As Festas em honra de S. Tiago de Lustosa começam já no dia 26. Apesar de coincidirem os Festas Grandes do Concelho, gozam de grande popularidade, atraindo muitas pessoas.
O presidente da Junta da Freguesia, Armando Silva, relembra os seus tempos de criança e o que significavam as festas da freguesia: “Quando faltavam 8 dias para as festas, nós já estávamos a ver se as ruas tinham arcos. Eram dias diferentes”, lembra, acrescentando que as festas continuam a ter grande significado para si.
Armando Silva realça a qualidade do cartaz que tem caracterizado as festas ao longo dos anos. São “programas excelentes, que convidam as pessoas a vir”, afirma. “Três dias diferentes”, que trazem folia e alegria e ajudam a quebrar a monotonia do quotidiano. São, por isso, momentos aguardados com ansiedade.
Para o presidente da Junta, o cartaz das festas de S. Tiago “não fica atrás” das outras festas do concelho, incluindo o das festas em honra do Sr. dos Aflitos. “É verdade que este ano temos um programa muito bom, e vai acabar por trazer mais gente a esta festa”, diz. O mérito é essencialmente da Comissão de Festas, que “tem trabalhado todos os dias”, para poder apresentar um bom programa: “Sempre acreditei neles, é uma comissão de festas inexcedível e tem realizado um trabalho perfeito”. O autarca elogiou todas as iniciativas desta Comissão, com destaque para a festa que fizeram com a rádio Vizela.
Marchas de S. Tiago são a grande novidade
Depois de elogiar as marchas de S. Gonçalo, que este ano foram a surpresa das festas em honra desse santo, realizadas no mês passado, Armando Silva revela que também as festas de S. Tiago terão as suas marchas. Este pode ser o início de um projeto maior, agregador de toda a freguesia: “Quem sabe, um dia, juntamo-nos todos e fazemos uma marcha só, todos juntos, porque de facto isto está a dar ideias e traz muita gente a Lustosa”, considera, parabenizando as comissões de ambas as festas.
A Junta de Freguesia tem apoiado a Comissão de Festas: “Estamos aqui de portas abertas para todas as necessidades e ajudar no que precisarem”, afirma, acrescentando que o centro está a ser alvo de manutenção, para ficar “mais confortável e o mais bonito possível”. Armando Silva considera ainda positiva a escolha do local para os carrosséis, perto do palco, “no campo onde era tradicional as festas serem feitas e isso vai ser muito bom, pois nesse campo conseguem meter as diversões todas sem qualquer problema, com mais conforto”, realça.
Artistas que marcaram gerações
Armando Silva conhece bem a dinâmica das festas, já que foi presidente da comissão de festas duas vezes, há 24 e 14 anos. Fui também secretário há doze. Recorda que, na altura em que liderou a comissão de festas pela primeira vez, “fiz com que isto desse um salto pela positiva”. O autarca recorda que “ foi a primeira vez que veio um enorme palco” e o artista de relevo foi Nelo Monteiro, que “era um grande artista naquele tempo, e exigia um palco daquela natureza”. Nelo Silva e Cristiana também estiveram presentes. “Foram umas grandes festas. Foi muito lindo. Umas festas excelentes”, recorda.
Por Lustosa já passaram grandes nomes da música portuguesa e internacional, como os Tributo aos ABBA, o Demis Roussos, o Marco Paulo… Este último “ficou na história”, pois o público era tanto que caiu um muro. Felizmente, sem gravidade para a integridade física das pessoas. De Demis Roussos, guarda uma bonita lembrança, entregue pelo próprio: “um DVD com toda a história dele. Isso marcou-me”.
Vacas de fogo entre as tradições
As vacas de fogo eram uma tradição de longa data, mas Armando Silva diz que o risco é grande: “Era uma loucura, mas chegou um dia a haver um stress com uma pessoa desmaiada. Pode ser uma tradição e ser bonita, mas pode no final levar uma pessoa para o hospital”. Por esta razão, mostra-se em desacordo com a sua realização. “Mais bonito”, na sua opinião, era o mel: “Aí eu participei muitas vezes, era uma das tradições de que gostava, pois é bonito e divertido”. Outra tradição são os aceleras, com motos e carros, “mas, como a vaca, também é perigosa, pode correr mal e estragar a nossa festa”, avisa.
Armando Silva apela à população para que continue a colaborar com a Comissão de Festas e convida todos a visitarem a freguesia, pois “Lustosa é terra de bem receber”, garante.
Comentários