, Vilar de Alentém, Lousada

A solicitadora, de 46 anos, decidiu seguir esta área com o intuito de poder ajudar as pessoas a fazerem valer os seus direitos. 

Louzadense: Que serviços dispõem os solicitadores?

Paula: Os solicitadores tratam de toda a prática burocrática, como por exemplo: todo o tipo de Contratos, Partilhas, Registos Predial, Automóvel e Comercial , Autenticação de Documentos, certificação de cópias, reconhecimentos de assinaturas, procurações, representações perante Finanças e Segurança Social, Reclamações Graciosas, Contestação de multas, Divórcios por mútuo acordo, Acordos de poder Parental, basicamente tudo que sejam papéis, somos profissionais qualificados com conhecimento em diversas áreas do Direito, como Direito de Família, Direito Sucessório, Direito Fiscal, Comercial, Civil, entre muitas outras,  damos aconselhamento Jurídico,  podemos exercer o mandato judicial dentro de certos limites, aconselhamos, assessoramos e representamos os cidadãos.

Paula Costa

Pedro Gonçalves

Escritório na Avenida D. Nuno Álvares Pereira n.º 537, Lousada

O solicitador, de 35 anos, residente em Boim, ingressou no curso de Arquitetura, mas como não se sentia realizado acabou por mudar para Solicitadoria. 

Louzadense: Nesta área, é preciso ser um eterno estudante?

Pedro: Para prestarmos um serviço de excelência aos clientes temos de nos manter atualizados. E o que acontece na nossa área é que a legislação está constantemente a ser alterada e faz com que a formação contínua na nossa área seja efetivamente algo indispensável.

Pedro Gonçalves

Rui Teixeira 

Escritório na Avenida do Santuário, 110, freguesia de Torno, Lousada

O solicitador, residente na freguesia de Torno, na altura de optar pelo que deveria efetivamente seguir (no secundário) não havia algo que o instigasse nesta área. No entanto, havia familiares que já estudavam no ensino superior, precisamente em Solicitadoria, a quem pediu opiniões e feedbacks, despertando o seu interesse. 

Louzadense: Na sua opinião, quais são as características importantes que os solicitadores devem ter?

Rui: Na minha opinião, há valores imprescindíveis, tais como, Idoneidade, Honestidade, Profissionalismo e Respeito. Tendo esta base de características, existirá sempre uma relação de enorme confiança entre Cliente e Solicitador. 

Rui Teixeira

Paulo Ribeiro

Escritório em Lousada

O solicitador seguiu para a área de Solicitadoria porque desde jovem, presenciou a necessidade de ajudar a sua família, a qual enquanto empreendedora, necessitavam de auxílio no domínio administrativo.

Louzadense: Quais os maiores desafios desta atividade profissional?

Paulo: Os maiores desafios que se enfrenta nesta atividade profissional prendem-se essencialmente com a morosidade dos serviços públicos. Reconheço alguma melhoria nos últimos tempos, no entanto, um investimento ao nível de recursos humanos seria vantajoso para a obtenção de resultados com maior celeridade e consequente satisfação no atendimento ao cliente.

Trabalhando com pessoas, sabemos que cada caso é um caso, e reconhecer as idiossincrasias e a necessidade do caso em análise, reflete num empenho constante na procura de novos saberes, leituras, consulta de leis, pareceres e decisões jurídicas e intervenção profissional. Reconheço que apesar disso, é desafiante mas mais ainda reconfortante conseguir finalizar o trabalho a que me proponho com qualidade, obtendo deste modo, clientes satisfeitos com a solução apresentada. Isto é visível quando vivencio o marketing boca a boca, onde os clientes ficam satisfeitos com o serviço prestado e muitos deles recomendam sempre os meus serviços a outras pessoas. 

Paulo Ribeiro

Glória Magalhães

Escritório na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra nº 384, Ed. Lousatur, 1º, 4620-141, Lousada

A solicitadora, de 44 anos, seguiu a área de Solicitadoria por lhe ser uma área familiar.

Louzadense: Que reformas precisa esta profissão?

Glória: São precisas várias  como: mais divulgação da profissão; maior amplitude de áreas de competência; existir determinadas áreas com a obrigatoriedade de ter solicitadores nos quadros das empresas; e exclusividade de competências.

Vânia Martins

Escritório na Rua Palmira Meireles, n.º 436, R/C Esquerdo, Lousada

A solicitadora, de 29 anos, residente na União de freguesias de Figueiras e Covas, seguiu a área de Solicitadoria por “indicação”, daquela que é hoje a sua colega de escritório.

Louzadense: Acha que esta profissão tem evoluído muito?

Vânia: Sim, mas não o suficiente. É uma profissão que acarreta compromisso, rigor e responsabilidade tendo, inclusive, o leque de competências atribuídas ao solicitador vindo a aumentar no decorrer dos últimos anos.

Não obstante, muitos são os que ainda não conhecem a figura do Solicitador, pelo menos, na íntegra, não lhe sendo por isso reconhecida, em pontuais circunstâncias, a merecida importância.

Vânia Martins

Ana Ferreira

Cartório na Praça das Pocinhas 51, 4620-674 Lousada

Louzadense: Quais as funções de um notário?

Ana: Tal como previsto no Código do Notariado, no seu artigo 1º, a função notarial destina-se a dar forma legal e a conferir fé pública aos atos jurídicos extrajudiciais. Ou seja, o Notário é um profissional que, pautando a sua atuação pela lei, valida e confere fé pública a todos os negócios jurídicos celebrados pelas partes.

Louzadense: O que se pode fazer, presencialmente, num Cartório Notarial?

Ana: Num Cartório Notarial podem ser realizados testamentos públicos que incluam inclusive escolha da lei aplicável à sucessão do testador, todo o tipo de escrituras públicas (justificações notariais, convenções antenupciais, compra e venda, empréstimos bancários, hipotecas, partilha de herança, partilha por divórcio, divisões de coisas comuns, habilitações de herdeiros, constituições de propriedade horizontal….), processos de inventário para extinção da comunhão conjugal e da comunhão hereditária, procurações, reconhecimento de assinaturas, registo automóvel, predial, civil e comercial

Louzadense: Dê exemplos de serviços online dos notários que tornam os processos burocráticos mais simples, práticos e menos dispendiosos?

Ana: No Cartório Notarial, podem ser realizados todos os atos de registo predial, civil, automóvel e comercial online, tornando os processos mais simples, práticos e menos dispendiosos. Para além disso, no Cartório Notarial, através dos procedimentos CASA SIMPLES CASA SEGURA, o Notário, para além de outorgar a escritura, trata de toda a documentação e toda a burocracia, prévia e posterior à outorgada da mesma, tratando da obtenção de todas as certidões necessárias, da liquidação de impostos, da realização dos competentes registos.

Cartório de Ana Ferreira

Nota: Além deste, existe também o Cartório Notarial de Lousada – Maria Lucinda Fonseca situado na Rua Palmira Meireles.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Conferência do PSD Lousada debateu estratégias e financiamento para o Desenvolvimento Local

Na noite de 18 de julho, o Auditório da COPAGRI em Lousada foi palco da conferência...

“Toda a glória do mundo é transitória”

JORGE NETO, ADVOGADO E POLÍTICO O lousadense Jorge Manuel Ferraz de Freitas Neto, de 67 anos, é um...

Siga-nos nas redes sociais