A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II e III) – Casa da Lama IX – (2ª Parte) – Figuras Ilustres – 2

Francisco Pinto Coelho Soares de Moura nasceu em 17/1/1852 na Casa da Lama (Lodares), filho do Dr. António Manuel Pinto Coelho Soares de Moura e de D. Ana Albina Magalhães Peixoto Pinto de Meireles. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, foi Deputado, Administrador do Concelho de Penafiel e o mais jovem Presidente da Câmara desta cidade (1887-1888). Faleceu no Porto, sem geração, a 15/ 12/1888, de tuberculose, e foi sepultado em Penafiel.

Detalhe do testamento de Francisco Pinto Coelho Soares de Moura. Fonte: gisaweb.cm-porto.

Dispôs dos seus bens da forma seguinte: à sua irmã Rosa e ao seu irmão Cândido legou os dois terços da sua tença,1 um terço para cada um, com a obrigação de darem a cada uma das suas irmãs, Amélia e Adelaide, duzentos reis. O outro terço foi divido, igualmente, pelos seus irmãos Abel, Amélia e Adelaide. Legou ao seu irmão Cândido os papéis [ações(?)] e valores que possuía na Casa da Lama e no Hotel Luzo Brazileiro, já o que se encontrava na Casa da Constituição (Cidade do Porto), número 227, legou-os à sua irmã Rosa. or último, a Antónia Chicharra, do Hotel Luzo Brasileiro, declarou que era fiador «d’ uma letra de cem mil reis na Caixa de Credito Penafidelense. Do total da minha da minha herança será paga esta letra como liquidação das despezas que fiz e dos serviços que a mesma me prestou no seu Hotel, considerando-me em divida dessa quantia para com a referida Antónia.» Datado de 8 de dezembro de 1888, foi descerrado a 17, após dois dias do seu falecimento.

Detalhe do testamento de Francisco Pinto Coelho Soares de Moura Fonte: gisaweb.cm-porto

Bernardino Coelho Soares de Moura, da Casa da Lama, nasceu em 22 de janeiro de 1787 e faleceu em 12 de fevereiro de 1865 na sua casa de Santa Isabel (Lodares). Brigadeiro dos Reais Exércitos, Governador da Praça de Lisboa e Barão de Freamunde, Cavaleiro da Ordem de Cristo, distinguiu-se durante as Invasões Francesas e Guerra Peninsular. Foi Marechal de campo (59 anos), a 9 de janeiro de 1846, nomeação feita por Macdonell, e general em chefe dos Realistas (60 anos), em consequência da morte do inglês. 

Condecorado por El-Rei D. Miguel com as medalhas militares da Heroica Fidelidade Transmontana, recebeu a cruz de ouro desta guerra, entre outras distinções. O exército liberal (Constitucionalista) saiu vencedor da Guerra dos Dois Irmãos e Bernardino é aposentado com a patente de major de Infantaria com 40 mil reis mensais.

O Barão de Freamunde teve três filhos antes de se matrimoniar: Justino Machado Coelho Soares de Moura, tendo sido sua mãe Dona Leonor Emília Pacheco da Rocha Neto, da Casa de Barrimau, freguesia de Nevogilde e concelho de Lousada. Casou na capela de Santa isabel (Lodares) aos 73 anos de idade (14-10-1864) com Maria das Neves, de quem já tinha duas filhas: Justina e Ana (Soares de Moura).

Assento de batismo do Brigadeiro Bernardino António Pinto Coelho Soares Fonte: digitarq.arquivos.pt.
Título de Barão de Freamunde. Fonte: Biografia de Bernardino Soares de Moura, da Casa da Lama, 1998.

1 – Pensão ou remuneração: Uma recompensa financeira por serviços realizados.

Documentos Eletrónicos

https://arteepatrimonio.blogs.sapo.pt/28531.html
https://www.cm-lousada.pt/cmlousada/uploads/document
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/a9b55b7529db49d3b7aae1f4a6d094f8?isRepresentation=false&selectedFile=62881600&fileType=IMAGE
https://geneall.net/pt/forum/117544/titulos-concedidos-pela-junta-governativa-do-porto
https://geneall.net/de/forum/55490/titulos-da-patuleia

Bibliografia

– FERNANDES, Luís Ângelo Vieira – Suplemento de Figuras e Factos, n.º 122 (Revista Municipal).

Lodares 1000 Anos de História – (Coordenação)FERNANDES, Luís Ângelo, PINTO, Irene.

Edição: Escola Básica de Lodares (Lousada), Agrupamento de Escolas Lousada Oeste, 

junho de 2023.

– MOURA, Augusto Soares de – Biografia de Bernardino

Soares de Moura, da Casa da Lama.

– NÓBREGA, Artur Vaz-Osório – A Heráldica De Família No Concelho De Lousada. Aditamento a “Pedras de Armas do Concelho de Lousada” (1959). Lousada: Edição da Câmara Municipal de Lousada. 1999.

– SILVA, José Carlos Ribeiro da – A Casa Nobre No Concelho de Lousada, FlUP, Vol. II e III, 2007





Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Há frases que nos atravessam sem pedir licença. Não sabemos bem porquê, mas ficam connosco,...

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - 10 de outubro Aos olhos de uma criança, viver pode ser tão...

Quando começa o outono, imaginamos desde logo as folhas das árvores a mudar de cor. Os caminhos...

Concurso da Rota do Românico: “O Românico e a Fundação da Nacionalidade”

Num momento em que se preparam, a nível nacional, as comemorações dos 900 anos da Fundação de...

Nespereira: Recolha solidária de livros

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Nespereira, em colaboração com...

Norte cria mais 37 mil empregos e reduz desemprego

O desemprego baixou para 5,7%, revela Norte Conjuntura Nova edição do boletim da CCDR NORTE, que...

Operação “Hermes”: Lousada na rota da megafraude transnacional de 150 milhões de euros

O concelho de Lousada foi um dos focos de uma das maiores investigações criminais de fraude fiscal...

Goldenergy abriu loja em Lousada

A Goldenergy inaugurou oficialmente a sua nova loja em Lousada, situada na esquina da Rua de Santo...

Uma casa em construção (?)

-- Bruno Santos, presidente da Federação Portuguesa de Hóquei * O Hóquei português tem História...

Há freguesias que se limitam a existir no mapa. E há freguesias que têm a ambição de marcar o...

Siga-nos nas redes sociais