por | 2 Mai, 2019 | Sociedade

Abril foi o mês de prevenção dos maus-tratos na infância

Abril é o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, no âmbito da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a que o Município de associa.

No dia 30, foi construído um Laço Azul Humano, na escadaria do Edifício dos Paços do Concelho.

Juntaram-se a esta iniciativa os agrupamentos de escolas do concelho que, nas suas sedes, deram vida ao Laço Azul com a participação da comunidade escolar.

Para maio estão também agendadas atividades neste âmbito, nomeadamente o workshop “Família informada, família protetora – Prevenção de comportamentos abusivos na utilização da internet, que vai decorrer no dia 18, sábado, pelas 16h00. Esta é uma ação promovida pela ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social e pela CPCJ de Lousada, destinando-se à comunidade em geral. A dinamização da iniciativa vai ser feita pela GNR, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitária.

No dia seguinte, 19 de maio, realiza-se a caminhada “Coração em ação – uma boa família faz bem ao coração!”. Esta iniciativa realiza-se no âmbito do mês do Coração (maio), a que a Farmácia Fonseca se associa para a promoção de hábitos de vida saudáveis. As receitas dos kits de inscrição revertem para as atividades da CPCJ de Lousada.

Abril foi Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é abril-mês-da-prevenção-maus-tratos.png

Durante o mês de abril foram realizadas iniciativas com o lema “Serei o que me deres… que seja amor”. Foram distribuídos livros de atividades para as crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do concelho e, para os professores foram promovidas formações, nos dias 8 e 9, cujo tema foi “Encontro entre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens com o Sistema Educativo e intervenção escolar”. Participaram docentes dos agrupamentos de escolas Este, Oeste e Dr. Mário Fonseca.

“Lousada com amor” é o nome da ação que mobilizou as juntas de freguesia, com o hastear da Bandeira Azul, e espaços públicos e comerciais do concelho.

Mais recentemente teve lugar a Feira do Brinquedo Experiente, na Associação Social Recreativa e Cultural ao Encontro das raízes, em que as crianças tiveram a oportunidade de “ganhar” dinheiro no “Banco da Felicidade” e trocá-lo por brinquedos que já fizeram a felicidade de outras crianças.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Fake ou Facto? Aprender a verificar informação

Vivemos numa era em que distinguir factos de ficção se torna cada vez mais difícil. Todos os dias...

SUPERCROSS NA NOITE DE SÁBADO EM LUSTOSA

As grandes emoções do Supercross vão concentrar-se em Lustosa (Lousada) no próximo 18 de julho de...

O DIA EM QUE DEIXÁMOS DE EDUCAR CRIANÇAS E COMEÇAMOS A EDUCAR MÁSCARAS.

"Há adultos que, em crianças, nunca foram insultados. Nunca foram espancados. Nunca passaram fome....

PSD Lousada desafia Câmara Municipal a aproveitar financiamento europeu para criar mais habitação social

O PSD Lousada considera que o novo financiamento europeu para habitação social representa uma...

Siga-nos nas redes sociais