Des(I)gualdade de Género no mundo empresarial

A participação da mulher no mundo empresarial tem assumido importantes avanços, mas ainda enfrenta significativa discriminação, exclusão no mercado, em virtude do género.

A ausência de igualdade de representação da mulher no mercado empresarial, baseada em preceitos discriminatórios e remotos retratam barreiras, cujos talentos se perdem, e que tem manifestado entraves no avanço profissional feminino, patente na ideia cultural da mulher como sendo um ser frágil e sem autoridade, que não desempenha tarefas de alto impacto com a mesma eficiência que os homens, na “barreira da maternidade”, em que recaí o preconceito de que as mães são mais despreocupadas com o trabalho, em virtude da sua preocupação com os filhos, na “guerra de género”, pela qual as mulheres competem entre si de forma acirrada, sabedoras que as oportunidades para o mundo feminino são reduzidas, e demais.

A busca pela paridade de representação deve ser de acordo com a performance do colaborador, e não atrelado ao seu género, gerando maior satisfação e melhores resultados, retendo nas empresas os melhores talentos, por vezes desperdiçados em virtude do preconceito e da intolerância com as diferenças naturais quanto ao género. Por forma, a superar tais entraves, é crucial a adaptação de políticas, que devem ser sensíveis e apropriadas ao género, tal requer mudanças nas nossas consciências e comportamentos, adotando novos valores, princípios e práticas que ajudarão a construir um núcleo empresarial mais justo, na qual direitos e oportunidades sejam partilhados igualmente.

Em termos de igualdade, os números globais tendem aproximar-se do desejado, por força da lei, porém, menos animador o número de mulheres em cargos executivos. Ainda assim, há um desnível de salários entre homens e mulheres nas empresas.

Temos assistido a uma evolução gradual das políticas e medidas que, visam concretizar o igual tratamento de homens e mulheres, no enquadramento profissional. Contudo, a evolução do lugar da mulher no mundo do trabalho deve promover a igualdade de género ou a igualdade de oportunidades de género? As mulheres apresentam perfis de liderança diferentes, com perceções na componente ética e motivacional, como características e aptidões distintas dos homens. A mulher em posições de liderança de alto nível tende a ter padrões de comportamento semelhantes ao homem. Assim, o esforço posto no empowerment da mulher no trabalho não deverá acontecer no sentido de esbater estas características que lhe são próprias, mas de oferecer igualdade de oportunidades, e potenciar a sua participação, que acautela as diferenças naturais entre estes. Teremos uma combinação de ações propositivas que tem poder de forjar uma nova cultura organizacional propensa à igualdade de género. Esta tem que, promover um equilíbrio de género, não necessariamente numérico, que, não só garantirá a boa gestão, como reforçará o próprio movimento de promoção da igualdade de género.

O alicerce da questão nem sempre é o devaste da mesma. Incumbe uma ambição árdua e um desafio atento no invólucro desta opacidade ainda pouco efetiva e, de uma ausência de paridade até então aquém no mundo empresarial. Cabe a cada um de nós, um papel ativo de fazer vincar o seu propósito e dar vinco a uma realidade que ainda assombra a peculiaridade inerente em tal. Mudar é preciso e é crucial para gerar avanços para as empresas.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Lousada tem 4.3 milhões para construir e requalificar Centros de Saúde

O Dr. Nelson Oliveira, Vereador da Saúde da Câmara Municipal de Lousada anunciou hoje, na reunião...

Escola: um espelho do Antigo Regime

ABRIL LOUZADENSE (IV) O ensino escolar tinha como regra sagrada “obedecer, obedecer, obedecer”....

Grande polo de formação desportiva

ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E DESPORTIVA DE ROMARIZ Fundada em 1977, a Associação Recreativa e...

Mentes Brilhantes para abordar Cibersegurança

No dia 30 de novembro, quinta-feira, realiza-se uma nova edição de Mentes Brilhantes com o tema...

População pressiona Câmara para reabrir avenida Sr. dos Aflitos ao trânsito

PROBLEMAS DA CIRCULAÇÃO AUTOMÓVEL EM LOUSADA São várias as reclamações e sugestões que se colhem...

Nunca é tarde para realizar sonhos e concretizar projetos

JOSÉ FERREIRA NETO O “bichinho” da pintura esteve quase sempre presente na intensa vida artística...

Cecília Mendonça é uma super atleta

COMEÇOU NA PATINAGEM E ESTÁ NO TRIATLO Mãe de dois filhos, Francisco (5 anos) e Duarte (3 anos),...

Siga-nos nas redes sociais