por | 23 Abr, 2023 | Editorial, Editorial

Editorial da edição 95º de 20 de abril de 2023

Feminismo

Os meus olhos cruzam-se com a notícia de que foi inaugurada, em Lisboa, a primeira escola feminista do país. O que tem isto de relevante e qual a ligação aos temas da presente edição? Em termos sociais (e, diga-se, pessoais) tem tudo de relevante. A condição de género não pode subalternizar um a favor do outro, quando ambos são seres humanos, nascidos da mesma razão. A questão de fundo coloca-se ao nível do seu crescimento: político, social, cultural e filosófico. À mulher ainda são negados iguais direitos, induzidas formas de opressão e de exploração, condicionando a sua emancipação. É, ainda, frequente assistirmos a notícias de que as mulheres ganham menos e ocupam menos lugares de poder. É igualmente comum assistirmos a casos de violência doméstica, exercida maioritariamente sobre as mulheres idosas (ler artigo sobre violência doméstica). É, pois, curioso que em 2023 se inaugure a primeira escola feminista do país, depois de em 1910, perante a lei, as mulheres terem deixado o dever de obediência aos maridos, e de em 1931, aquelas que tivessem curso secundário ou superior, puderem votar, obtendo em 1968 o direito político igual aos dos homens, e um ano mais tarde salário equivalente ao masculino. São pequenos grandes passos que se vão dando em termos políticos e sociais, cada vez mais próximos da “libertação” da mulher e de não terem de existir mais. Mas, até lá, o 25 de Abril das mulheres ainda está por cumprir, como são testemunho os depoimentos das nossas entrevistadas e articulistas?!

25 de Abril (no feminino)

Nesta edição destacamos “Abril no feminino”. Sim, porque passados 49 anos ainda há abril por cumprir em muitos domínios da sociedade. Esta edição é muito rica na quantidade e qualidade dos testemunhos femininos que trazemos à estampa. Patrícia Queirós é a nossa Grande Louzadense. Tem o dom de pensar, agir, mobilizar e educar culturalmente um povo que se quer instruído e socialmente capaz. Quem a conhece sabe que é uma verdadeira ativista da cultura. Há dias a D. Guidinha Moreira celebrou o seu 100.º aniversário e como não poderia deixar de ser quisemos entrevistá-la. Nas páginas centrais encontra mais uma série de testemunhos, no feminino, de como se cumpre Abril no quotidiano. São testemunhos riquíssimos que desejamos aguçar-lhe o apetite para uma leitura profunda e pausada. É assim, também, que desejamos cumprir os ideais de Abril de 74, exercitando valores, condutas e informações que promovam mais democracia e equidade. 

Parabéns!

O jornal O Louzadense completa o seu quarto aniversário de edições ininterruptas. Um ciclo laborioso e desafiante. Um título cada vez mais reconhecido e procurado. Um jornal que se perspetiva o mais acessível e inclusivo, disponível em formato impresso e digital, ao dispor de todos. Aos parceiros, colaboradores, assinantes e leitores, manifestamos um profundo agradecimento pela confiança e comprometimento para com o jornal. 

Apoie a imprensa. Divulgue O Louzadense, o seu jornal local!

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais