por | 17 Jul, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

Liga Boccia Sénior com mais de 200 atletas

Terminou no dia 6 de julho a 3.ª Liga Boccia Sénior, relativa à época 2018/2019, com a participação de 11 movimentos seniores com mais de 220 atletas.

Nesta edição sagrou-se vencedora a equipa dos Tubarões, do Movimento Sénior de Cristelos, seguida dos Divertidos, do mesmo Movimento, e em 3.º lugar os Maiorais, do Movimento Sénior de Lustosa.

O propósito da Liga passa por possibilitar que, pelo menos uma vez por mês, os seniores saiam do local onde está sedeado o Movimento e tenham um dia diferente de convívio, como fomentar a prática desportiva adaptada aos menos jovens.

A Liga Boccia Sénior é composta por oito etapas, divididas em outros tantos meses, que são disputadas nos vários pavilhões do concelho. Dado o elevado número de participantes existem a 1.ª e 2.ª Ligas. No que respeita à 1.ª Liga sobem ao pódio os três primeiros classificados, enquanto na 2.ª Liga é premiado o melhor classificado de cada uma das quatro séries.

A partir dos resultados obtidos na Liga Boccia Sénior são escolhidos os melhores jogadores para representarem o Município em competições de nível regional e nacional.

Autarquia promove aulas de boccia e novos kits

A autarquia assegura as aulas da modalidade boccia que são lecionadas por dois professores que acompanham os grupos e se deslocam a cada movimento sénior uma vez por semana. O tempo de cada aula varia entre 60 a 90 minutos, dependendo do número de seniores que a frequentam.

As aulas funcionam nos locais dos Movimentos Seniores, podendo ser nas juntas de freguesia, associações ou IPSS.

Os Movimentos Seniores de Aveleda e de Caíde de Rei (criados muito recentemente), apesar de não integrarem as competições da época que terminou, são também abrangidos pelas aulas.

Como são cada vez mais os jogadores a praticar a autarquia entregou, em junho, novos kits para a prática da modalidade Boccia a todos os movimentos.

Movimentos Seniores participam em competições nacionais

Lousada tem participado, ao longo do últimos anos, em diversas provas no âmbito do Boccia Sénior a nível local, regional e nacional.

Desde o início do ano que os movimentos seniores do concelho têm conquistado títulos nas provas em que participam, como é o exemplo do Campeonato Nacional de Boccia Sénior Individual que decorreu no dia 30 de janeiro, no Pavilhão da Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes, em que Albano Sousa e José Lopes, do Movimento Sénior de Lustosa, ficaram em 2.º e 3.º lugar, respetivamente. 

No VI Encontro de Boccia Sénior, que decorreu em Freamunde, em abril, o 1.º lugar foi conseguido pelo Movimento Sénior de Pias.

Em maio houve duas competições em que os Lousadenses marcaram presença, nomeadamente no Campeonato Nacional de Boccia Sénior – Equipas, em que o 1.º prémio foi ganho pela equipa formada por Luís Teixeira, Emília Vieira e Carlos Rodrigues, e o 3.º lugar à formação de Manuel Nunes, Salvador Teixeira e Manuel Coelho Sampaio, do Movimento Sénior de Cristelos. No que respeita ao Campeonato Nacional de Boccia Sénior Individual, que decorreu em Famalicão, o vencedor foi José Matos, do Movimento Sénior de Vilar do Torno e Alentém.

A participação em competições não fica por aqui e em junho, em Alenquer, no Campeonato Nacional de Boccia Sénior por Equipas o 1.º e 3.º lugar foram atribuídos a atletas de Lousada. Luís Teixeira, Carlos Rodrigues e Joaquim Barbosa trouxeram o 1.º prémio, e António Marinho, José Matos e José Almiro o 3.º prémio.

A Taça de Portugal Individual, que teve lugar em Odivelas, no dia 12 de junho, foi ganha por Albano Sousa, do Movimento Sénior de Lustosa.

A última competição nacional desta época realizou-se no dia 26 de junho. Na Taça de Portugal Boccia Sénior por Equipas, que decorreu em Gondomar, os atletas Lousadenses ficaram em 3.º lugar.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Firmino Mendonça, o cafeteiro mais antigo

O cinquentenário Café Paládio é uma espécie de instituição comercial em Lousada e tem Firmino...

Intercâmbio cultural na Croácia

Um artista multifacetado e aventureiro, assim se pode definir o lousadense José Pedro Moreira, de...

Inglesa procura as suas origens em Lousada

CHAMA-SE ELIZABETH NATASHA LOUSADA Por várias razões (afetivas, existencialistas ou simplesmente...

Clube de Ténis de Mesa de Lousada

Esta edição possui o prazer de apresentar o emocionante mundo do ténis de mesa aos olhos de Rui...

Centros de Interpretação da Rota do Românico com entrada livre

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, o ingresso nos Centros de Interpretação do Românico e...

Artur Faria demite-se da Caixa Agrícola

Artur Faria, Presidente do Conselho de Administração da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Terras...

Município integra projeto 2030 Youth Vision

"Queres construir um mundo mais justo e sustentável?" é a designação da iniciativa que vai ser...

Era uma vez uma praça do Românico (parte II)

Construtor contesta anulação da obra No seguimento da reportagem publicada na nossa edição...

AGRADECIMENTO

MARIA LUISA PAULA PEREIRA DE BESSA MACHADO (22 de Agosto 1947 a 11 de Setembro 2023) A família...

Apresentação do 6.º volume da Revista Lucanus

O 6.º volume da Revista Lucanus - Ambiente e Sociedade vai ser apresentado no dia 21 de setembro,...

Siga-nos nas redes sociais