por | 17 Jul, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

Liga Boccia Sénior com mais de 200 atletas

Terminou no dia 6 de julho a 3.ª Liga Boccia Sénior, relativa à época 2018/2019, com a participação de 11 movimentos seniores com mais de 220 atletas.

Nesta edição sagrou-se vencedora a equipa dos Tubarões, do Movimento Sénior de Cristelos, seguida dos Divertidos, do mesmo Movimento, e em 3.º lugar os Maiorais, do Movimento Sénior de Lustosa.

O propósito da Liga passa por possibilitar que, pelo menos uma vez por mês, os seniores saiam do local onde está sedeado o Movimento e tenham um dia diferente de convívio, como fomentar a prática desportiva adaptada aos menos jovens.

A Liga Boccia Sénior é composta por oito etapas, divididas em outros tantos meses, que são disputadas nos vários pavilhões do concelho. Dado o elevado número de participantes existem a 1.ª e 2.ª Ligas. No que respeita à 1.ª Liga sobem ao pódio os três primeiros classificados, enquanto na 2.ª Liga é premiado o melhor classificado de cada uma das quatro séries.

A partir dos resultados obtidos na Liga Boccia Sénior são escolhidos os melhores jogadores para representarem o Município em competições de nível regional e nacional.

Autarquia promove aulas de boccia e novos kits

A autarquia assegura as aulas da modalidade boccia que são lecionadas por dois professores que acompanham os grupos e se deslocam a cada movimento sénior uma vez por semana. O tempo de cada aula varia entre 60 a 90 minutos, dependendo do número de seniores que a frequentam.

As aulas funcionam nos locais dos Movimentos Seniores, podendo ser nas juntas de freguesia, associações ou IPSS.

Os Movimentos Seniores de Aveleda e de Caíde de Rei (criados muito recentemente), apesar de não integrarem as competições da época que terminou, são também abrangidos pelas aulas.

Como são cada vez mais os jogadores a praticar a autarquia entregou, em junho, novos kits para a prática da modalidade Boccia a todos os movimentos.

Movimentos Seniores participam em competições nacionais

Lousada tem participado, ao longo do últimos anos, em diversas provas no âmbito do Boccia Sénior a nível local, regional e nacional.

Desde o início do ano que os movimentos seniores do concelho têm conquistado títulos nas provas em que participam, como é o exemplo do Campeonato Nacional de Boccia Sénior Individual que decorreu no dia 30 de janeiro, no Pavilhão da Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes, em que Albano Sousa e José Lopes, do Movimento Sénior de Lustosa, ficaram em 2.º e 3.º lugar, respetivamente. 

No VI Encontro de Boccia Sénior, que decorreu em Freamunde, em abril, o 1.º lugar foi conseguido pelo Movimento Sénior de Pias.

Em maio houve duas competições em que os Lousadenses marcaram presença, nomeadamente no Campeonato Nacional de Boccia Sénior – Equipas, em que o 1.º prémio foi ganho pela equipa formada por Luís Teixeira, Emília Vieira e Carlos Rodrigues, e o 3.º lugar à formação de Manuel Nunes, Salvador Teixeira e Manuel Coelho Sampaio, do Movimento Sénior de Cristelos. No que respeita ao Campeonato Nacional de Boccia Sénior Individual, que decorreu em Famalicão, o vencedor foi José Matos, do Movimento Sénior de Vilar do Torno e Alentém.

A participação em competições não fica por aqui e em junho, em Alenquer, no Campeonato Nacional de Boccia Sénior por Equipas o 1.º e 3.º lugar foram atribuídos a atletas de Lousada. Luís Teixeira, Carlos Rodrigues e Joaquim Barbosa trouxeram o 1.º prémio, e António Marinho, José Matos e José Almiro o 3.º prémio.

A Taça de Portugal Individual, que teve lugar em Odivelas, no dia 12 de junho, foi ganha por Albano Sousa, do Movimento Sénior de Lustosa.

A última competição nacional desta época realizou-se no dia 26 de junho. Na Taça de Portugal Boccia Sénior por Equipas, que decorreu em Gondomar, os atletas Lousadenses ficaram em 3.º lugar.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Um milhão de euros de prejuízo na Adega

TENTATIVA DE REVITALIZAÇÃO PARA EVITAR INSOLVÊNCIA Há muito que se vem notando uma crise quase...

A Casa Nobre no Concelho de Lousada

Outros Dados Históricos (Volume II e III) - Casa da Lama VIII - (1ª Parte) Pertença da família...

Kafka através de Benjamin: Um Espelho para a Nossa Era Burocrática

Quem nunca se sentiu perdido nos corredores de uma burocracia impessoal, confrontado com regras...

Adolfo Fernandes promete dedicação a tempo inteiro a Meinedo

Adolfo Fernandes é o rosto escolhido pelo PSD para Meinedo, apresentando-se como uma alternativa...

Prescrição Social: Comunidade e Qualidade de Vida em prol da Saúde Psicológica

Atualmente, a preocupação com a saúde psicológica tem incentivado a procura por soluções que...

CRESCIMENTO EMPRESARIAL: A IMPORTÂNCIA DE UMA ESTRATÉGIA SUSTENTADA E FLEXÍVEL

Num contexto empresarial em constante mudança, torna-se essencial que as organizações adoptem uma...

A História é cada vez mais importante para evitar erros do passado

PEDRO MAGALHÃES: HISTORIADOR O professor Pedro Joaquim da Cunha Magalhães, de 44 anos, é natural...

“Continuamos a trabalhar para as pessoas”: Fernando Magalhães avança com nova candidatura

O PSD Lousada apresentou a recandidatura de Fernando Magalhães à presidência da Junta da União de...

Luís Carvalho quer “Uma Aparecida Mais Viva e Mais Próxima”

O PSD apresentou para freguesia do Torno (Aparecida), Luís Carvalho como candidato à Junta de...

Narcóticos Anónimos: uma ajuda silenciosa

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL TEM GRUPO EM LOUSADA Fundada em 1953 nos Estados Unidos, esta organização...

Siga-nos nas redes sociais