por | 16 Out, 2025 | José carlos Silva, Opinião

Um dia de sol fez afluir às urnas milhões de portugueses. As eleições autárquicas, locais, têm o condão de mobilizar os eleitores a escolherem os eleitos preferenciais para governarem durante quatro anos os destinos da sua freguesia, da sua Câmara Municipal e a representação devida na Assembleia Municipal.

O número de eleitores inscritos, a nível nacional, rondou os 9 303 840. Votaram 59,26% (5513456) dos eleitores. A abstenção quedou-se nos 40,74% (3790384 eleitores que não votaram). Um número muito alto. À abstenção acresce os votos em branco – 1, 74%, (95727) e votos nulos: 1, 18% (65034). Fonte: Semanário Expresso e Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A nível nacional ressalta a erosão da esquerda. O PS resistiu, mas não logrou vencer nas capitais de distrito, as mais populosas: Lisboa, Cascais, Sintra, Gaia, Braga, Porto. Mas logrou vencer noutras: Viseu e Bragança (feudos social-democratas), mas pouco populosos e fora da linha do litoral, a que conta em termos eleitorais. E perdeu a liderança da Associação de Municípios e da ANAFRE para o PSD, o grande vencedor destas eleições locais.

O PS, apesar de tudo, resistiu e José Luís Carneiro pode respirar de alívio: neste quadro político ninguém lhe ambiciona o lugar. Por agora. Mariana Leitão saiu da roda e Duarte Cordeiro vai aguardar por melhores dias.

O PSD saiu reforçado deste pleito. Luís Montenegro é líder incontestado do universo laranja e ganhou um novo fôlego, uma nova vida. Sem opositores internos, tem sabido governar com arte e engenho: ora pisca à esquerda ora à direita, mantendo o PSD como partido charneira da democracia portuguesa.

No concelho de Lousada estavam inscritos 42826 eleitores, a abstenção ficou-se pelos 26,49%, votos em branco 1,4% (328) e nulos 0, 84% (264). Em disputa sete mandatos (Câmara Municipal), quatro uniões de freguesia e onze freguesias, para além dos membros eleitos diretamente e indiretamente (titulares das Uniões e Juntas de Freguesia) para a Assembleia Municipal.

A nível local o PS venceu para a Câmara (52, 70%), tendo a Coligação Lousada no Coração (PSD/CDS/IL) obtido 39,72%. Já o Chega quedou-se pelos 4,63% e a CDU obteve 1,7%. Para a Assembleia Municipal os resultados foram similares (12 mandatos para o PS e 8 para o PSD), excetuando o Chega que logrou eleger um representante com 6,16%. Os votos em branco e nulos cifraram-se nos 1,16 (364) e 0,82% (258), respetivamente.

No que diz respeito às Assembleias de Freguesias, vulgo juntas, PS e PSD empataram no número: oito para cada um. O PS viu voltar Santo Estevão de Barrosas, resultante da desagregação da «União de Freguesias Lustosa/Stº Estevão de Barrosas, uma freguesia que tem dado vitórias sucessivas ao universo rosa, excetuando no espaço temporal em que predominou a supracitada união de freguesias (PSD).

A Coligação Lousada no Coração, no tocante às juntas de freguesia, surpreendeu ao manter as que tinha e ao acrescentar-lhe o Torno e a União de Freguesias «Cernadelo/Stª Margarida e S. Miguel).

Contudo, o PS continua a dominar a Câmara Municipal (4 mandatos contra 3) e a Assembleia Municipal (20 mandatos contra 18).

Concluindo, parabéns a Nelson Oliveira pela vitória. Espero que não defraude a confiança que os lousadenses nele depositaram. Ao Leonel Vieira a gratidão pela forma denodada com que se tem dedicado à causa pública. Espero, igualmente, que não defraude os milhares de lousadenses que nele confiaram.

Por último, parabéns a todos que se mostraram disponíveis para este combate, em especial àqueles que venceram em Lustosa, Torno e União de Freguesias «Cernadelo/Stª Margarida/S. Miguel». Parabéns aos vencedores e honra aos vencidos.

Lodares, Diário, 14 de outubro de 2025

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Mapa autárquico lousadense está “feito em dois oitos”

Se a votação para a Câmara Municipal (CM) e para a Assembleia Municipal (AM) não deixou margem...

O melhor resultado de sempre na estreia

O novo presidente da Câmara Municipal de Lousada, Nelson Oliveira, do Partido Socialista, obteve o...

Editorial 155 | A Festa da Democracia

As últimas semanas foram intensas, culminando num domingo com muito vigor e energia. Um dia longo...

“NÃO PODEM CEDER AO POPULISMO E À CHANTAGEM.”

Nos últimos três meses, assistimos ao habitual frenesim da apresentação de candidaturas às Câmaras...

LOCAIS DE VOTO NO CONCELHO DE LOUSADA

Amanhã, Domingo 12 de Outubro, das 08 horas às 19 horas, decorrerão as votações para as Autarquias...

A CDU-Lousada, exige o reforço do apoio público, garantindo respostas universais e acessíveis, que...

Islândia recebe alunos do AE Dr. Mário Fonseca

Erasmus+ continua a proporcionar viagens de sonho aos alunos e neste caso isso aconteceu com...

Lustosa, potencial desperdiçado

Quem hoje ainda consegue situar Lustosa num dos mapas que têm o cuidado de a incluir depara-se com...

Caminhada ajuda obras na igreja de Lodares

No próximo sábado, 11 de outubro, a freguesia de Santa Marinha de Lodares, no concelho de Lousada,...

CRIME NO MEZIO DURA HÁ MAIS DE 20 ANOS

A apropriação do rio Mezio em Santa Eulália da Ordem, por um privado, dura há mais de 20 anos. É a...

Siga-nos nas redes sociais