“Queremos recuperar o espírito que tínhamos há três anos”, Luís Morais, presidente

A Associação de Solidariedade Social de Nevogilde foi fundada no dia 11 de outubro de 2007 e tem como atividade fundamental o futebol.

Luís Morais, de 27 anos, natural de Nevogilde, é o seu presidente há cerca de um ano, mas acumula já uma experiência de anos na direção, uma vez que exerceu, no passado, as funções de secretário. “Na altura, era presidente o Nuno Fernandes. Foi quando inscrevemos o clube de novo na Associação de Futebol do Porto, e também foi com ele que se assinou o protocolo para o sintético”, esclarece. Desse tempo, lembra as funções que exercia e os resultados desportivos: “Na altura não posso dizer que era um diretor desportivo, mas fazia um pouco esse papel. No primeiro ano, subimos de divisão e no segundo ano conseguimos, a meio do mandato, garantir a manutenção. Eu julgo que foi devido a essa projeção que conseguimos a instalação do sintético”.

O regresso à direção da Associação surgiu por convite de amigos. O lugar de presidente nasceu do consenso: “Escolheram-me para presidir a associação”, conta. Depois, com a permanência de elementos da direção anterior, organizaram a estrutura, em que “cada um tem o seu papel”.

Finalmente, deitaram mãos à obra para atingir os objetivos delineados.
Luís Morais explica como funciona a sua direção: “Nós somos quinze diretores. Esta direção tem mais do que um objetivo, divididos por diferentes setores: a nível sénior, temos um; a nível de captações e camadas jovens, temos outro objetivo e temos também objetivos enquanto direção”.

Subida de divisão é o grande objetivo

Quanto aos objetivos, “a nível sénior, demos continuidade ao Francisco Barros, treinador da época passada, que já conhece bem este clube. Ao nível da equipa, reforçamo-nos bastante. O que chama a atenção são os jogadores que vieram do Parada de Todeia, que desistiram de jogar no clube, por divergências com a direção desse clube. Para nós é muito bom, porque são jogadores com experiência de uma divisão superior, pois estavam na primeira divisão. Uma aposta fundamental para esta época tem sido com equipas de escalões superiores e tem corrido muito bem. Até agora tivemos quatro testes e quatro vitórias. Os dados estão lançados para termos uma época espetacular. Temos o objetivo de subir de divisão. Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para isso”.

Mais escalões nas camadas Jovens

A formação recebe uma atenção especial por parte da direção, mas, neste momento, a associação tem apenas o escalão juvenil. “O objetivo é todos os anos subir de escalão”, esclarece. Por isso, “já abrimos as captações e apareceram alguns miúdos, mas temos aqui outros clubes muito próximos que já fazem camadas jovens há mais anos, tornando difícil o nosso objetivo”. Apesar disso, Luís Morais acredita que, no próximo ano, será possível terem mais escalões. “É esse o nosso objetivo”, diz.
Por fim, a nível diretivo, os objetivos passam por “criar uma estrutura profissional, com maior organização, estando dessa forma mais bem preparados”, refere.

A valorização do papel dos sócios é outro objetivo, como esclarece o presidente: “A nível de sócios, vamos ter de fazer a refiliação. Temos condições para dar benefícios a quem é sócio. Temos uma bancada fechada com cobertura, e é importante valorizar o sócio, dando-lhe essas condições”.

Porta aberta a outras atividades ou modalidades

Atualmente, a vida da Associação passa pelo futebol, mas Luís Morais admite a possibilidade de, no futuro, “com maior estabilidade”, abrirem a porta a outras modalidades ou atividades.

A colaboração com as entidades públicas tem sido pacífica: “Não tenho nada a apontar à autarquia lousadense, tenho sido bem recebido e bem tratado. Em relação à junta, temos trabalhado dentro do possível. Como consigo abordar diretamente o senhor presidente da Câmara ou o senhor vereador, conversando com eles, não preciso de intermediários para isso. Por isso, não preciso da ajuda do senhor presidente da Junta”, explica.

Lousada tem este ano sete equipas a competir na mesma divisão e, por isso, Luís Morais refere que “vão ser viagens curtas, mas muito picadinhas”. Em casa, espera jogar com o estádio cheio, pois “não vão faltar motivos: temos boas instalações, uma boa equipa e espero que o campeonato nos corra bem. Sei que vamos ser acarinhados e bem recebidos por a população”, acredita, estabelecendo como objetivo recuperar “o espírito que tínhamos há três anos. Íamos a qualquer lado e levávamos sempre perto de duas centenas de adeptos”, recorda.

A maior dificuldade que a direção tem de enfrentar são as críticas mais destrutivas: “Vivemos numa freguesia com muita gente que pouco faz, mas muito critica. Antes das coisas acontecerem, já começam a dizer que está mal. Deixem as coisas acontecer”, pede, acrescentando que “as pessoas têm de ter noção daquilo que somos e do que temos. As coisas vão-se conseguindo passo a passo, com um passo de cada vez”, remata.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Patinador lousadense conquistou medalha de prata

O jovem Gabriel Ferreira, de Aveleda, está a construir uma promissora carreira na patinagem...

Noite Branca no Largo da Senhora Aparecida

Gravinda, York e Paulo Marcelo sobem ao palco no dia 8 de agosto, a partir das 22h00, para uma...

Cinema no parque de Meinedo

No próximo dia 1 de agosto, o Parque do Areinho, em Meinedo, recebe mais uma edição do Cinema ao...

Pilotos Lousadenses foram brilhantes vencedores, em Montalegre

Foi a quinta e antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross e Kartcross, com os...

AS AMORAS – Há uma altura do ano em que os caminhos dão sobremesa a quem passa. Há frutos que se...

​Inferno das Febras revela distribuição das bandas e coloca à venda bilhetes diários

A ​organização do Inferno das Febras divulgou a distribuição das bandas pelos dois dias do...

PSD exige maior transparência na contratação pública municipal

NOTA DE IMPRENSA DO PSD/Lousada O PSD Lousada questionou no passado dia 6, o Executivo Municipal...

Paulo Alberto reforça liderança do Nacional de Supercross em Lustosa

O Complexo Desportivo Voltas e Rodas, em Lustosa, concelho de Lousada, recebeu mais uma jornada do...

Concerto da Banda de Música de Lousada na abertura da Festa Grande de 2026

Crónica de J. C. Carvalheiras Acerca do concerto da Banda de Música de Lousada (BML), começo pelo...

Lustosa: Quando o Futuro Começa por Acreditar nas Pessoas

Há terras que carregam o tempo como um peso. E há terras que o transformam em esperança. Lustosa...

Siga-nos nas redes sociais