De acordo com o Rating Municipal Português, um modelo de avaliação dos 308 municípios, o concelho de Lousada piorou no ranking global, em relação ao ano de 2016, passando de 71.º (2016) para 138.º lugar (2018).
Este documento, coordenado pelo economista Paulo Caldas para a Ordem dos Economistas, tem 25 indicadores, reunidos em quatro dimensões principais: governação, serviços ao cidadão, desenvolvimento económico e social, e sustentabilidade financeira.
Em relação a estas dimensões, devemos salientar o facto de o concelho de Lousada estar no fim da tabela em relação à sustentabilidade financeira , em 252º lugar, e continuar no meio da tabela em relação ao desenvolvimento económico e social, na 146.ª posição. Nas outras variáveis o concelho desceu, governação, serviços ao cidadão, estando mesmo assim dentro dos primeiros cinquenta lugares.
A posição do concelho de Lousada (2016;2018)

Governação (10% de dimensão no ranking global)
Parâmetros: Taxa de abstenção, indicador de transparência do município, orçamento participativo, estabilidade política (% da votação do partido mais votado), participação publica nas reuniões de câmara.
Lousada nesta dimensão passou do 18.º lugar para a 25.ª posição.
Serviços à população por parte da autarquia (30% de dimensão no ranking global)
Parâmetros: Serviços económicos, água, saneamento básico, lixo, acesso e qualidade dos transportes urbanos, %beneficiários de pensões sociais, os estudantes que terminam o secundário, área verde a dividir pelo número de fogos do município, área da cultura e desporto com o número médio de espetadores.
Lousada nesta dimensão passou do 22.º lugar para a 42.ª posição.
Desenvolvimento económico e social (30% de dimensão no ranking global)
Parâmetros: Crescimento da população, valor acrescentado das empresas (bruto), poder de compra, taxa de desemprego
Lousada nesta dimensão passou do 149.º lugar para a 146.ª posição.
Sustentabilidade (30% de dimensão no ranking global)
Parâmetros: Rácios operacionais, gastos do município com funcionários per capita, despesa pessoal do município dividida por número de residentes, rácio corrente de receita e despesa corrente e o que resta, receita municipal por habitante, dados do endividamento, e a evolução da divida e sua variação per capita, rácio de investimento e despesa de capital.
Lousada nesta dimensão passou do 249º lugar para a 252ª posição.
Esta notícia será desenvolvida na próxima edição impressa d’O Louzadense.
Comentários