As quintas do projeto Terroir Lousada: Quinta da Tapada

A Quinta da Tapada, em Casais, tem 54 hectares místicos, constituídos por cantos e recantos muito agradáveis. Integra um solar do séc. XIX. É uma casa arte nova esplendorosa, que convida a voltar.

Pedro Amado, da Quinta da Tapada, reconhece que o vinho é um nicho de mercado, sendo praticamente todos os vinhos desta quinta vendidos na sua loja. “Temos aqui os vinhos relativamente a 2019, que estão excelentes e prontos a sair. Estamos a vender ainda os de 2018”, diz.

A Quinta da Tapada produz vários vinhos: o Portal do Carregal, o Casa do Carregal e dois espumantes, o rosé e o branco. “São vinhos excelentes e têm sido bem cotados pelos enólogos”, garante. O Portal do Carregal é um vinho equilibrado, suave, que os enólogos dizem ser o vinho da piscina.

“Extremamente agradável, um vinho 50% loureiro e o restante de outras castas”, explica Pedro. Já o Casa do Carregal é 100% Loureiro, com graduação de 12,5o, muito apreciado pelos enólogos. Daqui a poucos dias, a Quinta da Tapada estará presente no concurso em Lisboa com este vinho.
Este ano, Pedro Amado diz que a produção foi inferior e explica porquê: “Por causa da reposição das vinhas. As mesmas só conseguem ser rentáveis ao fim do segundo ano, e este é apenas o primeiro ano da consolidação. Para o próximo ano, vamos ter um número bem mais agradável quanto à produção”, refere. Nos anos anteriores, a produção tem andado entre os trinta e os trinta e três mil litros.

Mais que a quantidade, importa qualidade: “A qualidade tem de ser a condição primeira. Se não houver qualidade, com a concorrência dos vinhos muitos bons que existem em Lousada, não conseguiríamos sair da uva”.

O turismo é um aliado do bom vinho e a Quinta da Tapada é procurada por causa da vinha, nomeadamente pelos países do leste, que querem perceber que tipo de vinho se produz na região. Este ano, no entanto, é um ano para se repensar a atividade para o próximo ano, pois a pandemia fez estancar as reservas. “Uma casa com esta estrutura não era rentável abrir para um quarto ou dois”, diz.

O produto Terroir foi apresentado à Quinta da Tapada no evento “Vinhos e Sabores”, no ano passado, e acolhido. Permite agregar vários vinhos de propriedades da região, cujos proprietários são também amigos. “Juntamo-nos neste projeto que tem uma luz verde muito grande, um foco muito objetivo, naquilo que se pretende. Existe muito profissionalismo no projeto em si, mas claro, com a Covid, estas coisas esmoreceram. Não estão paradas!”

A dinâmica das pessoas do grupo leva Pedro a crer que o projeto chegará bem longe: “Terroir será uma janela daquilo que Lousada tem e Lousada faz”, remata.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Fake ou Facto? Aprender a verificar informação

Vivemos numa era em que distinguir factos de ficção se torna cada vez mais difícil. Todos os dias...

SUPERCROSS NA NOITE DE SÁBADO EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross vão concentrar-se em Lustosa (Lousada) no próximo 18 de julho de...

O DIA EM QUE DEIXÁMOS DE EDUCAR CRIANÇAS E COMEÇAMOS A EDUCAR MÁSCARAS.

"Há adultos que, em crianças, nunca foram insultados. Nunca foram espancados. Nunca passaram fome....

PSD Lousada desafia Câmara Municipal a aproveitar financiamento europeu para criar mais habitação social

O PSD Lousada considera que o novo financiamento europeu para habitação social representa uma...

Siga-nos nas redes sociais