por | 27 Jun, 2024 | Publirreportagem, Sociedade

Dialmedicis Lousada traz inovação e um toque humano aos tratamentos de hemodiálise

A inovação no tratamento de hemodiálise chegou a Lousada com a inauguração da clínica Dialmedicis, em Pias, no domingo, dia 16. A cerimónia, sob a forma de uma casa-aberta, contou com a presença de responsáveis pela implementação e gestão do projeto, potenciais utentes e entidades locais, nomeadamente o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado.

Instalações da dialmedicis em Pias

Com sede em Coimbra, a Dialmedicis é agora um equipamento único em Lousada que oferece a capacidade para realizar 20 tratamentos de hemodiálise em simultâneo.

Em declarações à parte daquela cerimónia, a diretora clínica Patrícia Neto destacou a segurança e versatilidade dos equipamentos de monitorização de dados dos utentes e segurança dos profissionais de saúde.

“Temos modelos cada vez mais avançados de aquisição de monitorização de dados, nomeadamente do acesso vascular no próprio monitor. É um equipamento extremamente versátil e, essencialmente, seguro para qualquer trabalhador desta área”, assegura.

Segundo a responsável, a clínica segue a legislação vigente, reservando um posto para emergências. As sessões de hemodiálise, que podem durar até quatro horas, são realizadas três vezes por semana, e a Dialmedicis assegura o conforto dos utentes com postos equipados com sistemas audiovisuais independentes e outros mimos como lanches e mantas.

“E depois cá estamos nós para dar um apoio personalizada, auxiliando no que podemos”, frisa, salientando que a clínica tem acordos com o SNS e ADSE e faz parte do sistema de trocas em tratamentos de hemodiálise, no país e da União Europeia.

Equipa de enfermagem está pronta para iniciar os tratamentos — Rogério Pacheco enfermeiro-chefe

Por seu lado, enfermeiro-chefe Rogério Pacheco salienta que a equipa da enfermagem contará com 12 enfermeiros e quatro assistentes operacionais dotados de experiência na área da nefrologia e de cuidados hospitalares.

“Há uma série de competências que todos têm que ter: técnicas, humanas e relacionais. Isso será a base do sucesso desta equipa, com cuidados humanizados e personalizados que será a nossa essência e a nossa matriz”, afirma.

Foco na qualidade, tanto dos quadros como no equipamento — José Pedrosa empresário na área da Saúde

José Carlos Pedrosa, investidor e diretor-geral do projeto, explica que escolheu Lousada para esta primeira clínica da Dialmedicis devido ao ambiente “propício para negócios” do concelho, pelas características demográficas e respectiva localização.

“Num primeiro contacto, e tendo em conta os diversas viabilidades, a comercial, a técnica, a profissional, a legal e a económica, senti que Lousada é um ‘habitat’ muito estimulante para poder empreender” explica, frisando que o investimento é orientado pela diferenciação, nomeadamente usufruindo do melhor equipamento disponibilizado no mercado.

A clínica localizada em Pias é a primeira de uma série de investimentos neste setor que a empresa planeia, revela. Segundo o empresário, o foco no conforto dos utentes é reforçado pela parceria com a multinacional alemã Fresenius Medical Care  marca líder mundial do setor e que fornece os melhores equipamentos e consumíveis para hemodiálise.

Equipamento de ponta no tratamento da hemodiálise na dialmedicis de Lousada

Pedrosa também valoriza a seleção de uma equipa de trabalho empática e profissional, considerando estas qualidades essenciais para adicionar valor ao serviço prestado.

“Tudo o que leve ao conforto, a um bom ambiente de trabalho e boas relações humanas, do meu ponto de vista, acrescenta valor ao negócio. A pessoa e as suas competências estão no centro da qualidade no âmbito da prestação de serviço de saúde, não tenho dúvidas sobre isso”, acrescenta.

José Pedrosa também elogiou a atuação da Câmara de Lousada em auxiliar na implementação do projeto, adiantando que “estiveram presentes quando foi preciso”, sempre dentro do quadro legal e no âmbito das suas competências, frisa.

“Foram brilhantes, devo acrescentar. Lousada é um bom sítio para investir”, conclui.

Casa aberta da dialmedicis de Lousada recebeu parceiros do projeto e futuros utentes

Autarquia correspondeu para desbloquear processos morosos

A Câmara de Lousada teve um papel ativo na implementação do projeto, auxiliando na resolução de questões iniciais e finais.  Por outro lado, também foi entidade intermediária para desbloquear a morosidade de alguns processos “que se arrastavam no Ministério da Saúde”, explica o presidente de executivo, Pedro Machado.

“Infelizmente, no nosso país, muitas vezes os processos arrastam-se durante anos, há falta de resposta de diversas instituições e uma complexidade de competências, muitas vezes paralelas e algumas até sobrepostas”, afirmou, acrescentando que a autarquia “correspondeu” para tentar desbloquear situações, quando possível.

O edil concluiu, expressando satisfação pela implementação deste projeto em Lousada, destacando as qualidades diferenciadoras e a grande utilidade desta clínica para o concelho.

Segundo a Dialmedicis, os tratamentos de hemodiálise iniciam a 8 de julho próximo.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

A  memória e a literatura

Há uns tempos e a propósito de um Colóquio Internacional em que participei na Sorbonne, em Paris,...

“Fecharam-nos muitas portas, mas temos tudo controlado”

COMISSÃO DE FESTAS DO SENHOR DOS AFLITOS 2024 Em janeiro deste ano, Paulo Magalhães, Daniel Pires...

Cartaz de arromba nas festas de Lustosa

SÃO TIAGO É COMEMORADO DE 25 A 28 DESTE MÊS A comissão de festas de Lustosa é formada por mais de...

Festas Grandes em honra do Senhor dos Aflitos

A Vila já está iluminada lembrando as Festas Grandes, que têm um dos grandes momentos na...

Lousada no pódio europeu de árvores plantadas em Portugal

O Município de Lousada ocupa o primeiro lugar nacional, ao abrigo da iniciativa europeia da...

Votações para o OPJ até dia 8 de agosto

Até dia 8 de agosto estão em votação as 12 propostas apresentadas no âmbito do Orçamento...

Ações de sensibilização com a Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Município de Lousada associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte,...

NÍVEL ELEVADO NO SUPERCROSS EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross estiveram em Lustosa (Lousada), numa noite memorável. A pista do...

Quarteto Metralha animam festas e romarias

LOUSADA TEM CADA VEZ MAIS GRUPOS DE BOMBOS Os bombos são uma tradição bem portuguesa e em Lousada...

Verónica Parente apresenta a exposição “Horizontes de Cores” no Cais Cultural de Caíde de Rei

O Cais Cultural de Caíde de Rei acolherá a exposição "Horizontes de Cores", da artista Verónica...

Siga-nos nas redes sociais