Livro impresso e digital, exposição documental, desdobrável e sessão de teatro: a escola básica de Lodares assinalou no passado dia 14 de junho o centenário de nascimento do Coronel Soares de Moura, uma das figuras mais ilustres de Lousada e residente na freguesia até ao seu falecimento, em 2011.
No âmbito do projeto “Aprender com a Biblioteca Escolar”, a turma do 3.º e 4.º ano, orientada pela Prof.ª Ana Sofia Vale, elaborou ao longo do ano letivo um trabalho de investigação que permitiu conhecer a vida e obra de uma personalidade marcante na história contemporânea do concelho.
Nascido em 1923 na Casa do Vale do Mezio (Nevogilde, Lousada) e morador na Casa da Lama, o Coronel Augusto Cândido Pinto Coelho Soares de Moura distinguiu-se como piloto-aviador, escritor, investigador, dirigente associativo e agricultor proprietário.
Após frequentar o Colégio do Carmo, em Penafiel, prosseguiu os estudos em Lousada, Porto e Lisboa e ingressou na Academia Militar, onde completou o curso de Aeronáutica. Seguiu para Sintra já como Aspirante e para a Base Aérea de Espinho e da Ota, de onde saiu para tirar o curso de Estado Maior na Royal Air Force, em Inglaterra. Nas Forças Armadas atingiu a patente de Coronel da Força Aérea, foi comandante do aquartelamento do Negage (Angola), Chefe do Estado Maior da Força Aérea de Moçambique e de Angola, administrador da companhia de madeiras de Cabinda e comandante da Base Aérea de Monte Real, recebendo em 1967 o Papa Paulo VI quando da visita comemorativa dos 50 anos das Aparições de Fátima.
Foi agraciado com as medalhas da Cruz de Guerra (1ª classe); de Prata de Serviços Distintos com palma (duas), de Mérito Militar (3ª classe) comemorativa das Forças Armadas no Norte de Angola, e comemorativa das expedições das Forças Armadas em Moçambique; Medalha de São Gregório Magno e Medalha de Prata de Mérito Municipal de Lousada.
É autor dos livros Lousada Antiga, da biografia do brigadeiro Bernardino Coelho Soares de Moura, seu antepassado, Adão e Eva e o Teatro em Lodares, As Pontas da História e Mucaba e do romance O Segundo Aviso. Também foi presidente do Grémio Lavoura de Lousada, da Adega Cooperativa e da Associação Museu-Biblioteca e professor no Colégio Eça de Queirós, presidente da Liga dos Combatentes de Penafiel e dirigente do Lions Clube.
Na homenagem da escola de Lodares compareceram o Vereador Nélson Oliveira, a representante da associação de Pais, Célia Martins, representante do Agrupamento de Lousada Oeste, Manuel Loureiro, encarregados de educação e outros elementos da comunidade local.









Comentários