por | 16 Jun, 2023 | Sociedade

Casa do Benfica de Lousada: A Celebração do 38

Amaro Teixeira, de 68 anos, é o atual Presidente da Casa do Benfica e, neste sentido, concedeu uma entrevista onde abordou as comemorações do campeonato e a história da associação. Além disto, manifesta o seu desagrado perante uma situação que procurou colmatar neste presente ano com o início de certos rituais aquando do festejo de títulos. 

“Eu tenho uma tristeza em relação a Lousada, na medida em que a maior parte das pessoas da vila vê um festejo de um campeonato na Casa do Benfica de Paredes”, principia. Contudo, apesar deste desagrado, exerce consciência que talvez esta situação aconteça derivado à falta de atração no concelho. 

Neste seguimento, a associação procurou fazer um investimento bastante avultado para proporcionar boas condições a todas as pessoas, sócios e simpatizantes. Existem três televisões com funções diferentes: uma encontra-se no topo da sala e possui as dimensões máximas, outra situa-se na montra para que os indivíduos consigam através da rotunda assistir aos jogos e, ainda, outra no centro do espaço que transmite a publicidade das organizações que apoiam a casa. 

Referido os gastos e infraestruturas para satisfazer e chamar mais amigos ao longo da época, a Casa do Benfica não dispensou o fator da inovação para colmatar o problema referido no início. De forma a cativar as pessoas colocaram um trilho elétrico a passar nas redondezas, tiveram uma sessão de fogo de artifício e bombos que alegraram os vários momentos dentro e fora dos 90 minutos regulares do jogo. 

“Agradou-me muito observar pessoas que não estiveram cá a ver o jogo, talvez por preferirem um local mais recatado, e que no final vieram festejar na nossa casa”, sublinha. O presidente não tem dúvidas que os lousadenses procuraram vir à associação festejar, bem como habitantes de outros concelhos. 

Naturalmente, isto foi o início e as pretensões de futuro é continuar e evoluir de ano para ano para que comece-se a criar tradições e rituais de celebração. “Estou convicto que na próxima época faremos o 39 e as celebrações serão mais pensadas”, reforça. 

A atmosfera na rua foi muito boa, havendo vários torcedores: cerca de 300 pessoas. Os gritos, a alegria, a felicidade, os cânticos … são fatores que refere ao descrever a festa bonita que ocorreu no dia 27 de maio. Até então, o feedback foi bastante positivo. 

No final, Amaro foi questionado se em algum momento receou que o Benfica pudesse deixar “cair” o título para outro aniversário, referindo: “houve dois jogos em que fiquei triste e um pouco receoso, mas acreditei na equipa e mantive o espírito que íamos ser campeões”

A História da Casa do Benfica

A Casa do Benfica foi fundada a 14 de março de 1992 por vontade de um grupo de amigos que tinham uma paixão comum: o Benfica. O Presidente, Amaro Teixeira, refere dois nomes: José Gomes dos Reis, o sócio fundador, e José António Almeida Silva, um dos maiores contribuintes para que esta associação existisse. Contudo, ressalvando o trabalho dos restantes presidentes ao longo desta caminhada de 31 anos. 

“A Casa do Benfica de Lousada é uma das mais antigas, tendo o número 26 num meio de 300 casas”, salienta. Primeiramente, a associação instalou-se na Rua Santo António e, no dia 6 de novembro de 2010, mudou de instalações devido ao espaço, localização e área envolvente. 

O objetivo da fundação foi criar uma comunidade de benfiquistas regidos pela união e amor ao clube. No entanto, nunca foi impedimento que houvesse a junção de amigos, sócios e simpatizantes de outros clubes. Premissa que ainda hoje mantêm-se, na medida em que qualquer pessoa pode vir a confraternizar na casa que será bem recebida. 

A Casa do Benfica possui cerca de 300 sócios, porém apenas 30 é que se encontram a pagar. Neste sentido, o presidente deseja organizar este parâmetro e ir à procura pois acaba por ser um aliciamento para que as pessoas sejam mais participativas. “Estou convicto que vamos chegar aos 100 sócios pagantes porque esta coletividade só vive se tiver sócios, bem como qualquer outra”, declara. 

Outro dos objetivos passa por visitar outras casas e que estas conheçam e reconheçam também a de Lousada. Para mais, a associação arranja bilhetes para os jogos através de vários meios e, ainda, transporte que advém de uma parceria com a Casa de Paredes e do Marco de Canaveses. Logo, as pessoas que quiserem dirigir-se a Lisboa têm transporte assegurado a um preço acessível. 

A nível de atividades possuem/fazem: uma equipa de velhas guardas, torneios de sueca e caminhadas através da Câmara Municipal de Lousada. Em jeito de finalização, Amaro Teixeira refere que a Casa do Benfica não tem dívidas e encontra-se estável, propósito que detém há 3 anos para levar esta  a bom porto. 

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais