por | 11 Jun, 2019 | LivreMENTE, Opinião

Eleições, Liberdade e Cidadania!

A propósito das recentes Eleições para o Parlamento Europeu, muito se disse e mais se pensou sobre a “habitual” elevada percentagem de abstenção. Muito se dirá e mais se pensará sobre o mesmo assunto em eleições vindouras. Do que se disse e se dirá, há sempre alguém que acentua a questão da obrigatoriedade do exercício de voto como forma de combater os números da abstenção. Já li e ouvi essa defesa várias vezes… Para bem da democracia, espero que tal ideia nunca prevaleça. Bater-me-ia convictamente contra! Liberdade, acima de tudo!… Liberdade de ir votar, liberdade de não o querer fazer.

Como combater, então, tamanhos níveis de abstenção? Com cidadania! Um cidadão, aquele que tem consciência de que o é, nunca se demite de um ato eleitoral… Quer sempre exercer o seu direito de voto, vendo-o como um dever que exerce de forma livre e consciente. Um cidadão não cede aos pseudoargumentos que o levem a não ir votar. Expressões comuns – “são todos iguais” ou “nenhum presta” – são meras desculpas usadas por quem não quer ser cidadão, usadas pelos Pilatos que querem sacudir-se da responsabilidade de participar numa decisão que é de todos e para todos.
Acredito que a plena cidadania só lá vai com formação. É, portanto, necessário educar as gentes para a participação cívica, para serem cidadãos conscientes, esclarecidos, atentos e interventivos. Às autoridades e às organizações públicas e civis compete-lhes a iniciativa de se mobilizarem e proporcionarem oportunidades de educação para a cidadania. Aos indivíduos compete-lhes, livremente, a disponibilidade para participar, envolvendo-se na aprendizagem com vontade de serem mesmo cidadãos.
Há dias, participei nas XIII Jornadas Sociais de Lousada, cuja temática se alinhou com o Ano Nacional da Cooperação. Sabendo que tinha de escrever esta crónica e que tinha a ideia de abordar o tema enunciado, dei comigo a pensar que a cooperação poderá ser parte da solução na educação para a cidadania. Há um enorme manancial de experiências e saberes acumulados prontos a serem colocados à disposição da comunidade. Com vontade, confiança, solidariedade e espírito colaborativo é possível ser-se melhor cidadão… Haverá certamente muitos com desejo de colaborarem em projetos pró-cidadania. Não me parece utópica esta intenção. Exemplo dessa possibilidade foi a formação em ciência política recentemente promovida por uma associação da região, a Luminare Valle, em articulação com os municípios de Paços de Ferreira, Penafiel e Lousada. A colaboração institucional e individual resultou em momentos de profícua aprendizagem de forma a contribuir para uma população mais esclarecida e preparada para participar ativamente. Este é certamente um bom caminho…

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

É urgente amar!

A falta de liberdade sentida na pandemia transformou-nos, não estamos mais em perigo, mas algo em...

Maria das Dores, uma professora cega

Nasceu em Meinedo há 58 anos Chama-se Maria das Dores Soares da Cunha, tem 58 anos e nasceu em...

Maioria das 3.300 pessoas com deficiência não tem apoio institucional

UM “PROBLEMA SILENCIOSO” EM LOUSADA As respostas institucionais para a deficiência em Lousada são...

(D)eficiência: a eficiência diversificada

A palavra “Deficiência” está diretamente associada à existência de uma diferença nos indivíduos...

Aldear em Meinedo no domingo

No próximo domingo, 28 de maio, Meinedo acolhe mais um encontro desta edição do Aldear, promovido...

Adelaide Pacheco: A Cidadã do Ensino

“Lousada foi o lugar que escolhi para viver e trabalhar” Maria Adelaide Pereira de Lemos Pacheco,...

Apoteose em Lousada

SORDO BRILHA PERANTE OS MILHARES DE LOUSADA A tradicional Super Especial do Rally de Portugal no...

Editorial da edição 97º de 18 de maio de 2023

Serviços públicos Os serviços públicos em Lousada já tiveram melhores dias. Para além das questões...

Unidade de Saúde Familiar São Tiago (Lustosa)

A USF São Tiago é uma unidade funcional integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Tâmega...

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária

Iluminar Lousada – Uma Luz Solidária realiza-se no próximo sábado, dia 20 de maio, na Praça das...

Siga-nos nas redes sociais