por | 2 Mai, 2019 | Sociedade

Abril foi o mês de prevenção dos maus-tratos na infância

Abril é o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, no âmbito da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a que o Município de associa.

No dia 30, foi construído um Laço Azul Humano, na escadaria do Edifício dos Paços do Concelho.

Juntaram-se a esta iniciativa os agrupamentos de escolas do concelho que, nas suas sedes, deram vida ao Laço Azul com a participação da comunidade escolar.

Para maio estão também agendadas atividades neste âmbito, nomeadamente o workshop “Família informada, família protetora – Prevenção de comportamentos abusivos na utilização da internet, que vai decorrer no dia 18, sábado, pelas 16h00. Esta é uma ação promovida pela ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social e pela CPCJ de Lousada, destinando-se à comunidade em geral. A dinamização da iniciativa vai ser feita pela GNR, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitária.

No dia seguinte, 19 de maio, realiza-se a caminhada “Coração em ação – uma boa família faz bem ao coração!”. Esta iniciativa realiza-se no âmbito do mês do Coração (maio), a que a Farmácia Fonseca se associa para a promoção de hábitos de vida saudáveis. As receitas dos kits de inscrição revertem para as atividades da CPCJ de Lousada.

Abril foi Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é abril-mês-da-prevenção-maus-tratos.png

Durante o mês de abril foram realizadas iniciativas com o lema “Serei o que me deres… que seja amor”. Foram distribuídos livros de atividades para as crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do concelho e, para os professores foram promovidas formações, nos dias 8 e 9, cujo tema foi “Encontro entre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens com o Sistema Educativo e intervenção escolar”. Participaram docentes dos agrupamentos de escolas Este, Oeste e Dr. Mário Fonseca.

“Lousada com amor” é o nome da ação que mobilizou as juntas de freguesia, com o hastear da Bandeira Azul, e espaços públicos e comerciais do concelho.

Mais recentemente teve lugar a Feira do Brinquedo Experiente, na Associação Social Recreativa e Cultural ao Encontro das raízes, em que as crianças tiveram a oportunidade de “ganhar” dinheiro no “Banco da Felicidade” e trocá-lo por brinquedos que já fizeram a felicidade de outras crianças.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Cool Dance levou dança e emoção ao Euro RX em Lousada

O grupo de dança Cool Dance, a convite do Clube Automóvel de Lousada (CAL), marcou presença no...

Chega setembro, regressam as aulas e, com elas, algumas das memórias de infância e juventude desse...

NOVOS BOMBOS EM LOUSADA (1)

Os Magnetenses: a tradição que ganha nova força Um novo grupo de bombos nasceu em Meinedo com 20...

O ESCUDO INVISÍVEL NO CIRCUITO INTERNACIONAL DE LOUSADA

ED4 levou a segurança no desporto automóvel ao patamar mundial Vamos falar de uma equipa que não...

Edifício da Adega nasceu há 70 anos

OBRA CUSTOU “DOIS MIL CONTOS” Assinalam-se este mês 70 anos do início de um dos projetos mais...

Grande Entrevista a LUÍS MARINHO (CAL)

“Não procuro ficar na história, procuro continuar a fazer mais e melhor” Aos 38 anos,...

JULIANA COSTA, UMA ARTISTA QUE SE REVELA FORA DE LOUSADA

Das raízes em Figueiras à afirmação na arte texturizada Natural de Figueiras, no concelho de...

DECATHLON LIGA PRO JÁ COMEÇOU

Lousada e Aparecida entraram com o pé esquerdo num campeonato que se espera espetacular. Os...

Câmara reforça apoio ao CAL para o Euro RX

A Câmara Municipal de Lousada reforçou em 428.721,27 euros o apoio financeiro ao Clube Automóvel...

EURO RX PROMETE GRANDE ESPETÁCULO

Lousada decide títulos europeus de Ralicross com estreia de corrida noturna O Circuito...

Siga-nos nas redes sociais