por | 15 Ago, 2023 | Sociedade, Uncategorized

A RELIGIOSIDADE DOS LOUSADENSES (parte I)

Os cultos religiosos estão a aumentar

Em Lousada existem quatro cultos religiosos oficialmente registados: Igreja Católica, Igreja Evangélica Monte Sião, Igreja Evangélica Kairos e as Testemunhas de Jeová. Com o objetivo de abordar a religiosidade lousadense em geral e sobretudo quanto à participação das pessoas nestas igrejas, publicamos agora uma reportagem sobre as duas últimas referidas e na próxima edição faremos o mesmo em relação às duas primeiras igrejas.

O Ministério Internacional Kairos (extensão Lousada, desde 2009), Associação Religiosa, estabelecida no Edifício Lousatur, é uma comunidade cristã evangélica que se destaca pela sua visão bíblica e sentido de missão única (Antigo e Novo Testamento): ser Igreja e fazer Igreja. Fazendo parte da Aliança Evangélica Portuguesa, é presidida pelo Apóstolo António Melo (Lisboa).

Igreja Kairos_Lousada

O Missionário e pastor Pedro Jucá (61 anos), vindo de Manaus (Brasil), é o atual dirigente local desta igreja e explica que “entendemos que hoje, agora, vivemos o tempo de Deus, para manifestar o Reino de Deus pela nossa pregação e nossos atos no mundo sem Cristo. Esse é nosso chamado e privilégio: dedicar as nossas vidas ao Senhor”.

Este clérigo brasileiro afirma que “Kairos significa «tempo de Deus», que é diferente do Kronos, que é o «tempo do Homem», é a distinção entre o tempo sagrado e o tempo secular”. Neste contexto, “Kairos significa que há tempo para tudo”. 

Pedro Jucá_Igreja Kairos_Lousada

Por outras palavras, o Ministério Kairos procura ajudar as pessoas na busca da paz consigo próprias e delas com o mundo, “é a procura dessa harmonia que nós procuramos, através da leitura da Bíblia”. Dá o exemplo do isolamento e do relacionamento como “duas necessidades que se devem complementar, conforme refere o Livro dos Provérbios de Salomão, mas nunca extremar, pois a solidão prolongada pode ser um abismo”, declara. Assim se entende que “Kairos significa que há tempo para tudo”, sublinha este missionário evangélico.

Citando os evangelhos de Marcos (capítulo 16) e Mateus (capítulo 28), Pedro Jucá afirma que “ao subir aos céus, Jesus deixou esta missão: ide pelo mundo fazer discípulos, e esse é o propósito primordial do Ministério Kairos”. Recorrendo ao evangelho de João (capítulo 14, versículo 6) refere uma das passagens mais emblemáticas para esta igreja: “Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida”. Nosso propósito é apresentar a todos, neste mundo incerto e cheio de conflitos, a mensagem da paz, alegria, cura e libertação nas aflições do quotidiano, pois nosso futuro e salvação estão em Cristo Jesus, pois caminhamos para os tempos do fim (o Apocalipse) e Jesus Cristo é solução!

Os devotos da igreja Kairos em Lousada “têm aumentado e são de muitas proveniências sociais e culturais, o que é uma característica nossa, e variam conforme as épocas e no verão são menos, mas sempre na ordem de algumas dezenas e são pessoas que buscam a fé, que é algo que se constrói, lutando contra o que é maligno, procurando a paz e harmonia, com a Biblia como base desse processo”, afirma Pedro Jucá. Este desaconselha a busca de resultados rápidos “que tanto acontece aqui e em todo o lado, com as pessoas querendo rapidez nas soluções, chegam mesmo a pedir soluções mágicas e sempre lhes digo que a fé se constrói com paciência”. 

Os cultos na igreja acontecem três vezes por semana, sempre às 21h: à quarta-feira é o Discipulado e consiste no estudo da Bíblia; à sexta-feira reúne-se dedicado à Oração e Intercessão (gabinete de crise) específico aos pedidos; por último, ao sábado realiza-se a Celebração, que é marcada pela alegria e pela música cristã.

Igreja Kairos Lousada

Testemunhas de Jeová em Lousada desde 1988

Apesar de acreditarem e serem seguidores de Jesus Cristo, as Testemunhas de Jeová (TJ) não acreditam que ele seja Deus. Creem que Jeová é o Deus único, diferente de outras correntes cristãs que acreditam na Tríade composta por Pai, Filho e Espírito Santo.

Desde 1988 existe em Lousada um Salão do Reino (como são denominados os locais de adoração), onde se reúne a congregação ou comunidade local das TJ, tendo-se efetuado uma remodelação em 2019. Este local de adoração, situado na Rua Prof. Marnoco e Sousa, tem capacidade para 140 assistentes e ali realizam-se reuniões duas vezes por semana.

