por | 27 Ago, 2019 | Saber(or) Saudável

O papel determinante da Alimentação/Nutrição no Desporto

O conhecimento científico na área da nutrição e no desporto, por vezes é esbatido pela profusão de informação de má qualidade, oriunda e a coberto de interesses comerciais, resolutos na compra de determinados produtos ou por forma a seguir certas estratégias alimentares, sem base científica e com evidentes riscos para a saúde. Acrescido a tal, está patente a imensidão de diferentes opções alimentares, as novidades são muitas e, quase sempre, acompanhadas de publicidade irresistível.

A alimentação saudável e o exercício físico são determinantes para o estado de saúde, capazes de retardar ou impedir o aparecimento de doenças que nos matam ou nos incapacitam. Porém, a prática desportiva comporta desgaste do organismo, oriundo de diversos fenómenos fisiológicos, como, o stress oxidativo, inflamação, perdas de fluídos, minerais e demais. Em reporte a tal e de modo a fazer face a estas instâncias, a nutrição/alimentação arroga um papel importante no desporto ao garantir um aporte de nutrientes essenciais para a preparação, recuperação, adaptação e otimização, por forma a potenciar os resultados e a performance/rendimento desportiva. Importa frisar que, a intensidade, o nível, a duração e frequência do exercício físico são fatores a ter em conta na alimentação, pois têm uma relação direta com as necessidades nutricionais de quem o pratica, deste modo, as escolhas alimentares deverão ser ajustadas caso a caso.

A alimentação adequada possibilita otimizar a composição corporal, diminuir os riscos de lesão e de fadiga, e melhorar a performance/rendimento desportivo. Prende-se assim, a importância de adequar a ingestão aos objetivos nutricionais em cada fase de treino. Antes do treino é necessário maximizar os níveis de glicogénio muscular, manter níveis ótimos de glicemia, retardar a depleção muscular, prevenir a fadiga e manter o estado de hidratação; durante o treino é imperativo repor as perdas hidroeletrolíticas, manter os níveis de glicemia e retardar a fadiga; após o treino é indispensável repor os níveis de glicogénio muscular, líquidos e eletrólitos, normalizar a glicemia e promover o anabolismo e reparação muscular. Outra premissa de particular interesse, revê-se na adequada hidratação, condição necessária para um ótimo desempenho desportivo.

Relativamente à suplementação, esta acarreta relevância e preocupação para o atleta, pela decisão entre consumir suplementos nutricionais ou não, no entanto, e apesar de serem muitos os suplementos disponíveis no mercado, importa salientar que, poucos têm base científica comprovada. O uso incorreto incorre consequências não só a nível do rendimento, mas também a nível da saúde do atleta.

Ressalvo que, as recomendações relativas à alimentação devem ser realizadas e ajustadas por profissionais qualificados, alinhadas com as preocupações individuais de cada atleta, em termos de saúde, da modalidade praticada, das necessidades nutricionais individuais, das preferências alimentares e dos objetivos de peso corporal e composição corporal. Tal não significa que, o plano alimentar tenha de ser aborrecido, inflexível, repetitivo ou sem sabor, é uma questão de bom senso, disciplina e rigor.

A sinergia da Nutrição e do Desporto por mais saúde, mais energia e mais músculos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Tanto talento e humildade numa pessoa só

JOÃO DA MOTA TEIXEIRA Este cristelense de 78 anos tem tanto de discreto e humilde como de talento...

Estradas esburacadas 

ACONTECE UM POUCO POR TODO O CONCELHO As chuvas intensas que caíram neste inverno contribuíram...

“O Julgamento do Natal”

Nos dias 22 e 23 de março, a Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada, para finalizar o Dia do...

COPAGRI CONTINUA COM LITÍGIO INTERNO

“Arrumar a casa” para investir no supermercado, mas anterior direção insiste com ação judicial Por...

Adriano Rafael Moreira é o novo Secretário de Estado do Trabalho

TERCEIRO LOUSADENSE NUM GOVERNO CONSTITUCIONAL A tomada de posse de Adriano Rafael Moreira,...

Editorial 118 | Um lousadense no Governo de Portugal

Não é todos os dias que temos um lousadense no Governo de Portugal, sendo, por isso, motivo de...

~ in memoriam ~

Armando José Gonçalves da Costa (1946 – 2024) Faleceu a 26 de Março o estimado dono do Mini...

Lousada recebe o Mega Sprinter

Lousada recebe, nos dias 19 e 20 de abril, o XVIII Mega Sprinter. A atividade envolve 25 comitivas...

Seminário da Unidas – Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa

Lousada recebe o III Seminário da Unidas — Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega...

Noites da Juventude apresentam We Are

O segundo evento no âmbito das Noites da Juventude realiza-se dia 12 de abril. A partir das 22h00,...

Siga-nos nas redes sociais