por | 23 Jun, 2021 | Ambiente, Freguesias

Já estão disponíveis na via pública oleões para recolha de óleos alimentares usados

O Município procedeu à colocação, na via pública, de oleões para a recolha de óleos alimentares usados (OAU). A criação desta rede de recolha seletiva, apesar de ser uma imposição legal, é um projeto piloto que o Município se encontra a desenvolver a fim de verificar a adesão da população à separação e deposição seletiva deste tipo de resíduos.

Neste projeto piloto, que envolveu as Juntas de Freguesia do concelho, encontra-se instalado um oleão em cada, sendo o objetivo da autarquia, ao longo do tempo, aumentar o número de equipamentos instalados. A lista com os locais onde podem ser encontrados os oleões está disponível sítio da internet do Município.

A reciclagem de óleos oferece diferentes vantagens para o ambiente entre as quais se destaca a redução da carga poluente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais e a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito de Estufa) para a atmosfera.

Existem algumas regras para que os óleos sejam depositados nos recipientes. Em primeiro lugar é importante que só se deposite óleo alimentar usado e azeite. O óleo alimentar usado, depois de arrefecer, deve ser colocado numa garrafa de plástico que deve estar limpa. Quando esta estiver cheia deve ser bem fechada e depositada dentro do oleão. Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores), ou outros tipos de resíduos não devem ser colocados.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

"Uma infraestrutura decisiva para o desenvolvimento da região” Ao longo dos anos sucederam-se...

A criatividade dos jovens esteve no centro do concurso nacional de curtas-metragens “Cria a tua...

Há uma geração que fez tudo o que lhe pediram. Estudou, qualificou-se, adaptou-se e acreditou que...

Lousada conquistou o 16.º campeonato de hóquei

Numa excelente demonstração de propaganda para o Hóquei em Campo, disputou-se neste domingo a...

Luís Pedro Ferreira reage à penalização em Mação

A corrida de Mação, no concelho de Santarém, continua a dar que falar no Campeonato Nacional de...

Há direitos que definem uma democracia. O direito de voto é um deles. A liberdade de expressão é...

“O Mundo Especial de Oliver”: livro infantil de Bruno Silva quer desmistificar o autismo e...

Há coisas tão presentes na nossa vida que deixámos simplesmente de olhar para elas. Os muros...

Sub15 do Lousada escorregou, mas não caiu

A equipa de sub-15 do Lousada está na luta pela subida ao Campeonato Nacional, o que seria um...

Espetáculo em Lustosa com quarta ronda do Nacional de Motocross

A freguesia de Lustosa recebeu no domingo, 31 de maio, a quarta ronda do Campeonato Nacional de...

Siga-nos nas redes sociais