Salão do Reino das Testemunhas de Jeová situa-se na Rua Prof Marnoco e Sousa, em Lousada

Segundo informação de Pedro Cabral, porta-voz da região Norte, “na última Comemoração da Morte de Cristo, também conhecida como ‘O Memorial’ – uma reunião anual com profundo significado para as TJ -, realizada no Auditório da Escola Secundária de Lousada, mais de duas centenas de pessoas estiveram presentes”. Aquele representante regional revela que “alegra-nos constatar que, em Lousada, e ao longo dos últimos 25 anos o número de TJ aumentou 300%” e que “em Lousada, alguns imigrantes do Brasil também foram acolhidos pela nossa comunidade”.

Sobre o funcionamento dos cultos ou celebrações, explica que “nas reuniões semanais das TJ, de acesso ao público, não há rituais e não se fazem coletas. Essas reuniões iniciam-se e terminam com um cântico e uma oração. O programa consiste em palestras e considerações com base na Bíblia, que podem ajudar os assistentes a perceber o significado dos eventos atuais e a compreender como melhorar o seu dia a dia, na família, na comunidade, no trabalho, e como alcançar amizades verdadeiras”.

Jorge Cabral, Testemunhas de Jeová

“Partilhamos com os outros o que aprendemos pois, o estudo da Bíblia tem ajudado pessoas a controlar o seu comportamento violento, a superar o abuso de drogas e, como famílias, a fortalecer os seus laços”, acrescenta Pedro Cabral. Isso enquadra-se na transmissão da mensagem a outras pessoas, que é uma característica conhecida das Testemunhas de Jeová. Isso tem permitido “um crescimento a nível mundial, contando já em 2022 com mais de 8.600.000 Testemunhas em mais de 117.000 Congregações em 239 países e territórios. Em 2022, em todo o Mundo, mais de 19 milhões de pessoas, assistiram à cerimónia anual da Comemoração da Morte de Jesus Cristo.

Recentemente, houve um congresso (em Valongo) de 14 a 16 de julho e “estiveram presentes no programa de domingo, 1616 pessoas. O programa ajudou os presentes a desenvolver a paciência, enquanto esperam que os seus objetivos sejam alcançados. Foi destacado que a paciência pode melhorar a nossa vida em todos os aspetos, inclusive nos relacionamentos familiares e com os amigos. Cerca de 150 residentes de Lousada fizeram-se representar neste evento”, revelou o porta-voz.

O aumento de jovens é visto com satisfação: “apesar de um número considerável de jovens na atual sociedade manifestarem distanciamento em relação a temas religiosos, o número de congressistas jovens de Lousada ascendeu a três dezenas. Foi gratificante observar que um deles, com 21 anos de idade, decidiu ser batizado como uma TJ numa cerimónia que teve lugar no sábado”.

1 Comment

  1. Pedro Jucá

    Grato imenso ao Jornal “O Louzadense” -( redacao@olouzadense.pt )- através dos amigos redatores, especialmente ao jorn. José Carlos; deste distinto periódico; pela atenção, reconhecimento e empreendedorismo da informação Lousadense. Nós Ministério Internacional Kairos (Igreja Evangélica Kairos – Lousada), manifestamos de coração nosso agradecimento. com os melhores cumprimentos.

    Reply

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Andreia Moreira

Socorro, o meu filho (a minha filha) pratica desporto!

Hoje em dia é valorizada a prática de desporto nas camadas mais jovens, o que implica uma série de...

Escola de Lodares assinala centenário do Coronel Soares de Moura

Livro impresso e digital, exposição documental, desdobrável e sessão de teatro: a escola básica de...

FESTIVAL VILA 2024

O Festival Vila está de regresso, de 28 a 30 de junho, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, com...

Os lousadenses são pessoas honradas

Manuel Luís Bessa Sousa, um especialista financeiro É uma pessoa conhecida da generalidade da...

Novo alojamento local: Sorte do Paço

ONDE A MODERNIDADE COMBINA COM TRADIÇÃO Este é o mais recente alojamento local da região, que...

Mau comportamento de pais nos jogos de futebol dos filhos é preocupante

BERROS, INSULTOS, INVASÕES DE CAMPO, AGRESSÕES NA BANCADA Na entrevista ao treinador do Aparecida,...

COPAGRI acolhe Dia do Produtor PEC Nordeste

Decorreu esta manhã, no auditório da Copagri, o Dia do Produtor PEC Nordeste. Do programa desta...

USF Torrão e UCC Lousada certificadas pela Direção-Geral da Saúde

A Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa tem agora mais 10 Unidades de Saúde Familiar...

Editorial 123 | Identidade e Espírito Comunitário em Lousada

Lousada, com a sua rica história e tradições, sempre foi um exemplo de comunidade unida. No...

LADEC espera reunir 700 bombos em Lousada

No próximo sábado, às 21h30 horas, realiza-se a Noite de Bombos da LADEC, que vai percorrer o...

Siga-nos nas redes sociais