Já estão disponíveis as 1.350 garrafas numeradas da edição especial de vinho espumante de qualidade (Bruto Branco) “Louzadense”
De forma a dinamizar a marca “O Louzadense”, a InovLousada, CRL, juntamente com a Adega Cooperativa de Lousada, celebraram um contrato de colaboração, que consiste na produção de uma edição especial de um espumante. O contrato foi assinado no dia em que a Adega celebrou 66 anos de atividade, no passado dia 25 de fevereiro.
Esta edição consiste numa produção especial e limitada de 1.350 garrafas numeradas de vinho espumante de qualidade (Bruto branco), sob a marca “O Louzadense”, agora disponíveis para comercialização. No âmbito dos seus estatutos, de criar e dinamizar a marca, conferindo-lhe abordagens transversais em termos da economia local, da promoção turística e do fortalecimento da identidade cultural, a InovLousada concedeu à Adega Cooperativa a aposição da marca para a comercialização do espumante.
“Esta edição limitada do vinho espumante representa um motivo de orgulho para qualquer lousadense. Nasce de uma parceria entre duas cooperativas, a InovLousada e a Adega Cooperativa, e resulta no lançamento do primeiro produto comercial com a marca ‘Louzadense’, a marca do nosso concelho”, afirma José Diogo Fernandes, presidente da InovLousada e diretor d’ O Louzadense.
“Esta edição limitada do vinho espumante representa um motivo de orgulho para qualquer lousadense.” – José Diogo Fernandes
O presidente da InovLousada aproveitou, ainda, para “endereçar uma palavra de estima e agradecimento ao Sr. Francisco Meireles, Presidente da Adega Cooperativa, que desde a primeira hora, juntamente comigo, se envolveu e motivou a realização desta parceria, seguidamente desenvolvida pelo seu colega de administração, Sr. Abílio Pereira”.
Abílio Pereira, administrador da Adega Cooperativa, refere que “esta é uma maneira de os produtos da Adega serem divulgados e conhecidos. O objetivo é que se vendam todas as garrafas e que corra tudo bem”.
“Os compradores podem esperar o melhor, porque este é um produto de qualidade e reúne todas as condições para ter êxito.” – Abílio Pereira
Desta edição especial, os compradores podem “esperar o melhor, porque este é um produto de qualidade e reúne todas as condições para ter êxito”, garante, acrescentando: “neste momento são apenas 1.350 garrafas. Temos de começar com poucas garrafas para depois vermos a reação dos lousadenses”.
O administrador acredita que “todos deveriam comprar, porque é das melhores castas do concelho e tem tudo para ser um espumante de qualidade”.
Preço e locais de venda:
As garrafas do espumante estão disponíveis para compra, com um custo de 12,50 euros por unidade, na Adega Cooperativa de Lousada, na Copagri – Cooperativa Agrícola, no Café Natura, na Papelaria Puroflow e no Café Adeskabir. Poderá, ainda, contactar o responsável pela venda, Filipe Ferreira, através do 919 420 002.

Edição conta com poema dedicado a Lousada
O autor lousadense, Carlos Manuel Nunes, que também é vice-presidente do conselho de administração da InovLousada, confessou que produziu o texto propositadamente para ilustrar a caixa do espumante Louzadense.
“Como fiz parte do projeto de produção da edição limitada do vinho espumante de qualidade, sob a marca Louzadense, que agora é lançado para comercialização, desde logo foram pensados alguns detalhes gráficos que pudessem caracterizar a singularidade deste produto lousadense”, revela o autor.
Assim, explica, “surgiu-me a ideia de redigir um texto que identificasse Lousada e os lousadenses, com o qual todos se pudessem rever. Numa penada, sobe a escorreita do grande amor que tenho por Lousada, as palavras foram encaixando umas nas outras, até que percebi a força e o sentido que, no seu conjunto, formaram o texto que acabou por ser escolhido para ilustrar a caixa do espumante”.
“Efetivamente, Lousada é uma terra amada. E quando de amor falamos ou escrevemos, tudo parece ser fácil. A minha dedicatória a Lousada está em cada palavra daquele texto: a beleza, a fertilidade, a sabedoria, a identidade, a generosidade, a qualidade, a centralidade, o dinamismo, a animação, a inovação, o amor. Aquele amor que todos sentimos por Lousada”, orgulha-se.
O autor deseja que “todos os lousadenses se possam rever e identificar naquele texto, como sendo um texto seu, porque meu já não é mais”.
Lousada, terra amada!
“Lousada – bela, peculiar e sedutora. Abusadora. Lousada é terra fértil. Na vida: o saber, a generosidade, o valor. No cultivo: o talento, o amor, a inovação. Lousada carrega em si a natureza em extensão, o ar em qualidade, a riqueza em património, o dinamismo em tradição. Cantada, amada e venerada, Lousada é terra fresca e entrelaçada. Do Mezio ao Sousa há mais que rio. Há rotas e desafios. Terra plena de raízes históricas e culturais, Lousada é o coração. Lousada é jovem, ridente e animada. Lousada é, por todos, terra amada! Lousada, Louzada!”