por | 23 Jul, 2019 | Freguesias, Sociedade

“Quisemos mostrar que é possível fazer umas grandes festas”, Diogo Carvalho

São já no último fim de semana de Julho que se realizam as Festas em Honra de S. Tiago em Lustosa

Diogo Carvalho, de 34 anos, empresário, natural de Lustosa, aceitou o convite por parte do anterior presidente Pedro Ribeiro para encabeçar a Comissão de Festas de São Tiago Maior. Um convite que representou para ele um desafio importante, mas que implicava muito trabalho e muita responsabilidade: “No início, não queria aceitar, mas cedi, devido à influência de dois elementos, com os quais eu já tinha trabalhado noutras atividades, entre elas as Festas de S. Gonçalo”. Diogo tem experiência neste tipo de atividades, já que integrou a comissão destas festas em 2012. Depois, afastou-se um pouco da freguesia. As festas deste ano foram a oportunidade de retomar a ligação à Terra, “pois gosto de Lustosa, e quero ajudar a minha freguesia”. Portanto, com o incentivo dos amigos, Diogo aceitou o desafio de organizar as festas, pela terceira vez, agora como presidente das Festas em honra de S. Tiago.

É apoiado por uma Comissão de Festas numerosa, que lhe permitiu formar três grupos de trabalho. Apesar de, com tanta gente, não ser fácil conseguir consensos, não foi difícil tomar decisões: “Resolvemos sempre tudo por maioria”, afirma.

O trabalho do bar foi uma das principais fontes de receita para realizar uma festa de dimensões já consideráveis. “Cada vez mais o desafio de realizar esta festa é mais difícil, mas temos uma freguesia muito grande e realizamos algumas atividades ao longo do ano que tornam possível a sua realização”, explica, enumerando algumas das atividades realizadas: os peditórios, o cantar dos Reis, uma arruada de bombos na véspera de Natal, a festa do S. João, a Feirinha de outono, os leilões e uma novidade, que foi a festa da Rádio Vizela: “Mas, sem dúvida nenhuma, onde conseguimos ter mais apoio para as festas foi no nosso bar, que reúne todas as condições para servir bem os lustosenses. Tenho de agradecer o apoio do senhor Padre, que possibilita a sua utilização. Com o bar, pudemos fazer no fim de semana muitas atividades: karaoke, atuação de mágicos, etc, ao longo do ano. A nível de gastronomia, tínhamos, ao fim de semana, as francesinhas, a bola de carne e a sardinha. Tudo no forno”, conta.

Cartaz ambicioso

Diogo Carvalho diz que este ano o cartaz é ambicioso, “já próximo dos três dígitos, mas a sua construção teve o apoio de todos os elementos”. Conta que as metas iniciais passavam por “mostrar que é possível fazer umas grandes festas”. O cartaz cumpre essa meta, “pois não fica atrás dos cartazes das grandes festas da região”. Orgulhoso das escolhas, acredita que é um cartaz abrangente, que vai agradar a todas as faixas etárias: “Temos apostas mais para a juventude, como os Calema e o DJ internacional Miguel Rendeiro, e para as restantes faixas etárias dois dos maiores intérpretes portugueses, o grande José Cid e Fernando Pereira. Pelo que nos dizem é um excelente cartaz”.

Marchas populares em honra de S. Tiago

Este ano, com o objetivo de envolver a comunidade, vão realizar-se as Marchas de S. Tiago. “Uma ideia nova, diferente, em relação ao que se fazia. Pelo que verifico, já existe muita ansiedade em relação às marchas. Vamos realizá-las no domingo à noite para não colidirem com as marcas das Festas Grandes em Lousada”. As marchas vão ter samba e vários grupos de bombos, mas o melhor, segundo Diogo, serão os carros alegóricos: “Vários grupos da freguesia nos vão surpreender”. Mais não pode dizer, terão de ser as pessoas a descobrir. “Acredito que vai ser um dos momentos grandes das festas”, afirma.

As Festas Grandes em Honra do Sr. dos Aflitos, que se realizam no mesmo fim de semana, tornam o desafio mais difícil para quem organiza as festas em Lustosa, mas o apoio da população e a valorização do trabalho dos festeiros têm permitido atrair muita gente à freguesia: “Independentemente de ser na mesma altura, vamos ter enchentes, pois temos um bom cartaz. Há espaço para as duas, são diferentes”, acredita.

Já muito próximo do grande fim de semana, Diogo sente que cumpriu o seu dever, apesar da muita ansiedade. Termina elogiando o grupo da comissão de festas, que foi “um só e isso é importante”. E apela à participação de todos, lustosenses e não lustosenses: “Acredito que muitas pessoas virão de fora da freguesia, não vão ficar defraudadas, pois vão ser uma grandes festas”.

Comissão de Festas de S. Tiago
Presidente: Diogo Carvalho
Secretário: Paulo Alves
Tesoureiro: Vitor Coelho
Restantes elementos
Adelino Pacheco; Armando Costa; Carlos Monteiro; Daniel Pereira; Diogo Silva; Emanuel Martins; Fernando Martins; Filipe Martins; Filipe Figueiró; Filipe Costa; Francisco Silva; Joaquim Ferreira; Joaquim Rock; João Rock; Joaquim Silva; Jorge Pimenta; José Borges; Mário Martins; Marcos Costa; Rui Ribeiro; Renato Alves; Ricardo Sousa; Diogo Sousa; Tiago Pereira; Porfírio dos Santos; Sérgio Melo; Pedro Carneiro; Dani

PROGRAMA

As Festas de São Tiago Maior começam no dia 25 de julho, com a missa em honra do padroeiro, pelas 20h. No dia seguinte, sexta-feira, 26 de julho, destaca-se a atuação, pelas 22h30, da banda “Calema” e o DJ Miguel Rendeiro finaliza a noite de sexta-feira.

O sábado, dia 27, terá como destaque a atuação do artista Fernando Pereira e, após uma grandiosa sessão de fogo de artifício, José Cid e a sua Banda abrilhantará Lustosa com os seus conhecidos temas.

É o domingo, no dia 28, que reserva o principal programa religioso. Após a entrada da banda Sociedade Filarmónica de Vizela, realizar-se-á, pelas 11h da manhã, a Missa Solene em honra de S. Tiago. Da parte de tarde, pelas 17h, logo após o terço, sairá a majestosa procissão.

A partir das 21h, acontece pela primeira vez na freguesia as Marchas Populares em honra de S. Tiago, com a participação de uma escola de samba e mais de uma dezena de grupos de bombos, além de outras surpresas. Após o fogo de artifício, pelas 23h30, Toy e a sua Banda encerrarão as festividades.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Quem são @s influencers lousadenses?

VENDEM PRODUTOS E SUGESTÕES A MILHARES DE PESSOAS Por “querer estar na moda” ou por insegurança e...

GINT: Uma história de crescimento, inovação e responsabilidade social

Desde a sua fundação em 1997, a Grecogeste-Trading de Produtos e Serviços S.A., do Grupo GINT, tem...

Programa Municipal de Caminhadas

No dia 15 de junho, sábado, realiza-se a Caminhada da Primavera, organizada pela Associação de...

Dia Municipal da Biodiversidade celebrado no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca

Dia 21 de junho celebra-se o Dia Municipal da Biodiversidade. Desde 2017 que esta data é celebrada...

Inscrições abertas para o Banco de Voluntariado

O Banco de Voluntariado encontra-se em funcionamento desde 2006 e pretende garantir e promover a...

Orçamento Participativo Jovem tem candidaturas abertas até sexta-feira

Estão abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo Jovem (OPJ), até dia 14, próxima...

Alunos de Lousada venceram concurso DXC Code Challenge

A equipa da EB da Boavista – Silvares, constituída por Letícia Teixeira Sousa e Luís Gonçalves...

Lousada CoWorking está em funcionamento

A funcionar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, o espaço Lousada Coworking regista já procura....

Talentos da Fruta já têm pratos vencedores

O Município de Lousada promoveu uma nova edição do concurso “Talentos da fruta”, na passada...

Município cria Prémio de Investigação Dr. Mário Fonseca

O Município criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico Lousadense, conhecido como...

Siga-nos nas redes sociais