A Casa Nobre no seu contexto histórico XXII: São Vicente de Boim e São Tiago de Cernadelo

A Estrutura Arquitetónica de Lousada, segundo as Memórias Paroquiais de 1758 

Os Efeitos do Terramoto de 1755 em Lousada.

Por entre os setenta e três fogos de Boim (Dicionário Geográfico, 1758: fl. 955), a igreja, a casa da residência, a capela de S. Jorge e dois moinhos, enriqueciam a sua paisagem arquitetónica. 

A igreja era de uma só nave e contava com quatro altares1. No altar-mor estava colocada a imagem do padroeiro da freguesia, o mártir S. Vicente; no altar colateral direito achava-se posta a imagem do Santo Nome e a ladeá-la, as imagens de Stº António e do mártir S. Jorge (Dicionário Geográfico, 1758: fl. 956).

No altar colateral esquerdo exibia-se a imagem de Nossa Senhora do Rosário. O quarto altar situava-se num acrescento na parte Norte desta igreja, numa capela «novamente erecta e encorporada na mesma igreja com arco que se fez na parede da mesma pela devoção e zello dos freguezes em cuja capella e altar está collocado o Santissimo Sacramento, e por cima huma veneravel imagem do Senhor Crucificado com a invocação do Senhor dos Dezamparados, (…).» (Dicionário Geográfico, 1758: fl. 956).


Uma imagem com céu, ar livre, nuvem, edifício
Descrição gerada automaticamente

Alcandorada no alto de um monte, perto da igreja, apresentava-se a capela do mártir S. Jorge, que era da “freguezia ou dos moradores della, que estão obrigados à fabrica, reparo e ornato della, a qual he vigiada pelo ordinario, e seus visitadores.” (Dicionário Geográfico, 1758: fl. 956).

A freguesia tinha ainda um cruzeiro «pequeno e simples (…) que se encontra mesmo à entrada do adro da igreja matriz. Construído em granito no ano de 1770.» (Vieira: 2004,38).

A Norte, nas margens de um regato «dous moinhos» (Dicionário Geográfico, 1758: fl. 956) moíam «pao de segunda no tempo de inverno.» (Dicionário Geográfico, 1758: fl. 956).

Freguesia de Boim: Património Edificado

População/ Habitantes

Fogos

Igrejas/ Residência

Capelas

Moinhos

238

73 

Igreja de S.Vicente de Boim Residência Paroquial
Públicas2

 S. Jorge

A quarta freguesia do concelho de Lousada, S. Tiago de Cernadelo, compreendia oitenta e oito fogos, no ano de 1758 (Dicionário Geográfico: 1758, fl. 1875), e a sua igreja matriz era uma construção de gosto românico, pequena e singela, como seriam todos os pequenos templos rurais da época. Foi sofrendo alterações ao longo do tempo, mas não perdeu de todo a sua matriz arquitetônica inicial.2 

Contava com o altar-mor onde estava a imagem de S. Tiago3 e tinha ainda mais dois altares: um à direita, de Nossa Senhora, outro à esquerda, do Menino Deus.4 A casa da residência ficava-lhe ao lado.

Em meados do século XVIII, a capela de S. Sebastião era a única de Cernadelo. Situada no lugar da Carreira, na estrada que vai do Porto para Chaves, pertencia «ornalla a camera do concelho, do que necessita muyto, por dizerem a mandara fazer El Rei Dom Sebastião.» (Dicionário Geográfico, 1758: fl. 1876). Outrora, existiu, a capela de Santo Eusébio no monte do mesmo nome.5 

Uma imagem com ar livre, edifício, céu, chão
Descrição gerada automaticamente
Uma imagem com ar livre, céu, campa, cemitério
Descrição gerada automaticamente

S. Tiago de Cernadelo era uma freguesia com alguns moinhos nas margens do rio Sousa. E tinha «huma ponte que passao carros por ella, porem nao he de cantaria mas sim sao humas pedras compridas postas toscamente.» (Dicionário Geográfico, 1758: fl. 1876).

Freguesia de Cernadelo: Património Edificado

População /Habitantes

Fogos

Igrejas/Residência

Capelas

Pontes/Pontões

Moinhos

237 

88 

S. Tiago de Cernadelo
Residência Paroquial
Públicas:
Ponte de pedras toscas

Diz que tem moinhos, mas não especifica o número

S. Sebastião (em ruínas)
.

________________________________

1 – O Padre Luís Cardoso, na sua obra: “Dicionário Geográfico ou Noticia Histórica”, refere-se só aos três primeiros altares. O quarto altar ainda não existia. I. A. N./ T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 7, fl. 955.

2 – À Descoberta do Vale de Sousa. Rotas do Património Edificado e Cultural.

3 – «O Mor he de S. Thiago.» I. A. N./ T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 10, fl. 1876.

4 – 256 – “ (…) os dous de bayxo são hum de Nossa Senhora, e outro do Menino Deus, não tem naves, nem irmandades, he pequena.” I. A. N./ T. T. – Dicionário Geográfico, 1758, vol. 10, fl. 1876.

5 –  « (…) porque antigamente dizerem estivera huma cappella de Santo Euzebio no alto do dito monte.» I. A. N./ T. T. – Dicionário Geográfico, 1758. vol. 10, fl. 1877.

Obras consultadas:

– CARDOSO, Padre Luís, Dicionário geográfico, ou noticia histórica de todas as cidades, vilas, lugares, e aldeias, rios, ribeiras, e serras dos Reinos de Portugal, e Algarve (…), Lisboa, Regia Oficina Silviana, e da Academia Real, 1747-1751. 

– VIEIRA, Leonel – Os Cruzeiros de Lousada, U. Portucalense, 2004.

 – À Descoberta do Vale de Sousa. Rotas do Património Edificado e Cultural.

– Jornadas Europeias do Património.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Lousada ultrapassou os 50 mil habitantes, devido ao aumento da população estrangeira

Análise do jornal O Louzadense aos mais recentes dados provisórios e preliminares do Instituto...

Equipa de Shinkyokushin conquistou seis pódios

O WIBK Dojo Verdadeiro Espírito, do lousadense Paulo Rente Silva marcou presença no Torneio...

Atleta de Lousada convocada para Jogos do Eixo Atlântico

A jovem Daniela Pereira, natural da freguesia de Pias, em Lousada, foi convocada para integrar a...

"Talvez seja por isso que gosto tanto das nascentes. Porque, ao contrário dos rios, que toda a...

Campeões Nacionais de Natação Adaptada

Os atletas lousadenses do clube Lousada Século XXI estiveram em grande evidência no Campeonato...

A bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, Paula Franco, foi uma das convidadas do...

Forte internacionalização do Inferno das Febras

O Inferno das Febras regressa ao Parque de Lazer e Merendas de Casais, em Lousada, nos dias 28 e...

O treinador penafidelense João Paulo Guedes Silvestre, de 36 anos, é referido por várias fontes...

Protocolo para projeto de turismo cultural assinado entre a CCDR-N e Vidas em Cena

A Associação Vidas em Cena, de Lousada, está entre as dez entidades culturais da Região Norte...

A celebração dos 100 anos dos Bombeiros Voluntários de Lousada constitui um momento de...

Siga-nos nas redes sociais