População já não dispensa a Festa do Rio

A União de Freguesias de Silvares, Pias, Nogueira e Alvarenga, pelo terceiro ano consecutivo, realizou a Festa do Rio, numa das mais belas zonas do Rio Sousa e onde se concentra o maior número de moinhos, dos quais três estão ainda a funcionar, a cargo da Família Ferreira.

A Festa do Rio é uma iniciativa da Junta que surge de uma forte preocupação ambiental e de valorização do grande potencial que é o Rio Sousa.

Aproximar as pessoas de novo ao Rio começa a ser uma realidade que, ano após ano, vai aumentando.

Como nos anos anteriores, a primeira parte da festa foi dedicada à limpeza das margens do rio e dos espaços envolventes, que em alguns locais estavam carregados de plásticos, pneus, restos de carros, cabos elétricos… Uma equipa de voluntários, membros do Executivo e trabalhadores da Junta, estiveram envolvidos nesta ação, que decorreu no dia 17 de manhã.
A noite foi da responsabilidade da associação “Os Pienses”, a quem a Junta deu a oportunidade de ali organizar um jantar, montar um bar e assim angariar fundos para as suas atividades. E foi uma noite longa em verdadeira confraternização, a que não faltou uma sessão de fogo de artifício e um mergulho nas águas do rio, já pela madrugada.

O dia seguinte amanheceu chuvoso, mas não desanimou as mais de 200 pessoas que se reuniram num almoço em estilo piquenique nas margens do rio.

E a tarde soalheira acabou por chamar outras tantas pessoas que foram chegando ao rio e também foi o mote para as brincadeiras no rio, que juntou crianças, jovens e menos jovens, onde não faltaram, a exemplo dos anos anteriores, as canoas e os barquinhos para os mais pequenos, alugados pela Junta e disponíveis gratuitamente para todos.

Paralelamente, a tarde ia-se esticando por entre cantares ao desafio, muita música a puxar um pezinho de dança e o porco no espeto, oferecido pela Junta.

Já bem tarde, o caldo verde, servido pelos Pienses, esgotou, mas a festa havia de continuar até às tantas, com cantigas e grupos improvisados.
A Junta dirige uma palavra de agradecimento à Família Ferreira, do Moinho do Meio, sempre disponível para ajudar, à Família Moreira, que foram incansáveis, e a “Os Pienses”, que estiveram ao mais alto nível no jantar e no serviço de bar.

A Junta tudo fará para que esta Festa seja uma realidade em crescimento e possa atrair cada vez mais pessoas ao rio, que infelizmente ainda não está nas melhores condições. Para o ano, espera poder alargar a área da festa e juntar um programa mais diversificado.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

𝐂𝐨𝐧𝐯𝐨𝐜𝐚𝐭ó𝐫𝐢𝐚 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐀𝐬𝐬𝐞𝐦𝐛𝐥𝐞𝐢𝐚 𝐑𝐞𝐜𝐫𝐞𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐞 𝐃𝐞𝐬𝐩𝐨𝐫𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐋𝐨𝐮𝐬𝐚𝐝𝐞𝐧𝐬𝐞 Nos termos dos...

Há frases que nos atravessam sem pedir licença. Não sabemos bem porquê, mas ficam connosco,...

Dia Mundial dos Cuidados Paliativos - 10 de outubro Aos olhos de uma criança, viver pode ser tão...

Quando começa o outono, imaginamos desde logo as folhas das árvores a mudar de cor. Os caminhos...

Concurso da Rota do Românico: “O Românico e a Fundação da Nacionalidade”

Num momento em que se preparam, a nível nacional, as comemorações dos 900 anos da Fundação de...

Nespereira: Recolha solidária de livros

A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica de Nespereira, em colaboração com...

Norte cria mais 37 mil empregos e reduz desemprego

O desemprego baixou para 5,7%, revela Norte Conjuntura Nova edição do boletim da CCDR NORTE, que...

Operação “Hermes”: Lousada na rota da megafraude transnacional de 150 milhões de euros

O concelho de Lousada foi um dos focos de uma das maiores investigações criminais de fraude fiscal...

Goldenergy abriu loja em Lousada

A Goldenergy inaugurou oficialmente a sua nova loja em Lousada, situada na esquina da Rua de Santo...

Uma casa em construção (?)

-- Bruno Santos, presidente da Federação Portuguesa de Hóquei * O Hóquei português tem História...

Siga-nos nas redes sociais