por | 16 Out, 2025 | Editorial, Editorial

Editorial 155 | A Festa da Democracia

As últimas semanas foram intensas, culminando num domingo com muito vigor e energia. Um dia longo e interminável. Sabíamos que teríamos um novo presidente, com a escolha dos Lousadenses a recair em Nelson Oliveira, candidato pelo Partido Socialista.

Temos também novos presidentes de junta: 9 das 16 freguesias têm agora um(a) novo(a) líder dos seus desígnios. A todos estes e aos que continuam as suas funções como presidentes de junta, e em conjunto com o novo presidente de câmara, os Lousadenses encomendaram os seus desígnios para os próximos 4 anos, na esperança de desenvolvimento, da melhoria da qualidade de vida e na concretização das propostas apresentadas.

O Jornal O Louzadense foi exímio no acompanhamento de toda esta dinâmica comunitária. Publicou as notas de imprensa e outros mecanismos das candidaturas, tornou público e anunciou todas as candidaturas às juntas de freguesia, deu a conhecer os candidatos à Assembleia Municipal e inovou relativamente à apresentação dos candidatos à Câmara Municipal.

Neste ponto, a realização de entrevista mais intimistas aos candidatos e a recolha de reações num dos últimos dias de campanha geraram quase 61 mil visualizações. Deixámos para trás a ideia da realização de debate, realizados por outros órgãos, por considerar que os objetivos de divulgação da informação tinham sido efetivamente cumpridos!

No tal dia interminável, o baluarte da festa da democracia, o nosso Jornal lançou um especial autárquicas. Fomos os primeiros a anunciar todos(as) os(as) vencedores(as), sendo também os primeiros a anunciar a vitória do novo presidente de Câmara! Outros limitaram-se a transcrever e plagiar a nossa informação. No entanto, parece que os nossos cocidadãos preferem o original da cópia, sendo o nosso esforço recompensado com 1 milhão 630 mil e 391 visualizações das publicações online nesse dia!

“Glória aos vencedores, honra aos vencidos”. Devemos verdadeiramente prestar essa mesma honra. 

Honra àqueles que lutaram e que viram defraudadas as suas expectativas de vitória. A vários a comunidade encheu-os de esperança: aparentemente uma falsa esperança. Os mesmos têm agora de lidar com o impacto desse tapete usurpado bruscamente dos seus pés. É caso para refletir: é justo cuidar assim dos membros mais altruístas da nossa comunidade? A troco de quê? De achar que por prestar esse apoio poderão ter vantagens caso esse candidato seja eleito? 

Lembremo-nos que qualquer presidente é-o de todos os Lousadenses, tenham ou não votado nele, tal como recordou o nosso novo presidente de câmara no seu discurso consagrador.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

“NÃO PODEM CEDER AO POPULISMO E À CHANTAGEM.”

Nos últimos três meses, assistimos ao habitual frenesim da apresentação de candidaturas às Câmaras...

Um dia de sol fez afluir às urnas milhões de portugueses. As eleições autárquicas, locais, têm o...

LOCAIS DE VOTO NO CONCELHO DE LOUSADA

Amanhã, Domingo 12 de Outubro, das 08 horas às 19 horas, decorrerão as votações para as Autarquias...

A CDU-Lousada, exige o reforço do apoio público, garantindo respostas universais e acessíveis, que...

Islândia recebe alunos do AE Dr. Mário Fonseca

Erasmus+ continua a proporcionar viagens de sonho aos alunos e neste caso isso aconteceu com...

Lustosa, potencial desperdiçado

Quem hoje ainda consegue situar Lustosa num dos mapas que têm o cuidado de a incluir depara-se com...

Caminhada ajuda obras na igreja de Lodares

No próximo sábado, 11 de outubro, a freguesia de Santa Marinha de Lodares, no concelho de Lousada,...

CRIME NO MEZIO DURA HÁ MAIS DE 20 ANOS

A apropriação do rio Mezio em Santa Eulália da Ordem, por um privado, dura há mais de 20 anos. É a...

Siga-nos nas redes sociais