Abril é o Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, no âmbito da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a que o Município de associa.
No dia 30, foi construído um Laço Azul Humano, na escadaria do Edifício dos Paços do Concelho.
Juntaram-se a esta iniciativa os agrupamentos de escolas do concelho que, nas suas sedes, deram vida ao Laço Azul com a participação da comunidade escolar.
Para maio estão também agendadas atividades neste âmbito, nomeadamente o workshop “Família informada, família protetora – Prevenção de comportamentos abusivos na utilização da internet, que vai decorrer no dia 18, sábado, pelas 16h00. Esta é uma ação promovida pela ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social e pela CPCJ de Lousada, destinando-se à comunidade em geral. A dinamização da iniciativa vai ser feita pela GNR, através da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitária.
No dia seguinte, 19 de maio, realiza-se a caminhada “Coração em ação – uma boa família faz bem ao coração!”. Esta iniciativa realiza-se no âmbito do mês do Coração (maio), a que a Farmácia Fonseca se associa para a promoção de hábitos de vida saudáveis. As receitas dos kits de inscrição revertem para as atividades da CPCJ de Lousada.
Abril foi Mês de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

Durante o mês de abril foram realizadas iniciativas com o lema “Serei o que me deres… que seja amor”. Foram distribuídos livros de atividades para as crianças dos jardins de infância e do 1.º ciclo do concelho e, para os professores foram promovidas formações, nos dias 8 e 9, cujo tema foi “Encontro entre o Sistema de Proteção de Crianças e Jovens com o Sistema Educativo e intervenção escolar”. Participaram docentes dos agrupamentos de escolas Este, Oeste e Dr. Mário Fonseca.
“Lousada com amor” é o nome da ação que mobilizou as juntas de freguesia, com o hastear da Bandeira Azul, e espaços públicos e comerciais do concelho.
Mais recentemente teve lugar a Feira do Brinquedo Experiente, na Associação Social Recreativa e Cultural ao Encontro das raízes, em que as crianças tiveram a oportunidade de “ganhar” dinheiro no “Banco da Felicidade” e trocá-lo por brinquedos que já fizeram a felicidade de outras crianças.