por | 11 Jun, 2019 | LivreMENTE, Opinião

Eleições, Liberdade e Cidadania!

A propósito das recentes Eleições para o Parlamento Europeu, muito se disse e mais se pensou sobre a “habitual” elevada percentagem de abstenção. Muito se dirá e mais se pensará sobre o mesmo assunto em eleições vindouras. Do que se disse e se dirá, há sempre alguém que acentua a questão da obrigatoriedade do exercício de voto como forma de combater os números da abstenção. Já li e ouvi essa defesa várias vezes… Para bem da democracia, espero que tal ideia nunca prevaleça. Bater-me-ia convictamente contra! Liberdade, acima de tudo!… Liberdade de ir votar, liberdade de não o querer fazer.

Como combater, então, tamanhos níveis de abstenção? Com cidadania! Um cidadão, aquele que tem consciência de que o é, nunca se demite de um ato eleitoral… Quer sempre exercer o seu direito de voto, vendo-o como um dever que exerce de forma livre e consciente. Um cidadão não cede aos pseudoargumentos que o levem a não ir votar. Expressões comuns – “são todos iguais” ou “nenhum presta” – são meras desculpas usadas por quem não quer ser cidadão, usadas pelos Pilatos que querem sacudir-se da responsabilidade de participar numa decisão que é de todos e para todos.
Acredito que a plena cidadania só lá vai com formação. É, portanto, necessário educar as gentes para a participação cívica, para serem cidadãos conscientes, esclarecidos, atentos e interventivos. Às autoridades e às organizações públicas e civis compete-lhes a iniciativa de se mobilizarem e proporcionarem oportunidades de educação para a cidadania. Aos indivíduos compete-lhes, livremente, a disponibilidade para participar, envolvendo-se na aprendizagem com vontade de serem mesmo cidadãos.
Há dias, participei nas XIII Jornadas Sociais de Lousada, cuja temática se alinhou com o Ano Nacional da Cooperação. Sabendo que tinha de escrever esta crónica e que tinha a ideia de abordar o tema enunciado, dei comigo a pensar que a cooperação poderá ser parte da solução na educação para a cidadania. Há um enorme manancial de experiências e saberes acumulados prontos a serem colocados à disposição da comunidade. Com vontade, confiança, solidariedade e espírito colaborativo é possível ser-se melhor cidadão… Haverá certamente muitos com desejo de colaborarem em projetos pró-cidadania. Não me parece utópica esta intenção. Exemplo dessa possibilidade foi a formação em ciência política recentemente promovida por uma associação da região, a Luminare Valle, em articulação com os municípios de Paços de Ferreira, Penafiel e Lousada. A colaboração institucional e individual resultou em momentos de profícua aprendizagem de forma a contribuir para uma população mais esclarecida e preparada para participar ativamente. Este é certamente um bom caminho…

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Família de pilotos vencedores

A SAGA DE PEDRO (PAI), GUILHERME E TOMÁS (FILHOS) Pai e filhos começaram no karting e revelaram-se...

Diogo Vieira sagra-se Campeão Nacional de Hard Enduro

Campeonato Nacional de Hard Enduro Motoxtreme 2023 O Campeonato Nacional de Hard Enduro Motoxtreme...

SENTIMENTO ECONÓMICO: OPTIMISMO OU REALISMO

Estamos a chegar ao final do ano e, urge efectuar uma aferição do mesmo e perspectivar o futuro. O...

Editorial 110 | A velhice [não] é um posto!

O aumento da esperança de vida representa uma conquista notável da sociedade moderna, indicando...

DUAS SEMANAS DE TÉNIS DE ALTO NÍVEL

LOUSADA INDOOR OPEN Foram duas semanas de muito e bom ténis nos courts cobertos do Complexo...

Lousada juntou mentes brilhantes para debater a cibersegurança

A Biblioteca Municipal de Lousada recebeu, no passado dia 30 de novembro, nova edição da...

Férias de Natal na Rota do Românico

Nas férias escolares de Natal, entre 19 e 22 de dezembro, a Rota do Românico dinamiza o programa...

Mercado de Natal, de 7 a 10 de dezembro

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Encontro para falar de Pais Digitais

Realiza-se hoje, dia 7 de dezembro, uma nova sessão da iniciativa “Encontro de pais”. Desta vez, o...

Siga-nos nas redes sociais