por | 11 Jun, 2019 | Desporto, Freguesias

Formação na Associação Desportiva e Cultural do Valmesio volta em força

António Alberto Ferreira Dias é o presidente da direção da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural do Valmesio. Fundada em 1983, a Associação está sediada na rua Urbanização de Covilhô, num terreno cedido por Anselmo Marques Leal, que deu ao complexo o referido nome.

A formação de jovens no futebol foi sempre uma prioridade da Associação. Como diz António Dias, é algo que está no seu ADN. Naqueles que apelida como “anos de ouro da Associação, até 2007, a formação e competição foi desenvolvida nos vários escalões jovens, tendo chegado a existir 7 equipas em simultâneo, desde escolinhas até juniores. A atividade de formação foi interrompida. “Durante mais de uma década, não existiu qualquer atividade nesta casa”, conta, lamentando o interregno.

Pavilhão Gimnodesportivo trouxe novas oportunidades

Tudo mudou há cerca de dois anos, altura em que assumiu funções como presidente. O objetivo principal foi a conclusão da construção do Pavilhão Gimnodesportivo, iniciado há quase 20 anos. Esta obra reveste-se de capital importância ao permitir novos voos. “Com a conclusão do pavilhão, abriram-se novos horizontes e, de imediato, surgiu a oportunidade de formação de uma equipa feminina do escalão sénior para competir no campeonato Elite, promovido pela Associação de Futebol do Porto”, explica.

Assim se iniciou um período bem mais positivo na vida da Associação, uma vez que a procura de atividades que valorizassem o novo espaço se revelou um sucesso: “Como tínhamos as instalações, convinha que as mesmas fossem rentabilizadas, o que acabou por ser um sucesso enorme, com resultados nunca esperados, na vertente desportiva mas também social”, conta.

Alberto Dias congratula-se pelo facto de ter “o maior grupo de adeptos (claque) e resultados desportivos acima do espectável, nomeadamente o 2º lugar no campeonato distrital série 2; 4º lugar no apuramento de campeão entre 24 equipas e 3º lugar na Taça Complementar, entre 8 equipas”.

A formação está também novamente forte, como explica o dirigente: “Temos vindo também, há cerca de 3 meses, a preparar um grupo de cerca de vinte jovens, dos 5 aos 13 anos, para formação de 2 equipas para competir no próximo ano – escolinhas e outro escalão”.

Outras atividades em desenvolvimento

Mas os sonhos não se ficam apenas pelo futebol, pois considera que o seu grupo de trabalho tem aptidões para desenvolver outras atividades, “que esperamos pôr em prática muito brevemente, como a dança, a ginástica e a representação, nomeadamente o teatro”.

As dificuldades fazem parte da vida de qualquer associação, mas António Dias espera, “com trabalho e dedicação”, “conseguir passar a mensagem e reunir cada vez mais o apoio da nossa comunidade”.

Sintético é um objetivo

O dirigente admite que, neste momento, o futsal é o foco da Associação e que “o passo seguinte será dotar o nosso campo de piso sintético e fazer como no Pavilhão, ou seja, dinamizar com firmeza aquilo que está na origem desta Associação: o futebol”.

A mensagem que deixa é de esperança para o futuro, esperando contar cada vez mais com aqueles que estão próximos. “Acreditem na nossa capacidade e naqueles que se disponibilizam para fazer parte da solução”, conclui.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Conseguir um espaço próprio é objetivo

ACADEMIA DE GINÁSTICA DE LOUSADA A ginástica em Lousada tem na professora Paula Oliveira uma...

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Siga-nos nas redes sociais