por | 20 Jun, 2023 | Opinião, Pedro Amaral

Uma história de centros urbanos condenados a passar à história

O mercado histórico do passado fim-de-semana serve-me por estes dias de mote para uma reflexão mais profunda sobre o que foi, é e poderá vir a ser a “história” próxima de algumas das zonas urbanas mais emblemáticas da nossa Vila de Lousada.

De facto, o programa do mercado histórico serviu para mais do que simplesmente entreter miúdos e graúdos durante o fim-de-semana. Durante três dias, centenas de pessoas acorreram ao centro da Vila e trouxeram (ainda que momentaneamente) de novo vida à emblemática Avenida do Sr. dos Aflitos.

Não deixa de ser irónico que seja uma iniciativa “histórica” a devolver o alento a uma Avenida cuja vitalidade quotidiana acabou sugada pela própria reabilitação urbana que, supostamente, deveria tê-la salvaguardado.

É um facto que a diminuição do tráfego automóvel e a criação de acessos pedonais foi e continua a ser uma necessidade premente, mas se é certo que assim seja, também o é que tal aspiração deve ser alcançada de forma sustentável e equilibrada. A Avenida do Sr. dos Aflitos é prova disso. 

Em prol da circulação pedonal, trocaram-se naquela via os impactos do trânsito pela criação de uma larga “promenade” empedrada, cujo único resultado foi transformar aquele local num descampado, deserto de pessoas e particularmente sujeito ao aumento da temperatura média em ambiente urbano. Ou seja, não cativa, não atrai, não chama.

Muito se tem falado de falta de visão política de futuro, pois bem, num quadro de outras obras de grande impacto urbanístico a realizar em breve, urge reflectir sobre aquelas que foram as escolhas do passado e repensar que futuro queremos para a nossa tão orgulhosa Vila.

Veremos…

Pedro Amaral – Advogado

*Escreve ao abrigo do anterior acordo ortográfico

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

“Segredo para uma vida feliz: sorrir, amar e servir os outros”

MARIA IRENE DA SILVA MONTEIRO, 89 ANOS É carinhosamente tratada por «Menina Irene» e destaca-se na...

Jorge Cunha volta a apresentar-se como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Aveleda

Olhando para a freguesia como a sua própria casa, sendo esse o local onde crescemos e construímos...

Editorial 148 | Promessas

Começou a época das promessas “a torto e a direito”! Sinto que existem ainda candidatos...

AMBIENTE FORTE, CONCELHO FORTE

As alterações climáticas estão na ordem do dia. É fundamental ter politicas públicas municipais...

Armando Marques é o candidato do PS à União de Freguesias de Cernadelo e Lousada (S. Miguel e Sta. Margarida

O Partido Socialista de Lousada apresentou Armando Marques como candidato à Junta da União de...

Diversidade em Ação: O Poder da Inclusão de TODOS nos locais de trabalho

A diversidade e inclusão são elementos-chave para a construção de ambientes laborais justos,...

GESTÃO ESTRATÉGICA – PRESENTE E FUTURO

A gestão estratégica não se limita ao passado, mas concentra-se no presente e, sobretudo, no...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II e III) - Casa da Lama IX - (2ª Parte)  Figuras Ilustres - 1...

Os pombos (também) são uma terapia

COLOMBÓFILOS DE LOUSADA CELEBRAM 50 ANOS EM JULHO Estima-se que deve haver em Lousada cerca de 20...

Idosos, juventude e proximidade com os cidadãos entre as prioridades de Agostinha Monteiro na candidatura à Junta de Freguesia de Lustosa

Agostinha Monteiro apresentou os seis eixos do seu programa eleitoral para Lustosa. Entre as...

Siga-nos nas redes sociais