Tipologias – XVII | Elementos Identificativos
As pedras de armas e os painéis de azulejos identificadores, foram os elementos tidos em consideração, dado que enriquecem decorativamente a casa, facultando-nos a apreensão do valor simbólico e artístico que lhes é atribuído.

As primeiras têm grande valor cultural e histórico, pois falam-nos da História de uma família, de uma classe e do País. Do ponto de vista decorativo são muitas vezes a parte mais exuberante da casa, a marca que dá dignidade e fidalguia ao conjunto. De certa forma, o seu estudo, ajudou-nos a conhecer as famílias preponderantes do concelho, as ligações existentes entre elas e os fortes laços que as unem, e acima de tudo a importância simbólica que ainda têm na atualidade, sendo-lhe a mesma reconhecida pelo peso histórico que representam. Também nos permitiu compreender as escalas decorativas.


Painéis identificativos das Casas: Cárcere e Lama. O da esquerda de recente data e o direito de 2006.
Aparecem ainda painéis de azulejos que identificam as casas. São de uma grande simplicidade, com o nome da casa, numa moldura decorativa. As tonalidades utilizadas para o fundo são usualmemente branco e azul para o nome da casa; e o amarelo para moldura, a existir. Saber a proveniência e a época destes painéis de azulejos é que não foi exequível. Encontram-se painéis deste tipo nas casas de Argonça, Bouça, Cáscere, Lama, Tapada e Valteiro.

Bibliografia
1 – NÓBREGA, Artur Vaz-Osório da – A Heráldica De Família No Concelho De Lousada. Aditamento a “Pedras de Armas do Concelho de Lousada” (1959). Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada, 1999, p. 164.
José Carlos Silva
Professor / Historiador












Comentários