por | 27 Ago, 2019 | Saber(or) Saudável

O papel determinante da Alimentação/Nutrição no Desporto

O conhecimento científico na área da nutrição e no desporto, por vezes é esbatido pela profusão de informação de má qualidade, oriunda e a coberto de interesses comerciais, resolutos na compra de determinados produtos ou por forma a seguir certas estratégias alimentares, sem base científica e com evidentes riscos para a saúde. Acrescido a tal, está patente a imensidão de diferentes opções alimentares, as novidades são muitas e, quase sempre, acompanhadas de publicidade irresistível.

A alimentação saudável e o exercício físico são determinantes para o estado de saúde, capazes de retardar ou impedir o aparecimento de doenças que nos matam ou nos incapacitam. Porém, a prática desportiva comporta desgaste do organismo, oriundo de diversos fenómenos fisiológicos, como, o stress oxidativo, inflamação, perdas de fluídos, minerais e demais. Em reporte a tal e de modo a fazer face a estas instâncias, a nutrição/alimentação arroga um papel importante no desporto ao garantir um aporte de nutrientes essenciais para a preparação, recuperação, adaptação e otimização, por forma a potenciar os resultados e a performance/rendimento desportiva. Importa frisar que, a intensidade, o nível, a duração e frequência do exercício físico são fatores a ter em conta na alimentação, pois têm uma relação direta com as necessidades nutricionais de quem o pratica, deste modo, as escolhas alimentares deverão ser ajustadas caso a caso.

A alimentação adequada possibilita otimizar a composição corporal, diminuir os riscos de lesão e de fadiga, e melhorar a performance/rendimento desportivo. Prende-se assim, a importância de adequar a ingestão aos objetivos nutricionais em cada fase de treino. Antes do treino é necessário maximizar os níveis de glicogénio muscular, manter níveis ótimos de glicemia, retardar a depleção muscular, prevenir a fadiga e manter o estado de hidratação; durante o treino é imperativo repor as perdas hidroeletrolíticas, manter os níveis de glicemia e retardar a fadiga; após o treino é indispensável repor os níveis de glicogénio muscular, líquidos e eletrólitos, normalizar a glicemia e promover o anabolismo e reparação muscular. Outra premissa de particular interesse, revê-se na adequada hidratação, condição necessária para um ótimo desempenho desportivo.

Relativamente à suplementação, esta acarreta relevância e preocupação para o atleta, pela decisão entre consumir suplementos nutricionais ou não, no entanto, e apesar de serem muitos os suplementos disponíveis no mercado, importa salientar que, poucos têm base científica comprovada. O uso incorreto incorre consequências não só a nível do rendimento, mas também a nível da saúde do atleta.

Ressalvo que, as recomendações relativas à alimentação devem ser realizadas e ajustadas por profissionais qualificados, alinhadas com as preocupações individuais de cada atleta, em termos de saúde, da modalidade praticada, das necessidades nutricionais individuais, das preferências alimentares e dos objetivos de peso corporal e composição corporal. Tal não significa que, o plano alimentar tenha de ser aborrecido, inflexível, repetitivo ou sem sabor, é uma questão de bom senso, disciplina e rigor.

A sinergia da Nutrição e do Desporto por mais saúde, mais energia e mais músculos.

Comentários

Submeter Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos recentes

Identidade e Memória

Identidade é tudo aquilo que nos define, tudo aquilo que nos transporta ao início de tudo, fugaz...

Fim de pena: Preparar os reclusos para um futuro bem-sucedido

A reintegração de reclusos na sociedade é um desafio crucial. Programas de preparação para a vida...

Vamos cruzar os braços?

O descrédito, a impunidade e a falta de vergonha dos políticos que elegemos deixam-nos revoltados,...

APOIOS AO ASSOCIATIVISMO E TRANSPARÊNCIA

Constatamos uma reconhecida importância das entidades do sector não lucrativo (ESNL). Para além da...
Andreia Moreira

Todos a uma só voz!

Em Portugal são várias e em defesa de diferentes interesses as associações existentes: associações...

O Organista de Lídia Jorge: Uma fábula musical sobre a criação do universo.

O Organista de Lídia Jorge, livro publicado em 2014, é uma fábula sobre a criação do universo. Na...

A Casa Nobre No Concelho de Lousada

Tipologias - II Planta – 1ª parte. Desconhece-se se a casa nobre obedeceu a um plano previamente...

Autores foram às escolas oferecer livros do Plano Municipal de Leitura

No seguimento das VIII Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lousada, que decorreram nos dias 17 e 18...

Natal Associativo a partir de quinta-feira

A época de Lousada Vila Natal já começou, com iluminação das ruas e abertura da Pista de Gelo. O...

Inauguração da exposição “Unidos Venceremos!” com Pacheco Pereira

No âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada, no dia 24 de novembro, a...

Siga-nos nas redes sociais