por | 13 Mar, 2025 | Desporto

Sérgio Dias a tempo inteiro nos Ralis

PILOTO TROCA OS CIRCUITOS PELAS ESTRADAS

O piloto lousadense vai mudar de ares, depois da carreira fulgurante no campeonato nacional de Ralicross, onde foi campeão, na estreia da categoria de 1.600, no ano 2017 e de se ter sagrado vencedor de três taças de Portugal. O Campeonato de Portugal de Ralis, que começa este fim de semana em terras de Fafe e arredores, marca a estreia de Sérgio Dias a tempo inteiro nesta competição de estradas de asfalto e terra batida, ao volante de um Peugeot 208 Rally4.

Há 46 anos nascido em Lousada, Sérgio Filipe Ribeiro Dias começou por ser tratado por Filipe, mas com o tempo, “esse nome ficou em segundo plano e passei a ser conhecido como Sérgio. Toda a gente me conhece por Sérgio Dias, mas os meus amigos de infância e a minha família ainda me chamam Filipe”.

Tem duas facetas muito conhecidas, muito diferentes uma da outra: empresário e piloto de automóveis. Na vida profissional deu os primeiros passos na construção civil. “Comecei muito novo nessa área e, até hoje, a construção civil continua a ser o meu forte. No entanto, a certa altura, senti a necessidade de expandir para outra vertente de negócio. Sempre gostei da área dos transportes, e assim nasceu a minha empresa de transportes internacionais”.

Revela que essa opção esteve muito ligada à ideia de segurança: “ao longo dos anos, percebi que nós, empresários, não devemos colocar todos os ovos no mesmo cesto, pois, se algo correr mal, podemos perder tudo. Assim, decidi diversificar os meus investimentos”. Tendo em conta que a construção civil “é uma área cíclica, eu quis garantir um equilíbrio empresarial. Fiz um ano de prospeção de mercado para entender melhor os transportes internacionais e foi assim que decidi entrar nesse setor”.

Ao longo dos anos, percebeu que “nós, empresários, não devemos colocar todos os ovos no mesmo cesto, pois, se algo correr mal, podemos perder tudo. Assim, decidi diversificar os meus investimentos. A construção civil é uma área cíclica, e quis garantir um equilíbrio empresarial. Fiz um ano de prospeção de mercado para entender melhor os transportes internacionais e foi assim que decidi entrar nesse setor”.

E já lá vão quase 15 anos de empreendedorismo, ao longo dos quais Sérgio Dias se vem notabilizando como empresário de sucesso.

Confessa que já foi convidado para se mudar para outras localidades, e diz que “o que me mantém em Lousada é, acima de tudo, o amor à terra. Não troco Lousada por nada neste mundo. Para mim, Lousada é muito mais do que apenas o local onde nasci. Viajo muito, conheço lugares incríveis pelo mundo, mas é aqui que me sinto bem, junto dos meus amigos, da minha gente e da minha família. Todos são de Lousada, e é aqui que sou feliz”.

A necessidade de expandir o nosso grupo empresarial já existiu e foi fruto do trabalho que temos desenvolvido. Já criámos uma filial em Lisboa, nomeadamente em Loures, mas a sede será sempre em Lousada.

Sérgio Dias

UMA NOVA ETAPA DESPORTIVA

Considera-se um lousadense que sente o desporto automóvel como algo muito especial na sua terra-natal. ”Faz parte da nossa essência. Sou natural e criado aqui, e desde pequeno assistia às lendárias provas do Campeonato da Europa de Autocross e de Ralicross. Recordo-me de, ainda muito novo, quase fugir de casa para ir ver as corridas. Essa paixão cresceu dentro de mim e tornou-se um sonho, que tive o privilégio de realizar”.

Aprecia o desporto automóvel em geral, mas considera-se “um grande aficionado do Ralicross. Durante oito anos, competi na modalidade, onde me sagrei campeão nacional e venci três Taças de Portugal. Aliás, sou o único português com três taças conquistadas em três divisões diferentes. É algo que me deixa muito orgulhoso”.

“Embora o Ralicross seja a minha grande paixão, chegou o momento de explorar outras modalidades, e o rali tem sido uma experiência muito enriquecedora”, afirma o piloto.

“Em 2023, participei no Rali de Aboboreira e, no ano passado, competi nos Ralis de Fafe e Aboboreira” e a paixão pelas corridas em estradas de asfalto e de terra batida ficou mais forte.

No Rali de Aboboreira, conseguiu um excelente segundo lugar na categoria de duas rodas motrizes, numa divisão muito competitiva, a Rally4. Agora, em 2025, vai disputar o Campeonato Nacional de Ralis na totalidade, sempre com Bruno Abreu a co-pilotar.

“Para quem quiser acompanhar a minha participação, a temporada começa em Fafe, nos dias 7 e 8 de março. O Rali de Fafe é um evento lendário, e, a partir dali, seguiremos o restante calendário”, concluiu Sérgio Dias.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Há animais que quase toda a gente gosta à primeira vista. A joaninha é um deles. Pequena, redonda,...

Sousela é campeão de futebol distrital do INATEL

A Colectividade Recreativa e de Ação Cultural de Sousela (CRACS) venceu a Final Four da fase...

Lousadense Marco Silva é campeão pelo FC Porto

O jovem futebolista lousadense Marco Silva conquistou hoje o título de Campeão Nacional de...

Foi hoje inaugurado, na Escola Secundária de Paços de Ferreira, um projeto inovador e sustentável:...

Lousadense Beatriz Ferreira mobiliza comunidade para apoiar escolas em Cabo Verde

A solidariedade volta a ganhar voz em Lousada pelas mãos de Beatriz Ferreira, jovem lousadense que...

Na última sessão da Assembleia Municipal de Lousada, perguntei ao executivo que estratégia tem...

“Contas certas não significam contas justas nem desenvolvimento real”

Na mais recente Nota de Imprensa do PSD Lousada, o partido "manifesta a sua profunda preocupação e...

Crédito Agrícola perde em tribunal

O Supremo Tribunal condenou a Caixa Agrícola a pagar e reintegrar Susana Faria, mantendo a decisão...

AGRADECIMENTO

COM ETERNA GRATIDÃO, eu, Maria Irene Monteiro, venho, através d’ O Louzadense, agradecer o imenso...

Montalegre voltou a ser palco de mais uma jornada intensa do Campeonato Nacional de Rallycross...

Siga-nos nas redes sociais