por | 5 Ago, 2024 | Opinião, Psicologices

Inteligência Emocional: razão e emoção, juntas?

Emoção e razão são consideradas por nós como opostas, fases de uma mesma moeda que nunca se cruzam: “Não estás a pensar racionalmente” ou “Deixei-me levar pelas emoções”. Porém as emoções são importantes pois informam-nos a cada momento: “Cada emoção tem um significado, uma espécie de mensagem (…).”

Somos diariamente orientados por múltiplas e variadas emoções que ajustam o nosso comportamento às situações que nos rodeiam. Por exemplo, se estamos num funeral de alguém que amamos é natural sentirmos tristeza o que nos poderá fazer chorar. A tristeza é uma emoção com uma carga negativa mas é adaptativa, no caso de chorarmos em funerais.

A emoção ajuda a balancear o tempo despendido pela razão na análise detalhada das situações; focando-nos no nosso bem-estar e não no raciocínio demorado de vantagens e desvantagens. A inteligência emocional vai aliar a emoção à razão

A inteligência emocional  surge como «uma dança entre o nosso cérebro racional e o nosso cérebro emocional» permitindo-nos reconhecer e gerir as nossas emoções e as emoções dos outros. Se eu consigo perceber que influências estão a surgir no meu comportamento (o que estou a sentir?) e no comportamento dos outros (o que levou o outro a fazer determinada ação?); mais facilmente adequo o meu comportamento às situações. Não existe razão sem  emoção, ambos, se compreendidos bem, são complementares e não opostos.

Cada ser humano conjuga emoção e razão ao mesmo tempo, a cada instante: “Não somos máquinas de pensar que sentem, somos máquinas de sentir que pensam” (António Damásio).

Andreia Moreira

Psicóloga

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AMBIENTE & PATRIMÓNIO, POR ERNESTO GONÇALVES: OURIÇO-CACHEIRO — Um pequeno vizinho que ajuda mais do que incomoda. Façamos as pazes.

Há animais que, só por aparecerem no nosso jardim ou na nossa horta, são imediatamente vistos como...

JSD Lousada lança projeto “Contas à Vida” para promover a literacia financeira e o empreendedorismo jovem

NOTA DE IMPRENSA DA JSD A Juventude Social Democrata (JSD) de Lousada lançou o “Contas à Vida”, um...

Carta de demissão do Presidente dos Bombeiros de Lousada

Antero Correia, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Lousada apresentou a sua...

De forma cada vez mais frequente, o ex-Primeiro-Ministro e ex-líder do PSD, Pedro Passos Coelho,...

Em tempos, Luís Montenegro disse: «A vida das pessoas não está melhor, mas o país está muito...

PSD Lousada volta a denunciar atrasos na requalificação da E.M. 564-2 e questiona inação do...

O jornal O Louzadense apresenta uma entrevista com o trompetista lousadense Hélder Coelho, que...

Para mim, falar da castanha é falar de memórias do meu passado longínquo, mas também do meu...

O compasso do tempo dança-se em Lousada: quando uma música vale por mil gestos

A iniciativa reuniu cerca de 80 participantes com 55 ou mais anos, numa jornada dedicada à...

ZERO dá parecer favorável ao aterro de resíduos não perigosos de Lousada

A ZERO emitiu um parecer favorável sobre o projeto da nova célula do aterro de resíduos não...

Siga-nos nas redes sociais