Os cultos religiosos estão a aumentar
Em Lousada existem quatro cultos religiosos oficialmente registados: Igreja Católica, Igreja Evangélica Monte Sião, Igreja Evangélica Kairos e as Testemunhas de Jeová. Com o objetivo de abordar a religiosidade lousadense em geral e sobretudo quanto à participação das pessoas nestas igrejas, publicamos agora uma reportagem sobre as duas últimas referidas e na próxima edição faremos o mesmo em relação às duas primeiras igrejas.
O Ministério Internacional Kairos (extensão Lousada, desde 2009), Associação Religiosa, estabelecida no Edifício Lousatur, é uma comunidade cristã evangélica que se destaca pela sua visão bíblica e sentido de missão única (Antigo e Novo Testamento): ser Igreja e fazer Igreja. Fazendo parte da Aliança Evangélica Portuguesa, é presidida pelo Apóstolo António Melo (Lisboa).

O Missionário e pastor Pedro Jucá (61 anos), vindo de Manaus (Brasil), é o atual dirigente local desta igreja e explica que “entendemos que hoje, agora, vivemos o tempo de Deus, para manifestar o Reino de Deus pela nossa pregação e nossos atos no mundo sem Cristo. Esse é nosso chamado e privilégio: dedicar as nossas vidas ao Senhor”.
Este clérigo brasileiro afirma que “Kairos significa «tempo de Deus», que é diferente do Kronos, que é o «tempo do Homem», é a distinção entre o tempo sagrado e o tempo secular”. Neste contexto, “Kairos significa que há tempo para tudo”.

Por outras palavras, o Ministério Kairos procura ajudar as pessoas na busca da paz consigo próprias e delas com o mundo, “é a procura dessa harmonia que nós procuramos, através da leitura da Bíblia”. Dá o exemplo do isolamento e do relacionamento como “duas necessidades que se devem complementar, conforme refere o Livro dos Provérbios de Salomão, mas nunca extremar, pois a solidão prolongada pode ser um abismo”, declara. Assim se entende que “Kairos significa que há tempo para tudo”, sublinha este missionário evangélico.
Citando os evangelhos de Marcos (capítulo 16) e Mateus (capítulo 28), Pedro Jucá afirma que “ao subir aos céus, Jesus deixou esta missão: ide pelo mundo fazer discípulos, e esse é o propósito primordial do Ministério Kairos”. Recorrendo ao evangelho de João (capítulo 14, versículo 6) refere uma das passagens mais emblemáticas para esta igreja: “Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”. Nosso propósito é apresentar a todos, neste mundo incerto e cheio de conflitos, a mensagem da paz, alegria, cura e libertação nas aflições do quotidiano, pois nosso futuro e salvação estão em Cristo Jesus, pois caminhamos para os tempos do fim (o Apocalipse) e Jesus Cristo é solução!
Os devotos da igreja Kairos em Lousada “têm aumentado e são de muitas proveniências sociais e culturais, o que é uma característica nossa, e variam conforme as épocas e no verão são menos, mas sempre na ordem de algumas dezenas e são pessoas que buscam a fé, que é algo que se constrói, lutando contra o que é maligno, procurando a paz e harmonia, com a Biblia como base desse processo”, afirma Pedro Jucá. Este desaconselha a busca de resultados rápidos “que tanto acontece aqui e em todo o lado, com as pessoas querendo rapidez nas soluções, chegam mesmo a pedir soluções mágicas e sempre lhes digo que a fé se constrói com paciência”.
Os cultos na igreja acontecem três vezes por semana, sempre às 21h: à quarta-feira é o Discipulado e consiste no estudo da Bíblia; à sexta-feira reúne-se dedicado à Oração e Intercessão (gabinete de crise) específico aos pedidos; por último, ao sábado realiza-se a Celebração, que é marcada pela alegria e pela música cristã.

Testemunhas de Jeová em Lousada desde 1988
Apesar de acreditarem e serem seguidores de Jesus Cristo, as Testemunhas de Jeová (TJ) não acreditam que ele seja Deus. Creem que Jeová é o Deus único, diferente de outras correntes cristãs que acreditam na Tríade composta por Pai, Filho e Espírito Santo.
Desde 1988 existe em Lousada um Salão do Reino (como são denominados os locais de adoração), onde se reúne a congregação ou comunidade local das TJ, tendo-se efetuado uma remodelação em 2019. Este local de adoração, situado na Rua Prof. Marnoco e Sousa, tem capacidade para 140 assistentes e ali realizam-se reuniões duas vezes por semana.

Segundo informação de Pedro Cabral, porta-voz da região Norte, “na última Comemoração da Morte de Cristo, também conhecida como ‘O Memorial’ – uma reunião anual com profundo significado para as TJ -, realizada no Auditório da Escola Secundária de Lousada, mais de duas centenas de pessoas estiveram presentes”. Aquele representante regional revela que “alegra-nos constatar que, em Lousada, e ao longo dos últimos 25 anos o número de TJ aumentou 300%” e que “em Lousada, alguns imigrantes do Brasil também foram acolhidos pela nossa comunidade”.
Sobre o funcionamento dos cultos ou celebrações, explica que “nas reuniões semanais das TJ, de acesso ao público, não há rituais e não se fazem coletas. Essas reuniões iniciam-se e terminam com um cântico e uma oração. O programa consiste em palestras e considerações com base na Bíblia, que podem ajudar os assistentes a perceber o significado dos eventos atuais e a compreender como melhorar o seu dia a dia, na família, na comunidade, no trabalho, e como alcançar amizades verdadeiras”.

“Partilhamos com os outros o que aprendemos pois, o estudo da Bíblia tem ajudado pessoas a controlar o seu comportamento violento, a superar o abuso de drogas e, como famílias, a fortalecer os seus laços”, acrescenta Pedro Cabral. Isso enquadra-se na transmissão da mensagem a outras pessoas, que é uma característica conhecida das Testemunhas de Jeová. Isso tem permitido “um crescimento a nível mundial, contando já em 2022 com mais de 8.600.000 Testemunhas em mais de 117.000 Congregações em 239 países e territórios. Em 2022, em todo o Mundo, mais de 19 milhões de pessoas, assistiram à cerimónia anual da Comemoração da Morte de Jesus Cristo.
Recentemente, houve um congresso (em Valongo) de 14 a 16 de julho e “estiveram presentes no programa de domingo, 1616 pessoas. O programa ajudou os presentes a desenvolver a paciência, enquanto esperam que os seus objetivos sejam alcançados. Foi destacado que a paciência pode melhorar a nossa vida em todos os aspetos, inclusive nos relacionamentos familiares e com os amigos. Cerca de 150 residentes de Lousada fizeram-se representar neste evento”, revelou o porta-voz.
O aumento de jovens é visto com satisfação: “apesar de um número considerável de jovens na atual sociedade manifestarem distanciamento em relação a temas religiosos, o número de congressistas jovens de Lousada ascendeu a três dezenas. Foi gratificante observar que um deles, com 21 anos de idade, decidiu ser batizado como uma TJ numa cerimónia que teve lugar no sábado”.
Grato imenso ao Jornal “O Louzadense” -( redacao@olouzadense.pt )- através dos amigos redatores, especialmente ao jorn. José Carlos; deste distinto periódico; pela atenção, reconhecimento e empreendedorismo da informação Lousadense. Nós Ministério Internacional Kairos (Igreja Evangélica Kairos – Lousada), manifestamos de coração nosso agradecimento. com os melhores cumprimentos.