por | 17 Jul, 2019 | Desporto, Grandes Louzadenses

Liga Boccia Sénior com mais de 200 atletas

Terminou no dia 6 de julho a 3.ª Liga Boccia Sénior, relativa à época 2018/2019, com a participação de 11 movimentos seniores com mais de 220 atletas.

Nesta edição sagrou-se vencedora a equipa dos Tubarões, do Movimento Sénior de Cristelos, seguida dos Divertidos, do mesmo Movimento, e em 3.º lugar os Maiorais, do Movimento Sénior de Lustosa.

O propósito da Liga passa por possibilitar que, pelo menos uma vez por mês, os seniores saiam do local onde está sedeado o Movimento e tenham um dia diferente de convívio, como fomentar a prática desportiva adaptada aos menos jovens.

A Liga Boccia Sénior é composta por oito etapas, divididas em outros tantos meses, que são disputadas nos vários pavilhões do concelho. Dado o elevado número de participantes existem a 1.ª e 2.ª Ligas. No que respeita à 1.ª Liga sobem ao pódio os três primeiros classificados, enquanto na 2.ª Liga é premiado o melhor classificado de cada uma das quatro séries.

A partir dos resultados obtidos na Liga Boccia Sénior são escolhidos os melhores jogadores para representarem o Município em competições de nível regional e nacional.

Autarquia promove aulas de boccia e novos kits

A autarquia assegura as aulas da modalidade boccia que são lecionadas por dois professores que acompanham os grupos e se deslocam a cada movimento sénior uma vez por semana. O tempo de cada aula varia entre 60 a 90 minutos, dependendo do número de seniores que a frequentam.

As aulas funcionam nos locais dos Movimentos Seniores, podendo ser nas juntas de freguesia, associações ou IPSS.

Os Movimentos Seniores de Aveleda e de Caíde de Rei (criados muito recentemente), apesar de não integrarem as competições da época que terminou, são também abrangidos pelas aulas.

Como são cada vez mais os jogadores a praticar a autarquia entregou, em junho, novos kits para a prática da modalidade Boccia a todos os movimentos.

Movimentos Seniores participam em competições nacionais

Lousada tem participado, ao longo do últimos anos, em diversas provas no âmbito do Boccia Sénior a nível local, regional e nacional.

Desde o início do ano que os movimentos seniores do concelho têm conquistado títulos nas provas em que participam, como é o exemplo do Campeonato Nacional de Boccia Sénior Individual que decorreu no dia 30 de janeiro, no Pavilhão da Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes, em que Albano Sousa e José Lopes, do Movimento Sénior de Lustosa, ficaram em 2.º e 3.º lugar, respetivamente. 

No VI Encontro de Boccia Sénior, que decorreu em Freamunde, em abril, o 1.º lugar foi conseguido pelo Movimento Sénior de Pias.

Em maio houve duas competições em que os Lousadenses marcaram presença, nomeadamente no Campeonato Nacional de Boccia Sénior – Equipas, em que o 1.º prémio foi ganho pela equipa formada por Luís Teixeira, Emília Vieira e Carlos Rodrigues, e o 3.º lugar à formação de Manuel Nunes, Salvador Teixeira e Manuel Coelho Sampaio, do Movimento Sénior de Cristelos. No que respeita ao Campeonato Nacional de Boccia Sénior Individual, que decorreu em Famalicão, o vencedor foi José Matos, do Movimento Sénior de Vilar do Torno e Alentém.

A participação em competições não fica por aqui e em junho, em Alenquer, no Campeonato Nacional de Boccia Sénior por Equipas o 1.º e 3.º lugar foram atribuídos a atletas de Lousada. Luís Teixeira, Carlos Rodrigues e Joaquim Barbosa trouxeram o 1.º prémio, e António Marinho, José Matos e José Almiro o 3.º prémio.

A Taça de Portugal Individual, que teve lugar em Odivelas, no dia 12 de junho, foi ganha por Albano Sousa, do Movimento Sénior de Lustosa.

A última competição nacional desta época realizou-se no dia 26 de junho. Na Taça de Portugal Boccia Sénior por Equipas, que decorreu em Gondomar, os atletas Lousadenses ficaram em 3.º lugar.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Editorial 125 | O Gestor de Redes Sociais

Numa terra longínqua onde os emojis governam e os likes são moedas de troca, vive o temido Gestor...

LOUSADA RECEBE MAIOR FESTIVAL DE DRIFT DO PAÍS

O Eurocircuito da Costilha em Lousada será palco no final do mês da 11ª edição do Encontro...

Xadrez do Lousada Voleibol Clube com excelentes resultados no fim de semana

Esteban Dario Caro, xadrezista da secção de xadrez do Lousada Voleibol Clube venceu o VII Torneio...

Oficinoscópio assinala 10 anos de cinema de animação

No dia 10 de julho foi apresentado o livro Oficinoscópio, relativo aos 10 anos de Oficinas de...

AUTOR VISITA ALDAF E PROMOVE MOMENTO DE CULTURA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM LOUSADA

No passado dia 13 de junho a Associação Lousadense dos Deficientes, dos seus Amigos e Familiares...

Desvendando os Traços Antissociais

Os traços antissociais são confundidos por vários sintomas na linguagem coloquial, assim irei...

”Faz falta uma feira do livro”

GONÇALO SANTOS, ESCRITOR Chama-se Gonçalo Teles dos Santos, tem 44 anos, é natural de Sousela e...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - XVI | Elementos Decorativos II Os elementos decorativos, concebidos quase sempre em...

O discreto gigante da democracia lousadense

E DEPOIS D'ABRIL? [3] Lousada teve muitas pessoas de proa que embora sendo contra o regime...

Fim de Semana Cultural “Alma Magnetense” está de regresso

A Junta de Freguesia de Meinedo anuncia o regresso do Fim de Semana Cultural "Alma Magnetense",...

Siga-nos nas redes sociais